ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Advertisements

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
Plantas utilizadas no Sistema Nervoso Central
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA
ANSIEDADE.
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
Classificação dos Transtornos Mentais
Movimento é Equilíbrio
Drogas na adolescência
Ansiedade Neuza Tavares nº18 12 CT1.
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
E.E Camilo Bonfim Tema:Ecstasy. Disciplina:Ciências da Natureza
Sintomas do Stress: Sentiu estes sintomas recentemente
O QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE NÓ NA GARGANTA?
O que é Estresse? Senso Comum: nervoso, irritação, impaciência, agressividade... Algo ruim que faz mal para a saúde. Estresse: É a maneira como o organismo.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (3) - Módulo II
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
SÍNDROME DO PÂNICO Procedimentos defensivos evitam novas crises ao mesmo passo que produzem diferentes tipos de fobia.
ATAQUE NOTURNO À GELADEIRA
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
ANSIEDADE.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
TRANSTORNO DO PÂNICO – ENFOQUE NO USO DE BZD (benzodiazepínicos)
PERSONALIDADE.
Pr. Davi Oliveira Boa Sorte
Bulimia Sobre.
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Depressão e Estresse: identificando e aprendendo a conviver
Desmaios os síncopes.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
Distúrbios alimentares
Estresse: esse mal tem cura
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA PROFESSORA LUCIANA MONTEIRO
Transtornos de Adaptação
Transtornos de Ansiedade Bruno Palazzo Nazar IPUB/UFRJ 21 de julho 2007 Rio de Janeiro.
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos I
Classificação das doenças Mentais
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Transtornos de Ansiedade
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
A mãe de um adolescente de 17 anos, cliente do mesmo médico desde os três anos, pede que este faça um atestado com data do dia anterior, dispensando o.
Transtornos Fóbico-ansiosos
TRANSTORNOS DA ANSIEDADE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial – 3º ano Ano lectivo:
Saúde direito universal
Doenças Cardiovasculares
Psicóloga – Clínica Insight Fernanda Teixeira Carneiro.
“Em tese, todas as manifestações mórbidas se reduzem a desequilíbrio, desequilíbrio esse cuja causa repousa no mundo mental.” Emmanuel.
Professores estressados
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
ESQUIZOFRENIA.
ANSIEDADE UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO
SÍNDROMES ANSIOSAS.
SÍNDROMES de ansiedade
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis. A Ansiedade não é um comportamento opcional. A pessoa está sempre numa tensão constante e com "medo de algo" que ela não conhece nem sabe definir. Ela sente-se intranquila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal-estar que ela não consegue definir nem controlar.

Os sintomas da Ansiedade e do Stress são muito semelhantes Fadiga Insónia Falta de ar ou sensação de sufoco Picadas nas mãos e nos pés Confusão Dores no peito e palpitações Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos húmidas Boca seca Contracções ou tremores incontroláveis Tensão muscular, dores Necessidade urgente de defecar ou urinar Sensação de ter um "nó" na garganta Leve tontura ou vertigem Vómitos incontroláveis Dificuldades para relaxar Os sintomas da Ansiedade e do Stress são muito semelhantes

CONSEQUÊNCIAS Patologicamente origina: Nos adolescentes pode levar a: Transtorno da ansiedade generalizada Fobia social Transtorno do pânico Doença obsessiva compulsiva Stress pós-traumático Faltar às aulas Não completar os estudos Relações desemparelhadas Auto-estima reduzida Abuso de álcool e drogas ilícitas

O porquê do stress/ansiedade nos jovens Não bastava os alunos se ocuparem durante a semana com a escola, por vezes também o fazem durante o fim de semana. Muitos alunos estudam durante o dia todo, à tarde e à noite, e para os mais exagerados e empenhados, pela madrugada fora, se for necessário. São imensas as horas que os adolescentes passam sentados a assistir às aulas, a fazer apontamentos e cálculos, por vezes até há quem tenha explicadores fora do horário de aulas. O que faz com que os adolescentes estejam quase sempre ocupados com a escola.

O dia-a-dia de um estudante pode parecer monótono mas tem um objectivo: Ter os melhores resultados possíveis nas avaliações; Resistir à pressão feita pelos pais para que se obtenham melhores resultados; A entrada na universidade; Ultrapassar o medo de chumbar, em alguns casos. Sabias que: Pessoas ansiosas, ao se depararem com avaliações e exames importantes, podem desencadear problemas no organismo que vão desde a má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, que dependem da fragilidade de cada um.

Os alunos mais ansiosos são os que obtêm maior rendimento escolar. A ÉPOCA DE EXAMES A época de exames escolares é o maior pico de stress para os alunos: Aumenta a frequência de consultas de psiquiatria, com imensos alunos a pedir a prescrição de medicamentos para melhorar concentração. Substâncias como vitaminas e fósforo são as preferidas. Há ainda quem vá directamente à farmácia sem receita médica pedir este tipo de substâncias. Dependendo dos níveis de ansiedade, há ainda quem comece a pedir ajuda psicológica logo em Janeiro. Os alunos mais ansiosos são os que obtêm maior rendimento escolar.