 Professor da disciplina  Paulo Almeida…  24-03-2010  Elementos do grupo :  Daniela Ribeiro;  Juliana Dourado;  Tânia Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Advertisements

Poder, persuasão e ética
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
Espionagem na Internet
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
PREZADA TERRA Resposta do inquilino
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Ecologística: a logística da ecologia
20 Perguntas
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
30 de junho de 2009.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
A Mega Sucesso Apresenta....
Dimensões da Globalização
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Ambiente e Poluição.
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Professor: José Maria Inácio
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Sociedade de Consumo Por: Carolina.
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
As dimensões da qualidade em nossa vida
Amor e Sexualidade.
Ministério da Fidelidade.
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Programação – Quando é onde...
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Fundamentos de economia
Educação Ambiental.
CIPA 2013/2014.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Cuidar da terra, cuidar dos outros
CARTA DA TERRA Para crianças.
Curso sobre Revista.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Responsabilidade Socioambiental
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Escola Básica Sebastião da Gama
D AR E RECEBER NAS EMPRESAS : OU PORQUE É QUE VALE A PENA INVESTIR NAS PESSOAS Helena Martins :: Instituto Poltécnico do Porto e Tecnin, 2013.
Pegada Ecológica.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Rejeições.
Tema de vida: O Mundo em mudança: somos consumidores
Teorias e Técnicas de Comunicação
Desperdício. Quando falamos de desperdício pensamos em...
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Poderá Ser Considerado Crime, O Seu Não Entendimento.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

 Professor da disciplina  Paulo Almeida…   Elementos do grupo :  Daniela Ribeiro;  Juliana Dourado;  Tânia Alves.

… …  Pagina 1  nome da escola, elementos do grupo e professor da disciplina;  Pagina 2  nome do trabalho  Pagina 3  Indice  Pagina 4  introduçao  Pagina 5/6  sabias que…  Pagina 7/8  a solução  Pagina 9  mas…  Pagina 10  imagem  Pagina11  as pessoas de hoje em dia  Pagina 12/13/14  o mundo actual em excesso no consumo  Pagina 15/16/17  o final do ano  Pagina 18  imagem: cuida do que é nosso  Pagina 19  o que os especialistas pensam?  Pagina 20/21  os telefones  Pagina 22/23/24  asfixiados com excesso de consumo  Pagina 25/26/27  o consumo sustentável  Pagina 28/29  nós consumimos todos os dias  Pagina 30/31  consumo/ consumir não é a mesma coisa  Pagina 32  a diferença  Pagina 33  frase de alerta  Pagina 34  conclusão  Pagina 35  fim

 O nosso trabalho é sobre o consumo, com isto pretendemos alertar as pessoas. Pois no dia-a-dia de cada um de nós a maioria das pessoas consumem em excesso. O consumo é um problema muito comum e muito prejudicador para o nosso meio ambiente.

 O consumo faz parte do meio ambiente?! Pois é verdade o consumo faz parte do meio ambiente…  O meio ambiente pode-nos oferecer coisas muito boas, mas para isso temos que cuidar dele  Todos juntos podemos encontrar uma solução

 Não podemos deitar lixo no chão ou no mar, os homens cortam arvores, as mulheres poluem o mar, e as crianças tentam acabar com a poluição;  Se ate as crianças indefesas podem fazer isto, nos também podemos…  A única solução é esta: RECICLAR e CUIDAR

 A solução de alguns problemas esta nas nossas mãos…  As fabricas que não utilizam equipamentos anti-poluentes, a devastação do meio ambiente, entre outros cabe principalmente as autoridades que são responsáveis.

 Porem a acção dos grupos, associações e organizações que se preocupam com o meio ambiente ajuda a resolver alguns problemas aqui referidos, exigindo que as autoridades responsáveis façam a sua parte na defesa do meio ambiente…

 Entretanto, todos nós podemos colaborar:  Atitudes como meter o lixo no local adequado, separar os materiais recicláveis não soltar balões, ajuda o meio ambiente;  O meio ambiente é muito importante para nós e para os animais por isso devemos preserva-lo muito bem…

O mundo está nas nossas mãos… CUIDA DELE…

 Hoje em dia as pessoas não sabem como o meio ambiente é importante para a nossa sobrevivencia a maioria das pessoas desvalorizam muito a natureza como o desperdício de água, luz, a poluição de rios e mares, o desnatamento de florestas…  A maioria das pessoas que desmatam florestas é por causa de dinheiro.

 Para entender o nosso mundo actual temos que lançar um olhar sobre o consumo de hoje em dia, pois, a sociedade que girava em torno da produção, agora gira em torno do consumo;  Nas sociedades contemporâneas os indivíduos buscam construir a sua identidade, suas relações e o sentido da vida pelo consumo;

 Uma das modalidades do consumo que mais cresce actualmente esta relacionado ao culto;  O fatuamente de fabricação de produtos lights e dietas foi multiplicado por 10, de 1991 a 2000;  Ao lado desses produtos cresce também a venda de cosméticos;

 A explosão publicitaria foi, sem duvida a grande responsável pela difusão de novos hábitos e modificação de comportamentos e cuidados com o corpo

 Quando o final do ano está quase a chegar, pagamentos do 13ª ordenado, tudo isto são sinónimos de gastos e muitos consumidores acabam desejando substituir os seus aparelhos electrónicos, que se tornaram ultrapassados ou estejam com defeito;

 O que devemos fazer ao electrodoméstico que será substituído?!

 Não se sabe o numero exacto de aparelhos descartados anualmente em todo o país, mas sabe-se que vários equipamentos electrónicos são deitados no lixo todos os dias, somando toneladas nos meses.

A parte boa do nosso planeta a parte má do nosso planeta

 Os especialistas em reciclagem afirmam que o cuidado deve ser em dobro, quando se deseja meter fora televisões, teclados, rádios, monitores de computadores e etc.  Esse cuidado deve-se porque alguns contem materiais tóxicos e necessitam passar por um processo de descontaminação. Os campeões em descartes são os telefones, que são trocados em uma velocidade Avassadora.

 A grande maioria dos telefones acabam indo para o lixo, tornando-se um grande perigo;  Pois nas baterias dos telemóveis são encontrados vários metais pesados que representam sério risco á saúde;  Mas nas impressas que os vendem sempre existe no cantinho das lojas local para deixar os telemóveis antigos ou baterias, para darem o fim adequado;

 Portanto, hoje assim como se pesquisa preços na hora de comprar os electrodomésticos, devemos também pesquisar se a impressas faz a colecta desse material;  Dessa forma, se começarmos a ter iniciativas em perguntar, ligar as impressas sobre o assunto, elas começaram a incentivar o recolhimento do lixo electrónico depois de usado.

 Ao lado dos pobres de sempre, isto é, os desempregados inseridos em famílias de parcos recursos económicos, muitas a viverem em habitação social e com rendimento mínimo, ou dos idosos que vivem com menos de 300 euros por mes, e que já mais de um milhão em Portugal, cresce uma outra pobreza, ainda muito envergonhada, mas cada vez mais visível;

 Tem casa, tem carro, tem electrodomésticos mas todo pago a crédito, tudo junto é asfixiante;  O que acontece é que Portugal viveu durante décadas numa realidade onde não se consumia, a não ser o estritamente necessário;  Vivia-se de forma muito remediadinha. Hoje os bens do consumo estão mais democratizados, são de mais fácil acesso pelas facilidades do crédito;

 Fascinadas com a possibilidade de terem as coisas, as pessoas endividam- se de tal maneira que, a dada altura, não sabem como sair da situação;

 É importante para um consumo sustentável, fazermos uma estimativa dos recursos naturais que foram necessários para produzir o que pretendemos comprar, independentemente do preço ou da qualidade do mesmo.

 Para os consumidores mais preocupados em termos ambientais, éticos e sociais coloca-se a questão da marca e quem está por detrás dela, uma vez que ao comprar determinado produto, podemos estar a apoiar uma rede de pequenos produtores ou transformadores que usam normas mais criteriosas de produção e um maior respeito pelo ambiente, evitando assim o seu desaparecimento no mercado ou extinção da actividade.

Em oposição, temos as marcas das multinacionais que, com a globalização se instalaram um pouco em todo o mundo, e cujos baixos custos porque são muitas vezes conseguidos à custa de salários muito baixos, de trabalho escravo e infantil, ou da delapidação dos recursos naturais locais das populações, quase sempre, com grandes impactos ambientais e sociais.

 O consumo encontra-se instituído, na sociedade moderna e ocidental em que nos inserimos, como um valor cultural, como um elemento intrínseco aos nossos estilos de vida e que nos caracteriza enquanto indivíduos. Na realidade, eventualmente, os princípios e práticas inerentes ao consumo, toda a sua dimensão sociológica e utilidade prática no seio do modelo ideológico neoliberal, passam ainda despercebidos à generalidade dos indivíduos e possuem uma preponderância crucial mas subliminar, profunda mas sonegada, na forma como os indivíduos se concebem (são concebidos) enquanto seres sociais. relações humanas à escala global.

 Ou seja, a utilidade do consumo, numa lógica liberal, está muito longe de se esgotar nessa finalidade "básica" e até "anacrónica" de satisfação de necessidades essenciais à vida humana ou, eventualmente, nem será essa a sua finalidade mais fundamental: um dos principais propósitos do consumo será o de preencher todo o vazio social decorrente da eliminação das formas de socialização e de identidade colectiva anteriores à revolução.

 Os dois tipos fundamentais de toda economia são a economia de consumo e a economia lucrativa que, mesmo se encontrem de alguma forma entrelaçadas por alguma forma de transição, em sua forma para são conceitualmente antagônicas. A economia de consumo implica uma acção econômica orientada para cobrir as próprias necessidades, seja de um Estado, de um indivíduo ou de uma cooperativa de consumo. Uma sociedade de consumo é uma sociedade que pratica o consumismo, ou seja, que incentiva a aquisição contínua de bens e serviços efémeros como forma de sustentar a produção e o crescimento económico.

 Consumo, e consumir é diferencia uma coisa da outra

 Pensa todos os dias no que acabaste de ouvir e ver, porque pode com certeza também ajudar-te a tomares uma atitude correcta a não consumires em excesso…

 Este trabalho ajudou-me a perceber o quanto algumas pessoas consumem em excesso, e com esse consumo que é em demasiado podemos ter consequências um dia mais tarde…  Temos que lutar pelo nosso país, pelo nosso mundo, pelo nosso planeta e não consumimos em demasiado..  Tu também podes ajudar…

Fim