A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM"— Transcrição da apresentação:

1 Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
ULBRA – Campus Guaíba O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Acadêmico Thomas Lima Prof. Orientador Luiz Felipe Bastos Duarte

2 O termo comunidade é bastante amplo e capaz de incluir desde:

3 Um pequeno grupo social
ONG ESCOLA Bairro Cidade Inteira

4 Segundo AZEVEDO (2007), discute-se muito o isolamento da escola nas comunidades.
Não só quanto aos muros que separam a escola do espaço físico, mas como também do isolamento cultural. O ensino hoje deve estar ligado aos sensos comuns e aos conhecimentos trazidos pelos alunos. Pois como afirma BELTRAN (2003) apud AZEVEDO (2007), o objetivo da escola é ensinar os sujeitos a viverem no mundo em que se encontram.

5 para diminuir o distanciamento da escola à realidade da própria
O psicólogo comunitário, inserido na escola, tem como papel fundamental o de problematizar as questões sociais trazidas pelos alunos para diminuir o distanciamento da escola à realidade da própria comunidade. Auxiliando, assim, no processo de ensino e aprendizagem voltados no conhecimento dos sujeitos.

6 Cabe ressaltar que, hoje, as comunidades não se formam através, apenas, dos espaços em que estão inseridos os sujeitos. Mas também pelos gostos, amigos ou perfis em comum, tanto nos espaços físicos quanto nos virtuais. Por isso, dentro de uma perspectiva globalizada, se faz necessário cada vez mais o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Para LEVY (1999), as novas técnicas de comunicação favorecem o funcionamento dos grupos humanos em inteligência coletiva. Para ele, qualquer política de educação terá que levar isso em conta, pois o ideal da informática é a inteligência coletiva. Trabalhar quer dizer cada vez mais, aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.

7 Intervenção Social na Escola através do Psicólogo Comunitário +
O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária O psicólogo comunitário na escola tem o papel de fazer os sujeitos refletirem quanto à sua realidade. A escola deve se ver como parte da comunidade e dos sujeitos que a compõem. Devem-se utilizar as mídias e as ferramentas de comunicação como uma metodologia para combinar o conhecimento do senso comum da comunidade, com o conhecimento produzido pela escola, relacionando os mesmos e; através da psicologia comunitária, criar um espaço de reflexão acerca desses assuntos. Criando, assim, sujeitos criativos, críticos, preocupados com a sua comunidade, e que não aceitam o fatalismo como explicação das condições sociais as quais se encontram.

8 OBRIGADO!


Carregar ppt "Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google