Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

O computador entra na sala de aula /ICT in the classroom
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
WebQuest.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Escola Superior de Educação
Sistema Web para Departamentos
1º Encontro de Monografia
Em conformidade com as Orientações Oficiais
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
“Guião para Elaboração de Projectos”
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Animais Introdução Tarefa Recursos Processo Avaliação Conclusão.
As Plantas.
Qual é coisa, qual é ela?.
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
WEBQUEST Conceito de utilização da Internet, definido em 1995 por Bernie (Bernard) Dogdge. Consiste numa proposta metodológica de trabalho, utilizando.
Web: criação de páginas
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Aplicando novas ferramentas
WebQuests.
desafio de pesquisar na rede
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Transferência de aprendizagem
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
AS PLANTAS.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Webfólio União Educacional Minas Gerais
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Webquest.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
A autoria - II.
WEBQUEST.
CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? Fabiana Costa Peres
CURSOS EFA – NS.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
WEBQUEST A lousa virtual.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2009.
Planear um Website Principais etapas.
Esta tarefa vai ser realizada em 3 aulas Fontes: Educação e Matemática nº 73 Maio/Junho de 2003.
ÁREA PROJECTO.
Meios de Transporte.
WebQuests aventuras na WEB
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
À descoberta do ambiente natural
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Curso de Pedagogia Bacharelado em Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Profª: Gilca Vilarinho Aluna: Valéria R. C. Tavares Agosto/2004.
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Transcrição da apresentação:

Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet. Navegar sem rumo certo, pode ser numa primeira fase, útil e agradável, mas acaba por se tornar cansativo e pouco compensador. Impõe-se portanto, racionalizar a utilização de recursos. É a esta racionalização e estruturação de pesquisa que uma WebQuest pretende corresponder. Em 1995, o Professor Bernard Dogdge, da San Diego State University

O que deve conter uma Webquest? Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Uma introdução em que se defina claramente o que se pretende. Uma tarefa, que seja, ao mesmo tempo, exequível e interessante. Uma descrição do processo pelo qual os alunos devem passar para realizar a tarefa. Esta descrição deve explicitar os procedimentos e/ou passos a dar. Orientações sobre como organizar a informação recolhida. Estas podem adquirir o formato de questões que encaminhem os alunos, ou de indicações quanto a determinadas tarefas a realizar ou instrumentos a utilizar. Um conjunto de fontes de informação (Recursos) necessárias à consecução da tarefa. O autor sugere que a maior parte destas fontes deve estar incluída, na forma de hiperligações, no próprio corpo do WebQuest. Estas hiperligações podem remeter para: documentos colocados na World Wide Web; livros ou outras fontes a que os alunos possam ter acesso fácil. Impede-se, desta forma, que o aluno vagueie pela Internet, que lhe dificultaria a realização da tarefa num espaço de tempo razoável. A avaliação da actividade Uma conclusão

Outros factores devem ser levados em conta, nomeadamente a motivação a dar aos alunos. Realização em grupo da WebQuest Definição, no corpo da WebQuest, de papéis que os alunos devem desempenhar e que os ajude a tomar um determinado ponto de vista ou a focar a atenção sobre pontos específicos de um tema.

Finalmente, os temas a tratar podem dizer respeito a: Uma disciplina Interdisciplinares. Do ponto de vista da concepção e desenvolvimento de WebQuests, é mais simples começar com WebQuests restritos a uma só disciplina e, mais tarde, com experiência acumulada, passar à elaboração de WebQuests que cruzem conhecimentos de várias áreas disciplinares.

Páginas de interesse sobre Webquests: