TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de tempos Cronometragem
Advertisements

Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Eletrônica de Potência
Colheita mecanizada de grãos PERDAS
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
Fig. 2: Malhas de controle implementadas para o controle distribuído
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Conservação de Massa Esvaziamento de um tanque de água
Procesamiento de minerales I Britagem
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Análise do Lugar das Raízes
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Revisão para avaliação
Física I Aula 3: Estática.
Passo 4: Definição do número de classes
Macroeconomia do Desenvolvimento
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Procesamiento de minerales I Cominuição
CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINÉRIOS
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
SEDIMENTAÇÃO Curso: ENGENHARIA CIVIL
Procesamiento de minerales I Manuseio de sólido granular
Grandezas Escalares e Vetoriais
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
Usando o Solver em PL Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Compensador avanço-atraso FONTE: gmu
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
Balanço de Massas.
Pré-sinterização ativada por plasma
Simuladores de Processos: Extração Líquido-Líquido
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial técnico em edificações Tecnologia do Concreto e da argamassa AGREGADOS ARQ. Alessandra Arduim.
Simuladores de Processos: Destilação
Unidades de Operações Lógicas em Simuladores de Processos
Simuladores de Processos: Introdução
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Prof. Alessandro Gonçalves
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Simuladores de Processos: Absorção Gasosa
Redução de riscos de parada durante a posta em marcha
Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Motores a Pistão Ciclo OTTO simulação
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Gerenciamento de riscos
Gerenciamento da Qualidade
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Pré-tratamentos do leite:
Solução Exercícios da 4ª lista – Parte B (novembro de 2013)
SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO
Moagem Escala de dureza Moh varia de 1 a 10; Materiais moles: (1) Talco, tortas secas de filtros-prensa, pedras sabão, ceras, agregados de sais cristalinos;
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
CENTRIFUGAÇÃO.
SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO SEPARAÇÃO SÓLIDO - SÓLIDO
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Transcrição da apresentação:

TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Prática 6 – Britagem AULA 7 PROF. CRISTIANO SALES

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Objetivos Determinar a carga circulante em um circuito simulado de britagem :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Introdução O objetivo da britagem é obter o minério dentro das especificações granulométricas exigidas pelo mercado, ou prepará-lo para o último estágio de redução onde se atingirá o tamanho de liberação, adequado ao processo de concentração. Convencionou-se chamar de tamanho, no cálculo da relação de redução, o diâmetro da malha da peneira que deixa passar 80% do material. Quanto maior a relação de redução, menor será a eficiência energética para uma dada máquina. Por isso, e pelas limitações geométricas e mecânicas das máquinas de cominuição, ela é geralmente estagiada. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Introdução De acordo com sua função no circuito, os britadores podem ser classificados em primários, secundários, terciários e quaternários. Os britadores primários típicos são britadores de mandíbulas, giratório e de impacto. Os britadores secundários incluem os britadores de cone, britadores de mandíbula e de impacto. Na britagem terciária são utilizados britadores de cone. A fragmentação pode ser feita em circuito aberto ou fechado. Tem- se, como regra geral, fazer o último estágio de cada etapa de cominuição em circuito fechado. Na britagem o circuito é, geralmente, fechado com peneiras. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Introdução Na britagem em circuito fechado normal, o material britado é descarregado em uma peneira que o divide em duas frações: undersize, que é o produto britado final, e o oversize, que retorna ao britador para ser rebritado, constituindo a carga circulante. Faz-se necessário determinar a carga circulante dos circuitos fechados para avaliar a eficiência duma planta de britagem, ou mesmo para se projetar um circuito de britagem, na seleção dos equipamentos e preparo dos fluxogramas. A definição do melhor circuito de britagem dependerá, essencialmente, da capacidade da instalação, características granulométricas desejadas para o produto e características dos equipamentos. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Técnica para execução das atividades Os britadores de mandíbulas, primário, secundário, e terciário deverão ser usados na simulação do circuito que segue abaixo. Observe cuidadosamente, o fluxo das linhas. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Técnica para execução das atividades Divida +/- 6 kg de amostra de rocha em 2 porções de +/- 3 kg. Cada uma dessas porções equivalerá ao fluxo A. Regule a abertura de saída do britador primário para 1”. Fragmente cada porção de +/- 3 kg de rocha separadamente. Peneire, manualmente, os produtos na peneira de 4#. Use uma peneira de 1/2" para proteger a peneira de 4#. Pese cada uma das porções < 4 # do item (d) e encontre o peso médio. Regule a abertura de saída do britador secundário para 1/2". Misture as porções >4# obtidas no item (d). Divida-as em quatro porções iguais e pese-as. Cada porção equivalerá ao fluxo B e, portanto, serão alimentadas separadamente no britador secundário. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Técnica para execução das atividades Peneire, manualmente cada um dos produtos do britador secundário na peneira de 4#. As porções >4# deverão ser misturadas e divididas em 4 partes iguais. As frações <4# deverão ser pesadas para determinação do peso médio, que equivalerá ao fluxo C. Os produtos >4# obtidos no item (h) irão ao fluxo D. Misture os produtos >4# obtidos no item (h). Divida-os em 16 porções iguais e pese-as. Cada porção equivalerá ao fluxo D e, portanto, serão alimentadas separadamente no Britador Terciário. Regule o Britador Terciário em uma abertura adequada (>4#). A regulagem adequada varia para cada tipo de material. A simulação do circuito fechado será realizada nessa etapa. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Técnica para execução das atividades Passe a primeira das 16 porções obtidas na etapa (k), no Britador Terciário. Peneire o produto na peneira de 4#. Pese a fração >4#. Ela representará o fluxo E. Misture a fração >4# do item (l) com a 2ª das 16 porções obtidas no item (j). O peso combinado representará D + E. Junte as porções D + E e passe-as no Britador terciário. Peneire em 4#. Pese a fração >4#. Repita os itens (m) e (n) usando a 3ª porção das 16 porções obtidas no item (j) adicionada à fração >4# obtida no item (n). Esse circuito deverá ser seguido até que se chegue próximo ao regime de equilíbrio (D = F). Haverá 16 ciclos, com E = 0 para o ciclo 1. :

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Trabalho prático 6: Avaliar a eficiência do Circuito de Britagem através dos testes abaixo. Calcular a Carga Circulante na Britagem Terciária. DADOS: Estágios Fluxo: 1 Brit Primário Massa inicial (kg) 6.00 nº Ciclos = 2 Partição Média p/ Oversize na Malha de 4# 50.0% Brit Secundário Massa inicial (g) 3000.0 4 55.0% 3 Brit Terciário 1650.0 Ciclos 16 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 3.8 3.9 3.10 3.11 3.12 3.13 3.14 3.15 25.0% 20.0% 17.0% 15.0% 18.0% 19.0% 14.0% 16.0%

UEMG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS 14/04/2017 Britagem Trabalho prático 6: PEDE-SE Calcule a relação de redução para o britador primário, secundário e Britador terciário Faça um gráfico de Alim. Nova (g), Carga Circ. (%) e Taxa Undersize (g) x nº de ciclos. Estime o nº de ciclos necessários para se atingir o regime de equilíbrio. Determine a carga circulante. Defina e identifique no circuito: Carga circulante Alimentação nova Regime de equilíbrio