Matemática TRIGONOMETRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Advertisements

Coordenadas geográficas
Nesta apresentação, vamos investigar...
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
Interacções e Forças.
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Orientação e localização na Terra
Grupo 3: Jéssica Suyama Lara Lopes Larissa Nagai Léslie Stocco
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE.
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Disciplina: Matemática
GEOMETRIA GEO METRIA GEOMETRIA
Hiparco e a distância Terra-Lua
Calor e TEMPERATURA.
Ângulos Curso e Colégio Ideologia Professora: Francielle.
Paquímetros: tipos e usos
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
O céu visto do chão O céu parece uma grande “cúpula”.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
INTRODUÇÃO AO RECONHECIMENTO DO CÉU
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Uma nova etapa para os portugueses
A Orientação e a Localização no Espaço Terrestre
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia Introdução aos conceitos da Cartografia 12/3/ Aula 5.
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
os ílhavos, a arte de xávega, o barco do mar e
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR
PROJETO MINI-PLANETÁRIO
Astronomia do Oriente Jeferson E. Oliveira.
Sistemas de coordenadas e tempo
A Moderna Cartografia – parte 1
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Sistema de Orientação geográfica
Instrumentos de navegação
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
INOVAÇÕES PORTUGUESAS
LUZ.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
CINEMÁTICA.
Acústica – Ondas Sonoras
CARTOGRAFIA Objectivo: obter MAPAS ou CARTAS
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
ONDAS.
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Comportamento e Natureza da Luz
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Física - Ondas Iniciar.
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
A visão topocêntrica das estações
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
ASTROLÁBIO DÉBORA PICCININ BOSSOLANI DOUGLAS MARTINS DA COSTA
A primeira forma de posicionamento:
Professor Fláudio LUZ.
Orientação e Localização
Geografia Revisão.
Transcrição da apresentação:

Matemática TRIGONOMETRIA

Qual a altura do pára-raios, sabendo que a altura da pessoa é de 1,68 metros?

Qual a distancia entre a rapariga e o mastro da bandeira, sabendo que a pessoa mede 1,68 metros?

Mede a altura da tabela de basquetebol, faz sob a forma de sistema.

Instrumentos de Medição

Astrolábio O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.

Ampulheta A ampulheta é, com o quadrante solar e a clepsidra, um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituída por duas ambulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma abula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Eram frequentemente utilizadas em navios

Balestilha A balestilha é um instrumento utilizado para determinar a latitude. Era usada para ajudar a determinar a latitude do navio através de observações da altura do Sol. Terá sido o primeiro instrumento desta época a utilizar o horizonte do mar, mesmo tendo aparecido depois do astrolábio e do quadrante.

Esfera Armilar A esfera armilar é um instrumento de navegação que consta de um modelo reduzido da esfera celeste desenvolvida ao longo dos tempos por inúmeros povos. Tem um esqueleto feito de círculos ligando os pólos e representando o equador. Normalmente a bola no meio das esferas, representando a Terra ou, actualmente, o Sol. Na época medieval era muito usado por navegadores do oriente.

Nónio O primeiro nónio foi um instrumento de navegação inventado pelo matemático português Pedro Nunes em 1514. O instrumento possibilitava as medições no astrolábio com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros. O nónio pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra.

Oitante Um oitante é um instrumento de medida da longitude a partir da medida da altura de um astro por meio de dois espelhos. Trata-se do primeiro instrumento da família dos instrumentos de dupla reflexão, muito mais simples e rigoroso que o astrolábio. O oitante, chamado assim pela sua forma de um sector circular de 45º (isto é, de um oitavo de círculo), permite medir ângulos até 90º

Quadrante O quadrante astronómico, foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à náutica. Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo recto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio-de-prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro.

Sonar O sonar é um aparato capaz de emitir ondas ultra-sons a objectos, para captar os seus ecos, permitindo assim, verificar a posição deles, medindo o tempo entre a emissão do som e a recepção do seu eco. O sonar é muito utilizado para orientar a navegação. Na água, consegue-se uma precisão muito maior do que no ar, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito maior, podendo chegar a até 1498m/s, enquanto que no ar a velocidade é inferior.

Variómetro O Variómetro é um sensor geralmente utilizado em planadores que se utiliza da pressão estática para informar mudanças na altitude. Também é utilizado na prática de voo livre como um instrumento necessário ao piloto, onde pode-se observar a taxa de subida ou descida. Alem de gravar os voos para futura análise ou impressão.

Kamal É um instrumento capaz de determinar a latitude de uma dada região. O kamal servia para marcar a altura a que era observada a Estrela Polar no porto do destino, através de um nó marcado num cordel que estava ligado a um quadrado ou rectângulo de madeira. Estendido este à distância de um braço do piloto, devia-se por um dos bordos do quadrado ou rectângulo observar o horizonte e pelo outro visar a estrela.

Nocturlábio É um instrumento usado para se ler a hora através do movimento das estrelas. O princípio de funcionamento de um Nocturlábio assenta na observação e leitura do movimento que as estrelas realizam em torno da estrela Polar.

Trabalho elaborado por: Ana Filipa nº1 Liliana Gomes nº11 Marina Cruz nº13 Silvana Silva nº18