O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitoria de Laboratório Clínico Hepatites A e C
Advertisements

HEPATITES VIRAIS VÍRUS A.
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
HERPES.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Doenças relacionadas à água
O que é a doença renal crónica?
CUIDADO COM OS PRODUTOS EM LATA
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Doença de Chagas Tripanossomíase Americana.
Hepatite B.
Doença Diarréica.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Meningite.
Uma Perigosa Doença Preocupante!
Hepatite B Saúde Infantil.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
conceitos e informações farmacêuticas
GRIPE A.
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
DDS sobre Leptospirose
Educação para a saúde e sexualidade
Doenças de pele.
Quais são as funções do rim?
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Água e Saúde.
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
Apendicite.
HEPATITES.
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Gripe influenza tipo A (H1N1)
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE.
Mais conhecida como: doença do gato.
Cólera.
Doença de Chagas.
Transaminase Glutâmico Pirúvico - TGP
IMUNIZAÇÃO Juliane Berenguer de Souza Peixoto.
Higiene e Prevenção de Doenças
Infeções sexualmente transmissíveis
Francisco Franciane Levino Magno natália Rafael Pereira
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
MORMO.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta doença, que é o tipo mais comum de hepatite, faz com que o fígado fique inflamado durante algum tempo. Mas normalmente a hepatite A, não costuma evoluir para casos muito graves e os doentes recuperam sem grandes problemas, mas depende do agente que o provoca.

Virús da hepatite A

Como se transmite ? O contágio ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados, sexo, fezes, saliva e más condições de higiene. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. É também muito comum em viajantes que permanecem em regiões urbanas e em hotéis de luxo. O período de incubação varia entre os 15 e os 50 dias.

Como se manifesta? Um doente infectado pode não ter quaisquer sintomas. No entanto, os mais comuns são: náuseas, astenia, vómitos, febre, dor abdominal, fadiga, urina escura, icterícia (coloração amarela dos olhos e/ou da pele), urina escura, fezes claras.

A prevenção Os cuidados higiénicos são fundamentais; todavia, a vacina é a via mais simples e mais segura. Actualmente também existe: Uma vacina combinada anti-hepática A e B. A vacina tem um poder de protecção que varia de 94% a 100/%, combinação de vacinas que pode ser tomada por pessoas acima de dois anos e protege tanto A quanto a tipo B.

Existe efeitos indesejáveis associados a vacina : As vacinas contra a hepatite A em geral, são bem toleradas. Mas também podem ocorrer dor, vermelhidão, aumento de temperatura e irritação no local da aplicação da injecção, febre, dor abdominal, cefaleia, fadiga e reacções alérgicas também podem ocorrer. As reacções graves são raras, mas podem efectivamente ocorrer.

Há duas vacinas contra a hepatite A Uma deve ser aplicada em duas doses com intervalo de seis meses, a outra, em três doses administradas nesses seis meses. A vacina contra a hepatite A não faz parte do programa oficial de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde, mas deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida, porque a sua eficácia é menor, abaixo dessa faixa etária.

Diagnóstico É efectuado uma análise ao sangue, a fim de detectar os anticorpos específicos contra o vírus da hepatite A. O diagnóstico é por detecção indirecta de anticorpos específicos anti-HAV do tipo IgM e IgG.

O tratamento Não existe um tratamento específico. A maioria dos doentes é mantida em repouso durante uma a quatro semanas após o diagnóstico. Não é preciso tomar remédios. Na maioria dos casos a infecção desaparece sozinha. Por exemplo, pessoas que vivam no mesmo domicílio que o paciente infectado, ou que estejam em más condições de saúde podem receber imunoglobulina policlonal para protegê-los contra a infecção.

Recomendações do que não deve comer Não coma frutos do mar crus ou mal cozidos. Moluscos especialmente filtram grande volume de água e retêm os vírus se ela estiver contaminada Ostras que se comem cruas e mariscos são transmissores importantes do vírus da hepatite A. Evite o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência nem saiba como foram preparados . Não ingira bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença.

Para mais informações deve consultar o seu médico Siga os conselhos do seu médico, faça exames sempre que lhe forem pedidos, porque o exame mostrará como está o funcionamento do seu fígado. Se no exame de sangue forem examinados bilirrubina, então quando esta substância aparece no sangue, pode indicar que a pessoa está com hepatite.

Incidência da Hepatite A Incidência da Hepatite A. Vermelho escuro: muito alta incidência; Vermelho: alta; Amarelo: média; Cinzento: baixa