REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Advertisements

Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
A vida antes do nascimento
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Sistema Reprodutor Masculino
Uma Produção do Professor Aldinho:
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema reprodutor masculino
A Reprodução.
Adolescência.
Agrupamento de escolas Gil Paes Projecto Saber+saúde 7ºB
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor Feminino
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
O Corpo Humano Milagre de Deus
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Ciências Naturais 9ºAno
Prof.: Alessandra Casimiro
A Reprodução.
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Uma Viagem maravilhosa!
Sistema Reprodutor Masculino
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Educação Sexual “Corpo em Transformação”
Gravidez, Gestação e Parto
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
Tema 2 – Crescimento e mudanças no corpo humano
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
“QUIZ” Ciências.
Transmissão da vida.
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
ASSER Profa Camila Papini
Biologia 12 Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade 1 Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano.
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
Sistema Reprodutor.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Reprodução humana e crescimento
Transmissão da vida
Ciências Naturais – 9.o ano
Desenvolvimento Embrionário E Gestação
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
dos órgãos reprodutores
Ciclos sexuais femininos
O que é a Reprodução? A reprodução é o processo de transmissão da vida de pais para filhos.
Transcrição da apresentação:

REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução Caracteres sexuais primários/ secundários. Sistemas reprodutores masculinos/ femininos. Como se forma e se desenvolve um novo ser. Como nasce um bebé Cuidados a ter durante a gravidez/ Saúde do bebé

O que é a Reprodução? A reprodução é o processo de transmissão da vida de pais para filhos.

Dimorfismo Sexual Os progenitores – o homem e mulher distinguem-se pelo seu aspecto exterior, isto é, apresentam dimorfismo sexual.

Caracteres Sexuais Primários Os bebés só se distinguem pelo sexo.

Caracteres sexuais secundários Transformações morfológicas a partir da puberdade ( aparecimento dos pêlos), fase inicial da adolescência ( fase de desenvolvimento humano). Adolescência começa com a puberdade e termina no estado adulto. - Ombros mais largos do que as ancas. Crescem pêlos principalmente no rosto. ( barba ), nas axilas e na zona púbica. A voz torna-se mais grossa. Os músculos fortalecem-se. Ancas mais largas que os ombros. Crescem pêlos principalmente nas axilas e zona púbica. A voz mantém-se suave. Os músculos não se fortalecem.

Adolescência Transformações Morfológicas É um período de grandes transformações morfológicas e psicológicas Transformações Morfológicas No Rapaz Na Rapariga Em resposta à estimulação das hormonas produzidas pela hipófise, os testículos segregam hormonas, sobretudo a testerona, responsável pela produção de espermato-zóides, (manifestando-se em ejaculações involuntárias nocturnas, quando dormem), e no aparecimento dos caracteres sexuais secundários que ocorrem entre os 11 e os 16 anos. As glândulas que controlam a puberdade são a hipófise e os ovários. As hormonas produzidas desencadeia modificações no corpo da rapariga, iniciando o ciclo menstrual que ocorre, geralmente entre os 10 e os 15 anos

Transformações Psicológicas É de notar que, à medida que o corpo se transforma, também o comportamentos dos adolescentes sofre transformações. Refugia-se: No Grupo Na Solidão Na imagem 1 - Facilmente constituem grupos, pois comunicar é importante. 2 - Desejo de autonomia, 3 - Atracção física pelo sexo oposto, 4 - Desejo sexual, 5 - Agressividade. 6 - Mas, por vezes, também se refugiam na solidão. 7- O culto da imagem passou a fazer parte do dia-a-dia.

Será que o adolescente está apto para ter filhos? O Adolescente está apto morfologicamente para ter filhos, mas psicologicamente inapto. O adolescente precisa de amadurecer e tornar-se adulto, para assumir plenamente a responsabilidade de ser pai/mãe. Por isso, a Educação Sexual é importante na Escola. Ao estudares o Sistema Reprodutor, vais conhecer os órgãos genitais masculinos e femininos, as células sexuais, a gestação de um novo ser, e os cuidados a ter com o bebé.

Como é constituído o sistema reprodutor masculino?

Órgão Sexuais Masculinos

Glândulas Anexas Vesícula Seminal Próstata São duas glândulas em forma de saco que segregam um líquido amarelado, alcalino que é armazenado no seu interior, sendo eliminado em cada ejaculação. O líquido seminal é um secreção nutritiva que fornece energia aos espermatozóide e representa 60% do esperma. É uma glândula com a forma e o tamanho de uma castanha localizada em torno da uretra, por baixo da bexiga, cujos canais excretores abrem na uretra. Produz uma secreção de aspecto leitoso – liquido prostático - necessário à sobrevivência dos espermatozóides

Sistema Reprodutor Feminino Como é constituído o sistema reprodutor feminino?

Células sexuais Células responsáveis pela transmissão da vida, contêm metade da informação genética, contida numa célula somática ( do corpo). Masculina Feminina Espermatozóide Óvulo

Sistema Reprodutor Masculino A viagem do espermatozóide desde formação até saída

O Esperma ou Sémen Ao líquido de aspecto viscoso constituído por espermatozóides e líquido nutritivo ( seminal e prostático), designa-se por esperma. Ejaculação é a libertação do esperma para o exterior do organismo.

Sistema reprodutor Feminino A viagem do óvulo

O que é a menstruação? Quando se dá a ovulação as paredes do útero preparam-se para receber o novo ser. A ovulação corresponde ao período fértil da mulher, se não houver fecundação, o óvulo dirige-se para o útero e morre em 24 horas. Dias depois o óvulo é expulso com o sangue e tecidos da mucosa uterina ( tecidos das paredes do útero) – a esta hemorragia que ocorre regularmente nas mulheres na idade fértil, designa-se por menstruação.

Fecundação do Óvulo Durante a cópula são ejaculados na vagina milhões de espermatozóides. É o começo de um percurso adverso pelas vias genitais da mulher. A maioria morre, só alguns se aproximam do óvulo, e só um o fecunda. Durante a fecundação, na trompa de falópio, une-se a cabeça do espermatozóide com o óvulo. Seguidamente unem os seus núcleos, formando o ovo ou zigoto.

Viagem do ovo até ao útero Na sua deslocação na trompa na direcção ao útero, o ovo divide-se em duas células, depois em quatro, e assim sucessivamente até ter um aspecto de amora – Mórula. Ao fim de oito dias, a nova estrutura fixa-se na parede do útero – Nidação.

Formação do ovo Após a fecundação, o núcleo do espermatozóide une-se ao do óvulo, originando o ovo ou zigoto.

Início da Gestação No início da gestação, formam-se o saco amniótico, a placenta e o cordão umbilical.

Período embrionário Durante os dois primeiros meses de desenvolvimento ocorre desenvol- vimento embrionário, no fim do qual o embrião já tem aspecto humano

Período fetal A partir do 3º mês o embrião passa-se a chamar feto, sendo esta fase de desenvolvimento designada – período fetal.

Ocorre a saída da placenta 20 a 30 minutos depois Nascimento Quando o período de gestação de 9 meses terminou o feto está pronto para nascer. A mãe começa a sentir as contracções do útero Dilatação do colo do útero e a ruptura da bolsa das águas A expulsão do feto, atravessa O colo do útero e a vagina e sai para o exterior Ocorre a saída da placenta 20 a 30 minutos depois

Cuidados a ter com os bebés Beber o leite materno Alimentação equilibrada Vigilância médica regular Afecto e comunicação Higiene cuidada