Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central

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Transcrição da apresentação:

Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central Sessão de trabalho Metas de aprendizagem – Programa Educação 2015 EB2,3 Conde Vilalva, 23 de Março de 2011

Estratégia de trabalho Articular estratégias de trabalho no âmbito da zona de intervenção da EAE-AC; Utilizar as Metas de Aprendizagem como recurso estratégico para a melhoria dos resultados escolares. Apresentação do panorama global – AC Análise de duas situações tipo; Destaque a lapsos

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Provas de Aferição Língua Portuguesa Matemática Exames Nacionais 4º e 6º ano 9º e 12º ano Forma de cálculo do indicador: Diferença entre as percentagens de alunos com classificações positivas nas provas de aferição e exames nacionais, num ano lectivo e as percentagens do ano lectivo consecutivo

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Provas de aferição 4º ano – ponto de partida 2009/2010 – L.P. e Mat. - 100% das UO apresentam percentagens de alunos com classificações positivas inferiores à meta 2015.

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Provas de aferição 4º ano – 2015

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Provas de aferição 6º ano – ponto de partida

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Provas de aferição 6º ano – 2015

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Exames nacionais 9º ano – ponto de partida

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Exames nacionais 9º ano – 2015

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Exames nacionais 12º ano – ponto de partida

Indicador 1 – Resultados em Provas Nacionais Exames nacionais 12º ano – 2015

Indicador 2 – Taxas de repetência Forma de cálculo do indicador: Relação entre o número de alunos que não transita para o ano de escolaridade subsequente relativamente ao total de alunos(1) matriculados e avaliados, num determinado ano de escolaridade, expressa em percentagem. (1) regular, CEF, Profissionais, Tecnológicos, PCA, etc.

Indicador 2 – Taxas de repetência 1º CEB – ponto de partida

Indicador 2 – Taxas de repetência 1º CEB – 2015

Indicador 2 – Taxas de repetência 2º CEB – ponto de partida

Indicador 2 – Taxas de repetência 2º CEB – 2015

Indicador 2 – Taxas de repetência 3º CEB – ponto de partida

Indicador 2 – Taxas de repetência 3º CEB – 2015

Indicador 2 – Taxas de repetência Secundário – ponto de partida

Indicador 2 – Taxas de repetência Secundário – 2015

Casos Analisar o esforço e organização de recursos visando as metas de aprendizagem do Programa Educação 2015

Caso 1

Caso 2

Situações de dúvida Indicador 1 Numa determinada prova de aferição ou exame nacional a meta para 2015 é inferior ao ponto de partida; O crescimento é pouco expressivo, não contribuindo significativamente para a meta nacional; Numa determinada prova de aferição ou exame nacional a meta para 2015 é inferior a 50%;

Situações de dúvida Indicador 2 Ausência de cruzamento entre a meta definida no programa Mais sucesso, e a taxa de repetência no mesmo ano; Num determinado ciclo ou nível de ensino a meta para 2015 é inferior ao ponto de partida;