CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO - 1937.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música : Holding Your Hand
Advertisements

história da salvação A História da Salvação
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO.
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Capitães da Areia LITERATURA Autor: Jorge Amado Publicação: 1937
Jorge Amado Apresentação I
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Jorge Amado Itabuna / Salvador 2001.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Os significados dos simbolos de Natal
Music: Holding your hand
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
A Pintura.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Terapia do Elogio!.
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
Terapia do Elogio!.
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
MARIA E A EUCARISTIA NOSSO PORTO SEGURO.
Fazer Natal, ( fácil demais) Ter Natal, ( quem não o tem?) Ser Natal,
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
João e Mário ..
TERRAS DO SEM FIM JORGE AMADO (1943).
A Teologia da Comunicação
Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
A vida triunfante Lucas 16:
" Não havia lugar..." (Lucas 2,7).
Capitães da Areia Jorge Amado
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
Cinco Minutos.
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Entraram todos com seus bilhetes e maletas, correndo pelos corredores. De repente, sem querer, um dos vendedores tropeçou em uma mesa na qual havia uma.
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
DIRETORIAS DAS UNIDADES
Dom Bosco é o grande santo Mestre e Pai da Juventude
Prosa Modernista.
Trabalho de literatura
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Virgem das Três Mãos “Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação.
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
Assunção de Maria.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
“ Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor...”
Um Feliz Marcos 4,
O Bom Pastor.
EU SOU FÃ DE SÃO JOSÉ PAI ADOTIVO DE JESUS QUE EDUCOU O SALVADOR
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Servir e Dar a Vida parte 1
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Dom Bosco, o santo dos jovens, fundador da família Salesiana, recebia com freqüência revelações de Deus através de sonhos. Eram verdadeiros sonhos proféticos.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
CONCEPÇÃO SOBRENATURAL DE SAÚDE E DOENÇA Agatha Cosmo Emili Nakada Gabriela Dias Lívia Sato Stefanie Martins.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO - 1937

O AUTOR: JORGE AMADO Baiano, apaixonado pela Bahia. Formou-se em direito pela UFRJ e foi quando entrou em contato com o comunismo. Foi o escritor brasileiro mais traduzido, sendo superado somente por Paulo Coelho. Vários de seus romances foram televisionados, destacando o autor.

Considerações Uma das mais importantes obras, mas ainda não havia sido televisionada, nem ido para as telas do cinema. Se enquadra na fase de “romances proletários” do autor. Imprimindo nas obras uma visão crítica dos problemas sociais do capitalismo. Sexta obra do autor. Publicada em 1937, quando o autor tinha 25 anos e esperança. A maturidade, unida à esperança, apontam saídas para as personagens, seja pela fé, pela inteligência, pelas artes. O autor dormiu algumas noites no trapiche, para produzir o romance.

A obra retrata um grupo de meninos, conhecidos como Capitães da Areia, que por questão de sobrevivência, realizam furtos (às vezes, roubos). O início da obra é uma notícia sobre um furto, realizado pelos meninos, na casa de um homem rico, na cidade alta. Eles não desejam ser violentos, mas, quando atacados pelo jardineiro (também oprimido), reagem em defesa. Jovens que roubam a alta classe, de maneira engenhosa e genial, dividindo os frutos dos furtos com os outros companheiros. Tirar dos ricos e dar aos pobres. Uma obra, sem dúvidas, polêmica. Colocando em conflito diversos pontos de vista sobre os meninos de rua que vivem do crime. Imprensa acumulando materiais para acusação, igreja agindo com descaso (exceto José Pedro).

Duas visões sobre a obra Primeiro texto: impressões do autor, 40 anos depois da publicação. Segundo texto: notas do governo sobre a obra. >

O cenário:

O TRAPICHE “A narrativa se desenrola no Trapiche (hoje Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna); no Terreiro de Jesus (na época era lugar de destaque comercial de Salvador); onde os meninos circulavam na esperança de conseguirem dinheiro e comida devido ao trânsito de pessoas que trabalhavam lá e passavam por lá; no Corredor da Vitória área nobre de Salvador, local visado pelo pelo grupo porque lá habitavam as pessoas da alta sociedade baiana, como o comendador mencionado no início da narrativa...”

Religiões:

Sincretismo (amor fraternal, fusão de doutrinas). Padre José Pedro Mãe de Santo Don'Aninha (personagem “real”) Os capitães superando a intolerância religiosa, resgatando a imagem Ogum.

OMOLU “ Omolu mandou a doença para atacar os ricos. mas, estes com acesso a vacina, escapam porque o que pode saber um 'deus-dos-pobres' sobre a vacina... ”

Pedro Bala 15 anos, um corte no rosto, conhecedor de todos os cantos da cidade. Líder dos capitães porque era justo. Sua sina é lutar por justiça, assim como seu pai. Por que “bala”?

PROFESSOR Inteligente, com dom artístico, o único que sabia ler e quem planejava as ações dos capitães. Sensível, calmo. Autodidata Foi para o RJ tornar-se pintor.

GATO (E DALVA) Gato, o mais elegante dos capitães, com ambição de malandro. Tem um caso com Dalva, mulher da noite, com quem foge para tentar ganhar a vida em Ilhéus. “ porque malandro é o gato... ”

SEM PERNAS Pequeno, coxo, agressivo e individualista. Utilizava de sua deficiência para entrar nas casas das família que seriam roubadas. Odiava a polícia. Teve um final trágico.

JOÃO GRANDE E PIRULITO João Grande era grande, forte, negro e burro. De um bom coração, defensor dos pequenos do grupo. Sempre ao lado de Bala. Tinha afinidade com o candomblé. Pirulito: magro, alto, dos olhos fundos. Tinha vocação religiosa e seguira padre José Pedro.

Boa Vida Assim como Gato, tinha vocação para malandro. Sabia tocar violão e era compositor. Sua vida foi assim, após passar pelos capitães: malandro, que se arrastava pelos morros compondo sambas.

Volta Seca Afilhado de Lampião, quis tornar-se cangaceiro. Era alimentado pelo ódio da polícia e pelo sonho de ser cangaceiro.

DORA A única mulher do grupo, mãe e amiga. Namorada de Pedro Bala. Ninguém empregava filha de bexiguento, então juntou-se aos capitães e cativou a todos. Uma menina ou mulher de 13 anos? Dois pontos de vista sobre meninas de 13 anos.

CARYBÉ, CAYMMI, AMADO.