O Vidro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUÊNCIA EM METAIS.
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Propriedades da Matéria
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Aula 4 Indústria do Vidro.
Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS
Tratamentos Térmicos e Termoquímicos
TECNOLOGIA DE EMBALAGENS
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
A Reciclagem do Vidro Trabalho de ciências.
Elementos Básicos de Operações
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Ligações Metálicas.
Professora Aleide Cristina
Como se faz Cerâmica Artística? Viviane Cristina Albarici.
ROCHAS E MINERAIS.
AULA 05 Materiais Cerâmicos PROF: Elias Junior
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Vidros Profa. Graça Porto
Reciclagem do Vidro.
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Protege a Natureza! Recicla.
Lucas Mário Edilson Enelvo
Ciências da Natureza Enem 2012
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
VIDROS DE SEGURANÇA E VIDROS ACÚSTICOS
Os plásticos.
Propriedades da Matéria
Operações Unitárias VIDRO.
Estados de agregação da matéria
EM 1535 JÁ FUNCIONAVA UMA FÁBRICA DE VIDRO NO MÉXICO.
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
PINTURA.
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Polímeros Aula 15.
Cerâmicas Aula 16.
Resumo perspectiva histórica da CEM
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Indústria de vidro.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Reciclagem.
Tratamento térmico no latão
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Introdução a Química.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Rochas magmáticas.
ROCHAS MAGMÁTICAS.
Reciclar significa reaproveitar o que já existe e não devastar novamente o meio ambiente para o fabrico de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
Para ter acesso a esse material acesse:
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.
Transcrição da apresentação:

O Vidro

Vidro Quartzo Vidro Sílica (SiO2) Por arrefecimento rápido origina: Constituído essencialmente por: Sílica (SiO2) Por arrefecimento rápido origina: Por arrefecimento lento origina: Vidro Quartzo

Acabamento e decoração Operações de Fabrico 1 Preparação da mistura 4 Acabamento e decoração 2 Fusão 3 Fabrico das peças

Algumas características do vidro Materiais inorgânicos Transparentes ou translúcidos (à temperatura ambiente) Brilhantes Quebráveis Recicláveis Tornam-se baços com a fricção Muito densos Fundem a temperaturas muito elevadas

Operações de Fabrico

Matérias primas necessárias Sílica ( areia siliciosa) Substâncias químicas (Óxidos de cálcio, de sódio e de chumbo) Corantes ( Compostos de cobre, ferro crómio e manganês)

Principais propriedades Brilho Transparência Dureza

Para que sevem as substâncias químicas? Aumentar a dureza – óxido de potássio; Conferir resistência térmica – óxido de Boro; Melhorar a resistência mecânica – óxido de magnésio; Melhorar a resistência química – óxido de cálcio; Melhorar a resistência térmica – óxido de Magnésio; Aumentar a transparência – óxido de chumbo;

Tipos de vidros Vidro laminado - é composto por camadas alternadas de vidro e plásticos. Ex: Pára-brisas para automóveis Vidro de Segurança (á prova de bala) – é um vidro laminado, mas mais espesso (vidro tipo sanduiche). Ex: Portas brancos; blindagem de automóveis Vidro Temperado – Depois de aquecido, é submetido a um arrefecimento rápido, que lhe dá a resistência ao calor e ao choque. Ex: Polibans; Portas de segurança

Tipos de vidros Vidro comum - Vidro mais vulgar. Ex: Janelas das casas Vidro impresso – Contém desenhos na sua superfície. Ex: Utilizado em vitrais. Vidro colorido – Existem vidros de todas as cores. Ex: Fabrico de objectos e Vitrais.

Reciclagem do Vidro

1º 2º 3º Como preparar as embalagens para a reciclagem em casa? Retirar os componentes adicionais como rolhas, tampas, invólucros, etc. 2º Lavar as embalagens. 3º Atenção: Não se deve misturar as embalagens de vidro com: loiça, cerâmica, cristais, lâmpadas, etc.

Depois...

Potes de produtos alimentícios Recicláveis Não-recicláveis Garrafas de bebidas Frascos em geral Potes de produtos alimentícios Outros Espelhos, vidros de janela, lâmpadas, utensílios de mesa de vidro temperado Vidros de automóveis Tubos de televisão

Nas unidades de reciclagem 1º Selecção dos diferentes tipos de vidros 2º Trituração 3º Fundição em fornos Agora estão prontos para serem reutilizados no fabrico de novos vidros!

Porquê reciclar os vidros? Diminuição de resíduos sólidos; Diminuição dos custos de produção; Diminuição da emissão de gases; Diminuição da quantidade de subprodutos; 100% reciclável: 1 Kg de vidro quebrado = 1 Kg de vidro novo; Tecnologia simples e barata que contribui para a redução de energia; Podem ser reciclados infinitas vezes. 3 características vantajosas do vidro: Retornabilidade Reutilização Total reciclabilidade

FIM