Plágio e Referências bibliográficas Ana Roxo Rosário Duarte

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Transcrição da apresentação:

Plágio e Referências bibliográficas Ana Roxo Rosário Duarte Ética da informação Plágio e Referências bibliográficas Ana Roxo Rosário Duarte

Tenho 1 trabalho para fazer… Não encontro a informação que preciso! Copio o que está no site na íntegra! Recolho informação do 1ºsite que encontro! Não sei o que é para fazer! Não sei onde encontrar a informação! Não sei que informação seleccionar!

Dificuldades dos alunos Encontrar 1 equilíbrio entre a consulta de fontes bibliográficas e a criação de ideias próprias: Baseiam o trabalho na informação de outros autores de forma excessiva Parafraseiam ou sumarizam a linguagem e ou informação de outros autores de forma excessiva Não citam as fontes de forma correcta Dependem demasiado da ajuda de outras fontes Apresentam trabalhos de pesquisa iguais ou idênticos em disciplinas diferentes

Plagiar Apresentar como seu um trabalho que se copia ou imita de outra pessoa A apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa (texto, fotografia, obra audiovisual, obra pictórica, etc.) sem dizer quem é o autor original Formas de plágio Pedir a alguém que faça um trabalho Utilizar o trabalho de uma pessoa como se fosse seu Apresentar o mesmo trabalho em várias disciplinas Descarregar um trabalho da Web Há 1 conjunto de softwares que detectam plágio: Farejador de plágio, turnitin, etc.

Competências em informação Literato em informação 1. Reconhecer quando a informação é necessária 2. Saber onde localizar a informação 3. Saber avaliar a informação 4. Saber usar a informação de forma ética American Library Association

Usar informação de forma ética Não fazer copiar/colar=não plagiar Saber tirar apontamentos Saber resumir um texto Saber quando e como citar um autor Saber argumentar

Saber Referenciar É preciso … Não é preciso … Palavras exactas do autor Quando se fazem paráfrases ou sumários de textos de outros autores Um mapa, um gráfico retirados de determinada fonte A ideia de outra pessoa expressa por palavras nossas Conhecimento comum (factos ou datas cujo conteúdo pode ser encontrado em várias fontes) A análise ou crítica feita às ideias de outras pessoas

Citar demasiado A tentação de citar em quase todas as frases = não ter pensado o suficiente sobre o assunto. Convém dispensar mais atenção ao tema para que possam surgir e serem desenvolvidas ideias próprias É importante ter em conta que não se deve fazer 1 colecção de fontes, de ideias e de factos. As citações devem ser apenas a base para que se desenvolvam ideias ou o suporte a uma conclusão/teoria expressa Sempre que se usa informação de outro autor, deve ser feito 1 comentário tendo em conta que este deve ser maior do que a citação

Onde colocar a citação Não se deve colocar a citação no final do parágrafo porque deixa o leitor na dúvida (a citação diz respeito à última frase do parágrafo, ao parágrafo todo ou a uma parte deste?) É importante que quem está a escrever revele objectivamente onde começa e onde acaba a informação da fonte que está a utilizar. A melhor forma é utilizar expressões como Segundo Pedrosa (…) ou Pedrosa sustenta que (…)

Citar no corpo do texto Incluir o apelido do autor e o ano de publicação. Se for uma citação directa ou referência a uma passagem especifica do trabalho do autor deve-se acrescentar o número das páginas Se o nome do autor aparece no texto, deve ser seguido do ano de publicação entre parênteses Ex: Como refere Quivy e Campenhoudt (1992), uma boa pergunta de partida caracteriza-se por… Ex: É na discussão que o relatório ganha maior relevância (Carvalho, 2002) Ex: Nunes (2001 : 43-44)

Citar no corpo do texto Se forem vários autores: 2 autores: (Baganha e Góis, 2001) 3 autores: (Estanque, Ferreira e Costa, 2002) Mais do que 3 autores: (Mendes et al., 1998) Reproduções fiéis são colocadas entre aspas com o nº da página de onde foram retiradas: Ex: “A introdução deve levar o leitor a concluir que a investigação é válida e que a hipótese que apresenta deve ser explorada”. (Carvalho, 2002 : 137) Ou então: Como salienta Carvalho, “A introdução deve levar o leitor a concluir que a investigação é válida e que a hipótese que apresenta deve ser explorada”. (2002 : 137) Quando se cita um autor a partir do texto de outro autor Ex: Os novos movimentos no México dos anos 90”converteram-se em mecanismos de legitimação de novas classes dirigentes” (Carrizo apud Massé, 1998 : 46)

Expressões a utilizar Idem = o mesmo – usa-se quando nos referimos ao mesmo autor Ibidem = no mesmo lugar/na mesma obra Op. Cit=citação anterior Apud = junto de/em – usa-se quando a citação está no texto de outro autor Cf. = conferir/confrontar/conforme (remete para outra obra) Vide = vede/veja – usa-se no sentido de “a exemplo de” Sic = tal e qual – usa-se quando é citada uma parte de um texto que contém incorrecções Ex: “O presidente da república portuguesa, António Guterres [sic], foi re-eleito presidente da Internacional Socialista.” (Moreira, 2002 : 33)

Citações curtas e longas Citações até 3 linhas = integrar no texto, entre aspas Segundo Pedrosa (2008) “quem saboreia o prazer da leitura nunca está sozinho”. Mais do que 3 linhas = parágrafo à parte, recuado 1cm em relação às margens esquerda e direita do texto, devendo o espaçamento das linhas ser menor ou colocado em itálico Pedrosa (2008) afirma, a propósito do tema da leitura, que….

Citações com reticências Sempre que se omite parte do texto original devem ser colocadas reticências Ex: Segundo Quivy e Campenhoudt (2002 : 76) “A aprendizagem da técnica da entrevista exploratória deve (…) passar pela (…) experiência concreta”. (…) A melhor maneira de usar esta técnica é analisar as primeiras entrevistas com alguns colegas (…)”

Citações com interpolações Sempre que é preciso esclarecer o sentido da citação, essa explicação é colocada entre [ ]

Tradução das citações Num trabalho académico, é melhor manter a língua original porque a tradução pode pôr em causa o rigor da informação. Se for um trabalho destinado a um público diversificado, deve fazer-se a tradução colocando [tradução nossa] Em qualquer dos casos, a referência bibliográfica completa deve ser sempre colocada na Bibliografia, no final do trabalho.

Referências bibliográficas As referências bibliográficas colocadas no final do trabalho (Bibliografia) permitem ao leitor identificar de forma inequívoca as fontes a que o autor recorreu.

Referências bibliográficas Existem muitos estilos de referências bibliográficas, mas os dados são sempre os mesmos. As variações ocorrem ao nível do local onde os elementos da referência são colocados e o modo como são escritos( por extenso ou abreviados) Para que uma referência seja perceptível ao leitor ela deve conter determinados elementos básicos: no caso de livros: autor, título, local, editor e data, no caso de uma publicação periódica: autor, título do artigo, título da revista, volume, n.º (issue) ano e páginas… Determinados estilos já comportam campos para identificar o DOI (Digital Object Identifier) e o URL.

Gerir automaticamente Existem softwares de gestão bibliográfica disponíveis gratuitamente on-line a que é possível recorrer, destacamos: Zotero Mendeley EndNoteWeb (disponível mediante registo na plataforma de pesquisa Web of Knowledge, à qual todas as instituições de ensino superior têm acesso) CiteULike e outros …. Estes softwares guardam automaticamente as referências bibliográficas de material disponível on-line e todos têm a funcionalidade de introduzir referências manualmente, através de um formulário orientado.

Softwares de gestão bibliográfica Estes programas permitem inserir directamente no texto dos nossos trabalhos citações e referências bibliográficas criando automaticamente a Bibliografia. Todos eles têm possibilidade de integração com os processadores de texto Microsoft Word e OpenOffice, através de plug-ins (à excepção do CiteULike) Estes softwares disponibilizam inúmeras normas/estilos bibliográficos; O utilizador pode escolher o estilo que mais gosta mas deve mantê-lo ao longo de todo o trabalho.

Softwares de Gestão Bibliográfica EndNoteWeb Mendeley CiteULike Zotero Permitem recolher, gerir e citar fontes bibliográficas Acesso autorizado via Web of Knowlegde É um site colaborativo (acesso mediante registo), permitindo a partilha de informação on-line, define-se como “ … academic social network .” CiteULike é um site colaborativo, que permite armazenar, organizar e partilhar informação. O seu objectivo é promover e incentivar a partilha de informação científica entre investigadores. O Zotero é um software livre (em open source), disponibilizado pelo web browser Firefox, que permite recolher, gerir e citar fontes bibliográficas. Funciona em ambiente Windows e Mac. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office. Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux. Não é integrável com os processadores de texto Microsoft Word e Open Office Só guarda a referência do documento Permite o armazenamento de “PDF’s” e permite a pesquisa de informação dentro da própria plataforma. Permite a importação armazenamento da páginas HTML e PDF’s. Permite a pesquisa de informação dentro da própria plataforma. Permite o armazenamento da páginas HTML, de “PDF’s”, de imagens, de documentos word ou excel inclusivé. Permite importar e exportar bibliografia de apenas alguns softwares Permite importar e exportar bibliografia de outros softwares

NP 405 Existe uma norma bibliográfica portuguesa que é a NP405. Esta encontra-se disponível na Internet, em sites como o da Biblioteca da FCSH/UNL, da B-On (Biblioteca do Conhecimento On-line), do Inst. Politécnico de Leiria, ou nas páginas dos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho, entre outras. Esta deve ser a norma utilizada pelos alunos na elaboração dos seus trabalhos. Os docentes devem orientá-los para estes sites e pedir sempre a bibliografia segundo esta norma, para que haja uniformização de procedimentos. (Os bibliotecários ajudam!)

Identificação dos documentos No caso dos livros FERREIRA, D. – SOS Física e Química 11º/12ºanos. Lisboa : Sebenta, 2008. ISBN 978-972-799-181-5 No caso dos livros FERREIRA, D. – SOS Física e Química 11º/12ºanos. Lisboa : Sebenta, 2008. ISBN 978-972-799-181-5 Apelidos e nomes dos autores Título Local de publicação Ano Editor ISBN NP 405-1.1994, Informação e Documentação – Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ

Identificação dos documentos No caso de 1 artigo de revista FIGUEIREDO, M. O. – Factores de estabilidade estrutural associados ao arranjo dos catiões nas estruturas dos compostos iónicos. Revista Portuguesa de Química. Lisboa. ISSN 0035-0419. Vol. 23 (1981). p.250-256 No caso de 1 artigo de revista FIGUEIREDO, M. O. – Factores de estabilidade estrutural associados ao arranjo dos catiões nas estruturas dos compostos iónicos. Revista Portuguesa de Química. Lisboa. ISSN 0035-0419. Vol. 23 (1981). p.250-256 Apelidos e nomes dos autores Título do artigo Título da revista ISSN Volume Ano Páginas NP 405-1.1994, Informação e Documentação – Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ

Identificação dos documentos No caso de 1 CD-ROM: GIL, V. - Química 12ºano [Documento electrónico] : 12ºQ. Lisboa : Texto Editores, 2005. ISBN 972-47-2791-2  No caso de 1 CD-ROM: GIL, V. - Química 12ºano [Documento electrónico] : 12ºQ. Lisboa : Texto Editores, 2005. ISBN 972-47-2791-2  [Tipo de documento] Apelidos e nomes dos autores Título Complemento de título Local de publicação NP 405-1.1994, Informação e Documentação – Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ

Identificação dos documentos No caso de um site da Internet: INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO – Extensão das reacções químicas [Em linha]. Lisboa : Instituto Superior Técnico, 2005. [Consult. 19 Jan. 2010] Disponível em http://www.e- escola.pt/topico.asp?id=351 Dizer que está na Internet Data de consulta Endereço electrónico

Alguns cuidados … Os alunos devem ser orientados em relação à escolha das fontes de informação… Actualmente existe muita informação pertinente e cientificamente correcta disponível on-line, em sites de acesso livre, há que saber escolher …

Bibliografia Appolinário, Fabio.- Metodologia da Ciência : Filosofia e prática da pesquisa. Brasil etc.] : Thomson, 2006. ISBN 85-221-0409-3 Bell, Judith.- Como realizar um projecto de investigação. Lisboa : Gradiva, 2004. ISBN 972-662-524-6 Carvalho, J. Eduardo.- Metodologia do trabalho científico: saber- fazer a investigação para dissertações e teses. Lisboa : Escolar Editora. ISBN 972-592-147-X Quivy, Raymond; Campenhoudt, LucVan.- Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992. ISBN 972-662-275-1 Rudestam, K. E.; Newton, R. R.- Surviving your dissertation : a comprehensive guide to content and process, 2nd ed., London: Sage Publications, 2001. ISBN 0-7619-1962-7 University of Reading. Avoiding accidental plagiarism. Disponível em http://www.reading.ac.uk/internal/studyadvice/Studyresources/Rea ding/sta-plagiarism.aspx

Obrigado!