Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS
Seca A importância da água !.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Ciclo hidrológico Profª Rita C
A Água Foi este líquido incolor, inodoro sem sabor, que permitiu o aparecimento da vida no nosso planeta. Sem a água nenhuma espécie animal ou vegetal.
Estado Físico da Água.
A água.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
ÁGUA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
ÁGUA.
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. Os vapores formaram.
O ciclo da Água
Escola Básica e Secundária de Luís de Camões
A Água Foi este líquido incolor, inodoro e sem
Desenvolvimento Sustentável
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
Recursos hídricos Ciências Naturais.
Dicas para economizar água.
A Água e a Biodiversidade
HISTORIA DE UMA GOTINHA
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Revisão de ciências Avaliação dia 04/09/2013.
Água.
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
A Água e a Biodiversidade
AULA: OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
A vida em risco Clube de Saúde Um trabalho de João Marques 5ºB João Duarte 5ºB Igor Lourenço 5ºB Escola E.B. 2, 3 de São Bernardo.
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
ÁGUA E O FUTURO Trabalho realizado por: Raquel Patrão 6ºC nº3
A Água e o Futuro.
Ciclos da Água Objetivo
Água e Esperança Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior
DESPERDICIO DE ÁGUA POTÁVEL
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Trabalho elaborado por :
A importância da água Powerpoint Templates.
Água.
Todos sabemos que sem água não existiria vida no nosso Planeta, pois todos os seres vivos dependem dela. Cerca de 70% do corpo humano e 70% do Planeta.
E.B.I. de Abrigada Educação Moral e Religiosa Católica A água
Água.
AVISO Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos. A posse do mesmo não confere a quem o tenha adquirido o direito de o projetar em locais.
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
alguns aspectos gerais
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
Conceitos Fundamentais
Água.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Distribuição da água na Natureza
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Gestão Sustentável dos Recursos
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
ÁGUA.
Poluição da água.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Água – fundamental para vida.
A quantidade de matéria de um objeto é a
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
Recursos hídricos Professora Vera Sanches
Poluição dos Recursos Hídricos
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Sustentável A Água

Os estados da água Sólido Líquido Gasoso    A água dos oceanos, dos mares, dos rios, das águas subterrâneas, da chuva, e do orvalho encontra-se no estado líquido.    A água da neve, do granizo e do gelo encontra-se no estado sólido.    A água sob a forma de vapor de água é invisível e encontra-se no estado gasoso, grande parte do vapor de água encontra-se na atmosfera. Sólido Líquido Gasoso

As mudanças de estado devem-se às alterações na quantidade de energia e pressão atmosférica. O processo de passagem da água do estado sólido para o estado líquido, chama-mos de fusão. O processo de passagem da água do estado líquido para o estado sólido, chama-mos de solidificação. O processo de passagem da água do estado líquido para o estado gasoso, chama-mos de evaporação. O processo de passagem da água do estado gasoso para o estado líquido, chama-mos de condensação.

Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso!!! Onde está a água? - 97,4% está nos oceanos e mares, e é salgada; - 1,98% está armazenada nos glaciares e em lugares quase inacessíveis; - 0,589% são águas subterrâneas; - 0,03% está nos rios e lagos e ainda... - 0,001% na atmosfera. Muito importante: Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso!!!

O ciclo da água Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.

Processos do tratamento da água DECANTAÇÃO Consiste na separação das impurezas, deixando repousar a água para que as partículas em suspensão se depositem no fundo do recipiente. FILTRAÇÃO Consiste na passagem da água através de filtros que retêm as partículas em suspensão. DESINFECÇÃO Consiste na adição de substâncias químicas, geralmente cloro, em quantidades determinadas. FERVURA A água deve ferver entre 10 a 15 minutos. FLOCULAÇÃO  Na floculação, a água é submetida à agitação mecânica para possibilitar que os flocos se agreguem com os sólidos em suspensão, permitindo assim uma decantação mais rápida.

Processos de tratamento da água

O que é água potável? A água pode ser consumida sem oferecer perigo à saúde do ser humano. Para ser potável, a água precisa obedecer aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Muitas vezes, a água aparentemente é potável, porque não apresenta nem cheiro, nem cor, nem sabor. Mesmo assim, a água pode estar contaminada. As análises de laboratório avaliam os padrões microbiológicos, físicos, químicos e radioactivos da água.

Classificação da água A água pura apresenta diversas propriedades bem características: Incolor (não tem cor) Inodora (não tem cheiro) Insípida (não tem sabor)

Utilização doméstica da água, num país desenvolvido

Pensar como se pode ser utilizada melhor no futuro A água é vital para a nossa sobrevivência. O corpo humano, constituído por cerca de 70% de água, perde por dia, aproximadamente 25litros, necessitando de repor em pequenas quantidades ao longo do dia essa perda, para evitar efeitos como a dificuldade de concentração, o cansaço ou outros mais graves. Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes.

Fiscalizar as canalizações. No exterior: Se vires uma mangueira ligada no pátio ou no jardim da escola não danifiques a mangueira. Fiscalizar as canalizações. No refeitório: Quando estás no refeitório deves beber a água toda que tens no copo, não a deixes lá. De preferência enche só meio copo. Na Educação Física: Quando estás a tomar duche, enquanto te ensaboas deves fechar a torneira para consumir o mínimo possível de água. Se fores à casa de banho lavar as mãos ou beber água fecha sempre a torneira.

Melhorar o aproveitamento da água Algumas ideias para melhorar a situação: Não ponha a máquina de lavar loiça a trabalhar sem a carga completa. Verifique o fecho correcto das torneiras após o uso, não as deixando a correr ou a pingar; uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água. No duche, seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe a água a correr. Não transforme a sanita em recipiente do lixo. Opte por lavar o automóvel com um balde e uma esponja ou numa estação de serviço.

Impactos e Problemas na água A água contaminada ou poluída é prejudicial à saúde?       Porque a água contaminada ou poluída pode conter organismos patogénicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ao homem, sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica. Água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos. Água contaminada – é a água que contém agentes patogénicos vivos, sejam bactérias, vermes ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada. Jogo