Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manutenção em software Conceitos básicos
Advertisements

Gerenciamento do escopo
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Tipos de sistemas de Lehman
Engenharia de Software
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Desenvolvimento Global de Software
Gerenciamento de Configuração
Gerenciamento da Integração
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerenciamento do Escopo
Configuração de manutenção
Gerência de Configuração de Software
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Visão Geral PRO.NET.
Gerenciamento de Configuração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Gestão de Configuração de Software
CMMI – Gerência de Configuração
Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
Engenharia de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
11 - Gerenciamento de Riscos
Gerência de Configuração - GC
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Plano de Manutenção <RedMan>
Gerenciamento da Qualidade
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
1/113 Contexto para Gerência de Configuração. 2/113 Gerência de Configuração e mudança Objetivo Compreender a importância do uso de mecanismos de gerência.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Conceitos Básicos Introdução.
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
Gerenciamento de Custos
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Gerenciamento de Configuração
Gerenciamento de Mudança
Gestão da Configuração do Software
SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge
Objetivos deste módulo
Processo de Gerência de Mudanças
Visão Geral da Gestão de Projetos
Gerenciamento de Configuração de Software
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Gerenciamento de riscos
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo Gerenciamento de Configuração e Mudança (CM)

Gerenciamento de Configuração Um processo de suporte, cuja finalidade é: Identificar, definir e criar uma baseline de itens; Controlar modificações e releases desses itens; Relatar e registrar status dos itens e solicitações de modificação; Assegurar abrangência, consistência e correção dos itens; Controlar armazenamento, gerenciamento e liberação dos itens.

Gerenciamento de Mudança Atividades de controle e rastreamento de mudanças em artefatos. Esse processo continua através do ciclo de vida do projeto à medida que as mudanças acontecem.

Visão Geral Os principais aspectos de um Sistema CM são: Gerenciamento de Solicitações de Mudança; Controle dos Status de Configuração; Gerenciamento da Configuração; Rastreamento de Mudanças; Definição de Versões.

Gerenciamento de Configuração e Solicitações de Mudança

Gerenciamento de Solicitações de Mudança (CRM) Abrange a infra-estrutura organizacional necessária para avaliar o custo e programar o impacto de uma mudança solicitada sobre o produto existente. O Gerenciamento de Solicitações de Mudança envolve o trabalho da Equipe de Revisão de Mudança ou do Comitê de Controle de Mudança.

Estimativa do Status de Configuração (Métrica) É utilizada para descrever o 'estado' do produto de acordo com tipo, número, nível e gravidade dos defeitos encontrados e corrigidos durante o desenvolvimento do produto. As métricas desses aspectos são obtidas por meio de auditorias ou de dados brutos e são úteis para determinar o status geral de conclusão do projeto.

Gerenciamento de Configuração (CM) Descreve a estrutura do produto e identifica os itens de sua configuração, que são tratados como entidades de uma única versão no processo de gerenciamento de configuração. O CM trata das definições de configurações, da criação, identificação e obtenção do versionamento de artefatos, como também da rastreabilidade entre as versões.

Rastreamento de Mudança Descreve o que é feito nos componentes, o motivo e a hora da mudança. Funciona como um histórico e um relatório das mudanças. Ele independe da avaliação do impacto causado pelas mudanças propostas, como descrito em 'Gerenciamento de Solicitações de Mudança'.

Gerenciamento de Solicitações de Mudança Solicitação de Mudança (CR) Um artefato formalmente submetido que é usado para rastrear todas as solicitações dos envolvidos (inclusive novas características, solicitações de melhoria, conserto de defeitos, mudança de requisitos etc) junto com as informações de status relacionadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Gerenciamento de Solicitações de Mudança Todo o histórico de mudanças será mantido com a Solicitação de Mudança, o que inclui todas as mudanças de estado, datas e motivos para as mudanças; Essas informações ficam disponíveis para revisões e para fechamento final do projeto.

Solicitações de Mudança Mudanças nos artefatos são propostas através de Solicitações de Mudança (CRs). As CRs são usadas para documentar e controlar defeitos, solicitações de melhorias e qualquer outro tipo de solicitação de mudança no produto. A vantagem das CRs é que elas fornecem um registro das decisões e, devido a seu processo de avaliação, garantem que os impactos das mudanças sejam entendidos no projeto.

Solicitações de Mudança Status de Configuração é utilizado para descrever o 'estado' do produto com base no tipo, número, classificação e gravidade dos defeitos encontrados e corrigidos durante o desenvolvimento do produto. 4 fontes para Status de Configuração: Solicitações de Mudança, Releases de Software, Descrições de Versão de Artefato e Auditorias de Escopo.

Solicitações de Mudança Identificação Problema Atual Mudança Proposta (Originador) Mudança Proposta (Eq. de Rev. de Mudanças ) Resolução Avaliação

Solicitações de Mudança Identificação Projeto: Número da Solicitação de Mudança: Tipo de Mudança: (Problema ou Melhoria) Data de Identificação: Originador: Prioridade da Solicitação de Mudança:

Solicitações de Mudança Problema Atual Descrição do problema identificado: Dano Causado: Melhoria: Novo Requisito: Condições sob as quais o problema foi observado: Origem do problema atual: Impacto do problema atual no Custo ou na Economia:

Solicitações de Mudança Mudança Proposta (Originador) Descrição da mudança proposta: Custo estimado para implementar a mudança proposta:

Solicitações de Mudança Mudança Proposta (Equipe de Revisão de Mudanças) Ação: Aprovada por: Descrição da mudança proposta: Itens de Configuração (artefatos) Afetados: Correção de Erros: Melhoria: Novo Recurso:

Solicitações de Mudança Resolução: Custo estimado para implementar a mudança: Implementador: Tempo real para implementar a mudança: Análise: Implementação: Teste: Documentação: Número de Linhas de Código Afetadas:

Solicitações de Mudança Avaliação Métodos de Teste: Inspeção: Análise: Teste: Plataformas de Teste: Casos de Teste: