JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Passados 60 (sessenta) dias de nossa gestão, a frente da Diretoria
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
OS SIGNIFICADOS DO RETORNO À ESCOLA PARA O ALUNO DO PROEJA: A CIDADANIA COMO HORIZONTE DE FORMAÇÃO HUMANA NARDELY SOUSA GOMES[1] ELIESÉR TORRETA ZEN[2]
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Educação e Práticas Pedagógicas
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Metodologia da Pesquisa
APRESENTAÇÃO Introdução
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Tecnologia e Educação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
O que é ensinar história?
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Encontro Estadual de Formação
Prof. Ms. José Elias de Almeida
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
A Gestão participativa
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
O Poder na Escola 2007.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EGÍDIO MARTINS.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Estágio Supervisionado II
1. 2 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO. Preocupação Constante Questão Política Não pode ser entendida isoladamente.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA

TELESSALA DE CAMETÁ/PARÁ APRESENTAÇÃO DO TEMA O TEMA DISCUTE A GESTÃO ESCOLAR COMO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, OU SEJA, COMO A ESCOLA TEM SE ORGANIZADO PARA CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO HUMANA.

PROBLEMATIZAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA TEM SIDO PAUTA DE INÚMERAS INDAGAÇÕES QUE REFLETEM VALORES E ATITUDES ADOTADOS NA EMPRESA, DESSA FORMA A ESCOLA CONTRIBUI PARA A ALIENAÇÃO E MECANIZAÇÃO DO SER HUMANO. A ESCOLA PRECISA VALORIZAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PAUTADO NA DIVERSIDADE CULTURAL DOS EDUCANDOS

OBJETIVOS ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA ; ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA ; ENTENDER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DA ESCOLA; DISCUTIR OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA; INVESTIGAR A PRESENÇA DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O TEMA COMEÇA ABORDANTO SOBRE A DMINISTRAÇÃO GERAL, QUE PARA FÉLIXE(1989) É A EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. PARO(1991) DIZ QUE A ADMINISTRAÇÃO CONDUZ A RACIONALIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO. GENTILI(1997) QUESTIONA O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO. AZEVEDO (1999) FRISA A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO SOCIAL.FERREIRA (2000) AFIRMA QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA CONSISTE NA RELAÇÃO INTERSUBJETIVA. DALMÁS (1999) REFORÇA QUE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

METODOLOGIA ESTA PESQUISA SE PAUTOU NO ESTUDO DE CASO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTUADA E A OBSERVAÇÃO. ESTA PESQUISA SE PAUTOU NO ESTUDO DE CASO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTUADA E A OBSERVAÇÃO.

RESULTADO DA PESQUISA PERCEBEU-SE NESTA PESQUISA QUE A POLÍTICA NEOLIBERAL NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, ALÉM DISSO, A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA DESENVOLVE SEUS TRABALHOS EDUCATIVOS PAUTADO NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO. A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO QUE REQUER OS ENVOLVIMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR NO ATO EDUCATIVO. O CONSELHO ESCOLAR É UM INSTRUMENTO QUE MATERIALIZA A GESTÃO DEMOCRÁTICA.

CONCLUSÃO DA MONOGRAFIA A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO NECESSÁRIO NA ESCOLA, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE HOMENS E MULHERES CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE COMO SUJEITO CONSTRUTORES SE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. ALÉM DISSO, PODE SE TORNAR UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA SE CONTRAPOR À POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO.