M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação – acesso ambiente virtual
Advertisements

Rational Unified Process
Análise de Casos de Uso.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Introdução à Informática
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Interação Cliente Servidor
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Algoritmo de Escalonamento para Aplicações em uma Grade Computacional Extensível aos Receptores Digitais de Televisão Bruno Guazzelli Batista Orientadora:
Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Tipo de Trabalho: Estágio Supervisionado Após a criação do pacote com a versão 3.1 do jBPM, surgiu.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Análise e Projeto de Sistemas
GERENCIAMENTO DE REDES
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
Como Desenvolver Sistemas de Informação
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos Modelagem
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Monitoramento de logs e registros de sistemas
JAVA: Conceitos Iniciais
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Empreendedorismo – Unidade 1
Políticas de Backup FATEC – Americana
Cap 2 – Processo de Software
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
CURRICULO +.
Fórum de Secretários Executivos
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Nova solução CRM da Riosoft
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Projeto de Banco de Dados
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Técnicas e Projeto de Sistemas
2005 Cin - Centro de Informática - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE Iniciação Científica Visual # Tool Bolsista: Rodrigo Cavalcante Mendes Orientadores:
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
UML - Unified Modeling Language
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Processos do Design 27/09.
Shark: um engine de workflow estensível baseado na especificação WfMC.
Objetivos deste módulo
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
APLICATIVO: CONNECT.U Esdras Silva, Karen Melo, Lorena Monteiro, Paula Nandalú, Vinicius Arashiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Centro de Pesquisa e.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa de Souza Campelo

M G C T I G S C 2 / 25 Roteiro –Introdução –O problema –Objetivo –Metodologia –Definições –Projeto –Resultados –Conclusões –Trabalhos Futuros

M G C T I G S C 3 / 25 Introdução – –Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop que se insere no âmbito do projeto EngageGrid. – –Engagegrid é um projeto Vigência de abril de 2008 a março de 2010 Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Está sendo realizado no MGCTI da Universidade Católica de Brasília (UCB)

M G C T I G S C 4 / 25 Introdução O projeto EngageGrid busca conceber e prototipar uma Rede de Compromisso. O projeto EngageGrid busca conceber e prototipar uma Rede de Compromisso. Para implantação da rede de compromisso, foi adotada a plataforma AGORA. O Propor um framework genérico para análise da colaboração na realização de um compromisso utilizando o serviço de compartilhamento de desktop da plataforma AGORA. Este projeto analisa as informações contidas na dissertação, entendendo e aprimorando as idéias retratadas e implementando parte dos serviços de base de Configuração e Realização identificadas, na plataforma AGORA.

M G C T I G S C 5 / 25 Definições - GSD Ambiente GSD usa o serviço orientado à infra-estrutura GRID oferecendo um ambiente seguro podendo importar novos serviços e introduzir novos usuários dinamicamente, de acordo com as necessidades do ambiente de colaboração. Um ambiente colaborativo apoiado pelo GSD fornece: Ajuda aos participantes formalizarem, capturarem, e distribuírem o conhecimento foi observada a evolução dos participantes, transformando uma fase de aprendizagem por colaboração para uma fase mais produtiva.

M G C T I G S C 6 / 25 É uma plataforma experimental que visa à implantação de ambientes compartilhados através da integração dos serviços de valor acrescentado. Visa facilitar o acesso a recursos de um ambiente compartilhado. Definições - AGORA Tecnologias RFB Remote Frame Buffer Virtual Network Computer (VNC Desktop Comunnication Protocol KDE

M G C T I G S C 7 / 25 É uma ferramenta que têm por finalidade automatizar processos Em 1993, foi fundada a Workflow Management Coalition (WFMC), uma organização de pesquisas envolvidas em workflow que contribui para normas relacionados a processos, WfMC criou a XPDL, principal processo de definição de linguagem utilizada hoje em mais de 80 soluções conhecidas para armazenar e trocar modelos de processo. Together Workflow Editor (TWE), é um editor de controle de fluxo de trabalho gráfico para criar, editar, gerenciar e analisar arquivos WfMC XPDL de definição de processos. Definições - Workflow

M G C T I G S C 8 / 25 O problema Atualmente a plataforma AGORA faz o compartilhamento de desktops, porém não permite que haja a criação e o gerenciamento de um compromisso.

M G C T I G S C 9 / 25 Objetivo – –Entender a plataforma AGORA e adaptar a plataforma AGORA para o projeto EngageGrid; – –Analisar a estrutura do projeto Framework para Análise da Colaboração na Realização de um Compromisso por um Grupo em Desktop Compartilhado (SANTANA, 2009), no que se refere a geração e utilização dos espaços de trabalho de um compromisso; – –Implementar parte do serviço de Configuração de um compromisso; – –Implementar parte do serviço de realização de um compromisso, possibilitando aos participantes contribuírem de forma conversacional no compromisso. (SANTANA, 2009)

M G C T I G S C 10 / 25 Projeto Compromisso Compromisso O Compromisso do ciclo de vida na rede é um ambiente computacional que apóia a integração de trabalhadores dentro de uma organização de acordo com determinados critérios. Rede de Compromisso Rede de Compromisso Consiste em um conjunto de indivíduos interligados, que estão comprometidos a um objetivo ou causa em comum, eliminando a distância física capaz de impossibilitar o compartilhamento das informações.

M G C T I G S C 11 / 25 Projeto A Rede de Compromisso resulta no ciclo de vida de cada compromisso Fase de Configuração Fase de Realização Fase de Negociação Síntese Análise

M G C T I G S C 12 / 25 Projeto Fase de Configuração Fase de Configuração – –Inicio do Plano de Elaboração com suas respectivas atividades. – –Estrutura do compromisso é composta de espaços de trabalho. Objetivo do Compromisso Objetivo do Compromisso Possibilitar ao participante do compromisso a visualização de contribuições de tarefas de forma transparente Usuários do Compromisso Usuários do Compromisso Proponente: Usuário que propõe o compromisso. Participantes: Usuários que colaboram no desenvolvimento da tarefa e que necessitam visualizar o trabalho de seus companheiros de grupo.

M G C T I G S C 13 / 25 Projeto Espaço de Trabalho é o espaço principal do compromisso, é o local onde todos os espaços restantes serão criados. O Espaço de Coordenação armazena o arquivo XPDL padrão. Arquivo XPDL: usado para definição do compromisso e criação/atualização dos espaços de trabalho. Fase de Configuração - Criação do Compromisso Espaços de Trabalho

M G C T I G S C 14 / 25 Projeto Através do Editor TWE na opção gerar/atualizar uma rede de compromisso. Fase de Configuração – Geração/Atualização do Compromisso Espaços de Trabalho

M G C T I G S C 15 / 25 Projeto – Fase de Realização Objetivo é desenvolver as tarefas de forma colaborativa, possibilitando diversas contribuições dos participantes para que a tarefa seja realizada com sucesso. Contribuição Contribuição As contribuições estarão localizadas no subespaço de Elaboração referente à tarefa desejada. Contribuição será do tipo CONVERSACIONAL composta de proposta, contraproposta, acordos ou e o tipo ação, que geraram indicadores de desempenho e andamento do grupo. Adicionar Contribuição Enviar Mensagens Decidir contribuições do artefato Solicitar salvar versão Solicitar visualização quantitativa

M G C T I G S C 16 / 25 estrutura dos espaços de contribuição

M G C T I G S C 17 / 25 Enviar Mensagem Troca de mensagens entre os participantes do compromisso. Decidir Contribuições do ArtefatoDecidir Contribuições do Artefato Possibilita que o participante possa analisar as propostas, contraproposta que obtiveram mais acordos, para que o participante possa decidir qual contribuição fará parte do artefato final. Solicitar salvar versão Solicitar salvar versão Permite que o participante possa enviar as propostas e contraproposta que achar interessante para o subespaço de versões, para que fique guardado. Solicitar visualização quantitativa Solicitar visualização quantitativa Exibir informações do subespaço de Anúncios

M G C T I G S C 18 / 25 Conclusões O Projeto EngageGrid é a concretização de uma idéia que foi amadurecendo desde o ano 2005 por diversos pesquisadores, com o intuito de facilitar a integração dos participantes de um compromisso.O Projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop compartilhado inicia o processo de implementação dessa idéia e fica perceptível o desafio que ainda virá pela frente. O Projeto EngageGrid é a concretização de uma idéia que foi amadurecendo desde o ano 2005 por diversos pesquisadores, com o intuito de facilitar a integração dos participantes de um compromisso.O Projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop compartilhado inicia o processo de implementação dessa idéia e fica perceptível o desafio que ainda virá pela frente. É possível concluir que um compromisso, antes sem definições claras no mundo virtual, é passível de definição através das tecnologias disponíveis nos dias de hoje.É possível concluir que um compromisso, antes sem definições claras no mundo virtual, é passível de definição através das tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Convivendo com adaptações e com as mudanças de cenários a cada dia, este projeto passou por grandes obstáculos que no fim ajudaram a entender e aprimorar o desenvolvimento do projeto EngageGrid.Convivendo com adaptações e com as mudanças de cenários a cada dia, este projeto passou por grandes obstáculos que no fim ajudaram a entender e aprimorar o desenvolvimento do projeto EngageGrid.

M G C T I G S C 19 / 25 Trabalhos Futuros