Trabalho de Conclusão de Curso
Alunos: Andrezza Neves Barbosa Pablo Walace de Andrade Leonardo Rivillini Ferreira Prof. orientador: Horácio da Cunha e Sousa Ribeiro Prof. co-orientador: Ronaldo Ribeiro Goldschmidt
Sumário Motivação Justificativa Objetivos Funcionalidades Tecnologias utilizadas Diagrama de classes Diagrama de contexto Próximas atividades Referências bibliográficas
Motivação Necessidade crescente de implantação de sistemas informatizados em setores comerciais. Necessidade no uso de recursos naturais e de custos para armazenamento de arquivos. Muitos sistemas atuais não fornecem o apoio satisfatório à gestão de academias.
Justificativa Um sistema de gerenciamento de informação pode proporcionar de maneira geral maior segurança, agilidade, economia, conforto e, como consequência, aumento em qualidade de vida e melhoria no atendimento aos clientes.
Objetivos Criar um sistema de apoio ao gerenciamento de serviços prestados em academias. Oferecer controle informatizado de fluxo de clientes. Fornecer monitoramento de atividades, e de contrato dos clientes. Fornecer um controle atualizado de recursos e salas.
Funcionalidades Número de ordem Nome da função Necessidades Benefícios 1 Controle de cadastro de clientes Controlar as atividades e serviços no(s) qual(is) o cliente participa. Com o controle de contrato a academia terá o controle de quais atividades que o cliente pode fazer. 2 Controle de cadastro de funcionários Controle de tarefas em que o funcionário pode participar. Controle facilitado de tarefas entre os funcionários. 3 Controle de atividades Controlar atividades nas quais um funcionário do cargo professor é responsável. Melhora o controle do funcionário em relação às atividades prestadas.
4 Controle de recursos Controlar a reposição de produtos. Controlar a manutenção de equipamentos e a data em que a mesma foi efetuada. Com o controle de reposição de produtos evitam-se atrasos em atividades e outros possíveis problemas. 5 Controle de contratos Controlar as atividades e o respectivo prazo de participação do cliente. Restrição da participação do cliente nas atividades. Agilidade na renovação de contrato. 6 Controle de turmas Controlar o tipo de atividade e o horário que uma turma pode realizar atividades. Melhoria no controle da atividades que uma turma pode realizar. 7 Emissão de relatórios Manter um registro atualizado dos eventos que ocorrem no sistema, e permitir a criação de grades de horário automaticamente. Relatórios mensais contendo os nomes dos clientes e funcionários e as atividades em que estão inseridos.
Tecnologias utilizadas Java Server Pages (JSP) MySQL Apache Tomcat HTML CSS jQuery
Diagrama de classes
Diagrama de contexto
Próximas atividades Elaborar o modelo físico para o banco de dados Prosseguir com o processo de análise de requisitos Elaborar os diagramas da UML Elaborar o layout em HTML Elaborar a classe de persistência e de controle do projeto
Referências bibliográficas CARMO, Vilson do. Protótipo de controle de acesso para academias de ginástica utilizando microcontrolador PIC e o padrão RS485. 2005, 61f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, 2005. PISCKE, Leandro Salvatti. Framework em Java para geração de telas no modelo CRUD baseado em XML e objetos remotos utilizando a arquitetura MVC e padrões. 2007, 68f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, 2007.