Projeto Ginga Hiper - Aplicação / Componentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Rational Unified Process(RUP)
Para ações em Vigilância do Óbito
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Fernanda Barroso Abril,2006
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Aula 5: Introdução ao Word.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
7 - Criação de Páginas Web
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Como instalar e executar o programa
Assinador de Documentos
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Como abrir e editar o Menu
Criando Apresentações
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Arte e Tecnologia Coreografia no Sec. XXI
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Layout.
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Linguagem de Programação JAVA
Análise e Projeto de Sistemas
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
POWER POWER POINT POINT.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Professor: Márcio Amador
PrograMação para internet
Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
O Processo de desenvolvimento de software
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
JSP JavaServer Pages Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Dezembro/2005.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
1º passo Forneça endereço de válido.
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
7 - Criação de Páginas Web
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
PUBLISHER AULA 02 Neste capítulo você conhecerá os recursos básicos encontrados nas diferentes guias do Microsoft Publisher. O uso de tais ferramentas.
Aplicação - Plataforma de Autoria - Natan. Resumo - Entendimento Ferramenta para desenvolvimento de conteúdo para tv digital, baseada em componentes e.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Preencher Consulta.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Utilizando subversion como controle de versão
Acesso ao Conteúdo Webcasting
Pré-Projeto Multimídia
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Relatório de Reuniões. O Sistema (Natan) Plataforma de Autoria  (09/9)  Baseada em componentes e seqüenciamento  Permitir Salvar o projeto  Inicialmente.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Subversion- Treinamento Básico Controle de versões de Arquivos na Acropolis Atualizado em
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

Projeto Ginga Hiper - Aplicação / Componentes Concepção / Plano / Cronograma / Conteúdo Curso Pipa - Carlos E. Machado / Natan V. Zeferino

Concepção Estudar Tecnologia Definir Arquitetura do Software Estrutura da Interface Abrir e Salvar Projeto Exportar Abas Propriedades e Eventos Carregar os componentes Componentes

Plano Introdução Escopo Justificativa Exclusões Fatores críticos de sucesso Riscos Desenvolvimento Identificação do projeto Definição da equipe Detalhamento das Tarefas

Plano - Desenvolvimento Identificação do Projeto Nome : Ginga Hiper Definição de Equipe “só para ter um direcionamento de funções necessárias ao trabalho, para que caso estejamos saindo do foco possamos olhar para isso e retomar a linha correta” Gerente : Ambos Analista : Ambos Desenvolvedor : Ambos Detalhamento de Tarefa

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Benchmark Olhar os softwares indicados pelos orientadores, levantar características desejadas relacionadas ao nosso software Produto : documento de texto Estudar Tecnologia Ler tutoriais, “hello world”, dissertações.

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir arquitetura do software Pesquisar ( alguns frameworks , api de interface gráfica, swing, jgoodies, desenvolvimento web ) Listar possibilidades de framework Implementar e testar Fazer o “hello world“ Tentar fazer algumas funcionalidades básicas da nossa aplicação (tipo flexinha, arrastar...)

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Estrutura da Interface Definir (pensar na parte de design e usabilidade, ex: três painéis - top left, right -, paletas, maximixar, minimizar...) Implementar (implementar telas, como uma foto, apenas o esqueleto, sem função)

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Abrir e Salvar Projeto Definir o Meta-Modelo (criar um documento de texto definindo a estrutura do meta-modelo, ex: se usarmos tags, definir quais existirão - <componente>, <ligação>... - outra possibilidade, bastante interessante, é tentar serializar o painel central com todos os objetos filhos, dessa forma ao carregar seria apenas “dar um cast” desse painel e colocá-lo na posição) Salvar (varrer a tela e salvar suas características em um xml, ou a cada alteração da tela ir salvando o xml em memória, e depois apenas gerar o arquivo - pensar no salvar do word, manual ou de tempos em tempos ou a idéia de serialização) Abrir (ler arquivo xml e criar os objetos conforme suas definições contidas no arquivo ou idéia de serialização)

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Exportar Definir / mapear componentes java com o relativo componente da linguagem destino (ex: JPanel – Swing, para “Panel” - JavaDTV -/ NCL, de preferência javaDTV, acreditamos que aqui estaremos quase que implementando um GWT (java to javascript X java to javadtv), sabendo que a dificuldade disso é grande, a solução é reduzir ao máximo o escopo, ou seja, os componentes possíveis de serem usados, por exemplo nada de Thread, Maps, Componentes 3D...) Implementar exportação - pegar o arquivo "traduzir" e gerar o arquivo final na linguagem destino, pronto para ser rodado no viewer (lembrar que podemos testar em algum viewer existente: composer, ginga-live, algum de javadtv, lua, ou no do browser-Aloysio)

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Aba Propriedades e Eventos Carregar as propriedades do componente selecionado (colocar os labels e os campos a serem setados conforme seus tipos - definidos em arquivo ou conforme classe, ex: list - combo, string - campo texto...) Salvar mesmo que em memória os valores alterados / setados Carregar os componentes ( apenas na paleta ) Ler o diretório de componentes, listar os arquivos pela extensão definida para o componente, verificar ou apenas tratar componentes que não estão no formato adequado ( provavelmente apenas um “try catch” vai solucionar) Colocar os ícones dos componentes na paleta de componentes

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir e implementar interações do usuário com o componente na área de desenvolvimento Carregar a estrutura do objeto ( suas propriedades, a serem carregadas para a paleta de propriedades e alteradas pelo usuário ) ao colocar ele na área Arrastar componente pela tela ( salvando sua posição pela tela ) Arrastar para fora e para dentro da área de desenvolvimento, tirando ou colocando o componente em desenvolvimento Linkar componentes ( ao soltar o botão do mouse, terminando o link, irá abrir a paleta de eventos focando no evento de link editado ou novo ) - ao mover componentes o link (flecha) deve se mover. Ao clicar no link fazer a mesma função anterior O link deve ter uma representação de sentido ( daqui pra cá - flecha ) Ao clicar ou outra ação em um componente na área central mostrar a paleta com suas propriedades

Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir Tela de posição do componente na tela da TV Mostrar como o componente ficaria na tv, derrepente não o componente final, mas um ícone representativo e seu tamanho Essa é uma tarefa possível de ser cortada do escopo Componentes Olhar softwares indicados pelos orientadores para entender funcionamento ou idéia de componentização, plugin, carregamento de componentes, integração com aplicação ... produto : documento de texto Definir Documento ( especificação ) Definir Conjunto Modelo de Classes a serem utilizadas obrigatoriamente na implementação de um componente ( idéia de framework ) Criação de um componente de validação do modelo

Cronograma Outubro/Novembro : 8 horas semanais Restante : 20 horas semanais (Carlos) 16 horas semanais (Natan) Agenda ( Dia - Tarefa - Status ) 06/10 - Concepção/Plano/Cronograma - Concluído 07/10 - Reunião 1 – Em andamento 08/10 - Projetos 1 - Resumo TCC – Pendente ...

Conteúdo Curso Pipa 1) Telas onde tem um texto e imagem, como fazer proceder no NCL, melhor incluir dois componentes (texto e imagem), ou apenas um compenente que chame um arquivo HTML? Para fazer um conteúdo digital idêntico ao ppt proposto, um único arquivo html, resolveria. Nessa idéia a questão de componentes não entraria. Porém, se pensarmos em vídeo, seus devidos controles e componentes, só seria possível com ncl (ou demais):

Conteúdo Curso Pipa (NCL) Poderia ter apenas um componente com opções de configuração de texto, imagem, vídeo, áudio, links, botões, como posição, início, término, ação ( do link )... (JavaTV) Xlet (semelhante a applet). Programaria em java. Para fazer o ppt, poderia ser basicamente um xlet, porém não tem componentização nisso. Se pensarmos em componentização, já vemos a dificuldade de comunicação entre um xlet e outro. (Lua) Não Pesquisado. Porém deve ter grande controle, assim como java.

Conteúdo Curso Pipa Obs: Questão principal: como seria criado um componente e transformado em código final. Por exemplo o desenvolvedor de componentes, vai fazer o ppt proposto, como se fosse uma aplicação java swing, e depois como iremos gerar o código correspondente, ou ele vai ter que desenvolver em ncl, se for, como ele vai fazer uma interface gráfica legal.

Conteúdo Curso Pipa 2) Ao chamar um vídeo em uma janela, poderemos realizar controle sobre a programação corrente e sobre o vídeo em questão, ou seja, é possível realizar pausa, seguir, avançar, retroceder, etc, teremos que programar isso ou já existe em NCL? Não sabemos a princípio se existe em NCL, nem em qualquer outra linguagem. No Xlet vimos alguns pacotes para controle de mídia. Por fim, vamos pesquisar exemplos práticos, código...

FIM