Segurança da Informação e seus Critérios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Advertisements

Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Agentes Inteligentes e Sistemas Cooperativos
Administração e segurança de redes
Alcance e Diretrizes da LAI
Auditoria de Sistemas ● Introdução
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
1 Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Segurança em Redes Elmar Melcher
Criptografia e Segurança em Rede Capítulo 1
MECANISMOS DE SEGURANÇA
GERENCIAMENTO DE REDES
Segurança de dados william.
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Segurança em Aplicações 1. Introdução
Segurança da Informação:
Protocolos Sequência de passos, envolvendo duas ou mais partes, projetados para realizar uma tarefa específica. Sequência: início e fim. Características:
Segurança e Auditoria de Sistemas
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
Segurança Conceitos de Ataques Mauro Mendes.
2º Bimestre Os testes de Auditoria
1.1 – Conceitos Básicos Definições e Propriedades; Ameaças; Ataques;
Segurança e Auditoria de Sistemas Normas de Segurança (ISO 27002)
INE Prof. João Bosco M. Sobral
Segurança da Informação
Coordenadoria de Informática do Centro – CINF/CCT Normativa 02/2008 Licitações da Área Softwares Legalizados(entrega de softwaresja licitados) Solicitações.
Política de Segurança O que é Política de Segurança da Informação?
Segurança e auditoria de sistemas
4.
Segurança de Redes Wayne Palmeira.
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
PROTOCOLOS CRIPTOGRÁFICOS. Introdução aos Protocolos de Segurança Protocolos -Sequência de passos, envolvendo duas ou mais partes, projetados para.
Segurança da Informação
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Normas para Segurança da Informação
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Navegar é preciso, arriscar-se não!
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
CERTIFICADO DE ATRIBUTOS
Desafios Tecnológicos da NFe
Segurança e Auditoria de Sistemas
1. Conceitos de Segurança
Segurança da Informação
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Tópicos Avançados em Redes de Computadores
O Valor da Segurança da Informação
Segurança e Auditoria de Sistemas
Princípios Fundamentais e Secundários
Sistemas de Informação (SI) para RH
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
INCIDENTE DE SEGURANÇA Corresponde a quaquer evento adverso relacionado á segurança; Por exemplo: Ataques de Negação de Serviços(Denial of Service - DoS);
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Segurança da informação
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Objetivos da Segurança da Informação
Segurança da Informação
Informação É recomendável que seja sempre protegida adequadamente, seja qual for a forma apresentada: Impressa; Escrita em papel; Armazenada eletronicamente;
Segurança Da Informação
FIREWALL.
VISÃO GERAL DA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO  ESTÁ RELACIONADA COM A PROTEÇÃO DE UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES, NO SENTIDO DE PRESERVAR O VALOR QUE POSSUEM.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
CONTROLE DE ACESSO Requisitos de cada aplicação Identificação de todas as informações Políticas de disseminação e autorização de informações - Saber apenas.
Segurança da Informação
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Tópicos Avançados em Redes Prof. Alessandro Brawerman.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Senado Federal Prodasen Segurança da Informação Victor Guimarães Vieira.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Segurança em Redes Conceitos Básicos Segurança da Informação 1.
Transcrição da apresentação:

Segurança da Informação e seus Critérios

Segurança da Informação e seus Critérios Com a dependência do negócio aos sistemas de informação e o surgimento de novas tecnologias e formas de trabalho, como o comércio eletrônico, as redes virtuais privadas e os funcionários móveis, as empresas começaram a despertar para a necessidade de segurança, uma vez que se tornaram vulneráveis a um número maior de ameaças.

Segurança da Informação e seus Critérios As redes de computadores, e conseqüentemente a Internet mudaram as formas como se usam sistemas de informação. As possibilidades e oportunidades de utilização são muito mais amplas que em sistemas fechados, assim como os riscos à privacidade e integridade da informação. Portanto, é muito importante que mecanismos de segurança de sistemas de informação sejam projetados de maneira a prevenir acessos não autorizados aos recursos e dados destes sistemas (Laureano, 2004).

Segurança da Informação e seus Critérios A segurança da informação é a proteção dos sistemas de informação contra a negação de serviço a usuários autorizados, assim como contra a intrusão, e a modificação não-autorizada de dados ou informações, armazenados, em processamento ou em trânsito, abrangendo a segurança dos recursos humanos, da documentação e do material, das áreas e instalações das comunicações e computacional, assim como as destinadas a prevenir, detectar, deter e documentar eventuais ameaças a seu desenvolvimento (NBR 17799, 2003; Dias, 2000; Wadlow, 2000; Krause e Tipton, 1999).

Segurança da Informação e seus Critérios Segurança é a base para dar ás empresas a possibilidade e a liberdade necessária para a criação de novas oportunidades de negócio. É evidente que os negócios estão cada vez mais dependentes das tecnologias e estas precisam estar de tal forma a proporcionar confidencialidade, integridade e disponibilidade – que conforme (NBR 17799, 2003; Krause e Tipton, 1999; Albuquerque e Ribeiro, 2002), são os princípios básicos para garantir a segurança da informação – das informações:

Segurança da Informação e seus Critérios Confidencialidade A informação somente pode ser acessada por pessoas explicitamente autorizadas; É a proteção de sistemas de informação para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso ao mesmo. O aspecto mais importante deste item é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas. Disponibilidade A informação ou sistema de computador deve estar disponível no momento em que a mesma for necessária; Integridade A informação deve ser retornada em sua forma original no momento em que foi armazenada; É a proteção dos dados ou informações contra modificações intencionais ou acidentais não-autorizadas.

Segurança da Informação e seus Critérios O item integridade não pode ser confundido com confiabilidade do conteúdo (seu significado) da informação. Uma informação pode ser imprecisa, mas deve permanecer integra (não sofrer alterações por pessoas não autorizadas).

Segurança da Informação e seus Critérios Para uma informação ser considera segura, o sistema que o administra ainda deve respeitar: Autenticidade Garante que a informação ou o usuário da mesma é autêntico; Atesta com exatidão, a origem do dado ou informação. Não repúdio Não é possível negar (no sentido de dizer que não foi feito) uma operação ou serviço que modificou ou criou uma informação; Não é possível negar o envio ou recepção de uma informação ou dado;

Segurança da Informação e seus Critérios Legalidade Garante a legalidade (jurídica) da informação; Aderência de um sistema à legislação; Característica das informações que possuem valor legal dentro de um processo de comunicação, onde todos os ativos estão de acordo com as cláusulas contratuais pactuadas ou a legislação política institucional, nacional ou internacional vigentes.

Segurança da Informação e seus Critérios Privacidade – Foge do aspecto de confidencialidade, pois uma informação pode ser considerada confidencial, mas não privada. Uma informação privada deve ser vista / lida / alterada somente pelo seu dono. Garante ainda, que a informação não será disponibilizada para outras pessoas (neste é caso é atribuído o caráter de confidencialidade a informação); É a capacidade de um usuário realizar ações em um sistema sem que seja identificado.

Segurança da Informação e seus Critérios Auditoria – Rastreabilidade dos diversos passos que um negócio ou processo realizou ou que uma informação foi submetida, identificando os participantes, os locais e horários de cada etapa. Auditoria em software significa uma parte da aplicação, ou conjunto de funções do sistema, que viabiliza uma auditoria; Consiste no exame do histórico dos eventos dentro de um sistema para determinar quando e onde ocorreu uma violação de segurança.

Segurança da Informação e seus Critérios Em (Stoneburner, 2001) é sugerido que a segurança somente é obtida através da relação e correta implementação de 4 princípios da segurança: confidencialidade, integridade, disponibilidade e auditoria. A próxima figura ilustra a relação dos princípios para a obtenção da segurança da informação.

Segurança da Informação e seus Critérios A confidencialidade é dependente da integridade se a integridade de um sistema for perdida, os mecanismos que controlam a confidencialidade não são mais confiáveis. A integridade é dependente da confidencialidade se alguma informação confidencial for perdida (senha de administrador do sistema, por exemplo) os mecanismos de integridade podem ser desativados. Auditoria e disponibilidade são dependentes da integridade e confidencialidade estes mecanismos garantem a auditoria do sistema (registros históricos) e a disponibilidade do sistema (nenhum serviço ou informação vital é alterado).