Tipos de prova (objetivas e discursivas) A interdisciplinaridade como elemento articulador Os PCN’s como eixo norteador A experiência da Unicamp Prof. Maurício Kleinke Coordenador de Pesquisa Pró Reitoria de Graduação – Comvest Rio Quente, Goiás, 20 de maio de 2007 kleinke@comvest.unicamp.br
Objetivas Discursivas
Testes referenciados à normal Vestibulares
Vestibulares É uma avaliação que frustra dois grupos: Os professores, que se esforçaram para ensinar conhecimentos e habilidades que são (em geral) distintos dos avaliados nesses exames Sempre que um grupo de estudantes estiver acima da média, outro grupo estará abaixo da média.
Objetivas ou discursivas Provas de múltipla escolha fazem com que o aluno procure apenas (apesar de demandar muito esforço intelectual) a resposta correta. Provas com questões abertas permitem ao candidato desenvolver raciocínio e espírito crítico em relação à resposta.
Objetivas ou discursivas Os educadores em geral acreditam de forma intuitiva que questões abertas permitem avaliar processos cognitivos mais elevados. Impacto das questões dissertativas no formato educacional do ensino médio (Unicamp)
Tamanho do Vestibular Unicamp – da ordem de 50 mil candidatos Limite para corrigir de forma razoável uma prova dissertativa Correção não pode durar mais que duas a três semanas Bancas muito grandes desenvolvem grades próprias, são “seres vivos”!
Custo das provas Exames de acompanhamento das escolas Estimativa de custos entre 2002-2008 pelo General Accounting Office, EUA Tipo de prova 109 US$ Múltipla escolha 1.9 Dissertativas curtas 3.9 Dissertativas longas 5.3
Avaliação e discriminação Objetiva Permite o acerto ao acaso Grande número de questões Maior variabilidade de assuntos e tópicos Discursiva Permite uma avaliação parcial da resposta Número pequeno de questões Alguns assuntos não aparecem nas provas
Avaliação e discriminação Primeira Fase, Questões Gerais, V2007
Questões Discursivas Desvantagem principal: Formato atual da Unicamp Requer correção humana Formato atual da Unicamp Dupla correção cega Terceira correção Acompanhamento estatístico diário do desempenho do corretor
Provas com maior dificuldade de correção – Vestibular Unicamp 2008 Divergência de 1 ponto (%) Divergência >1 ponto Geografia 26,0 2,6 Língua Portuguesa 25,7 2,3 História 21,2 2,5 Ciências Biológicas 17,5 1,6 Inglês 14,2 1,4 Química 9,4 Matemática 7,0 Física 5,4 0,8 Notas entre 0 e 4 pontos
Índices de Discriminação e de Facilidade Índice de Facilidade (IF) Média das notas renormalizadas em uma escala entre 0 e 1. Índice de Discriminação (ID) Diferença entre o IF do grupo superior (27%) e do grupo inferior (27%) ID= IFSUPERIOR - IFINFERIOR
Provas que melhor discriminam Vestibular Unicamp 2008 Nota Média Desvio Padrão IF ID Física 4,7 2,7 0,47 0,61 Matemática 3,8 2,2 0,38 0,49 Ciências Biológicas 5,0 2,0 0,50 0,43 Química 1,9 0,42 Inglês 6,0 0,32 Geografia 4,6 1,3 0,46 0,24 Língua Portuguesa 0,51 0,22 História 2,9 0,30 0,20
Inter-disciplinaridade Disciplinas Inter-disciplinaridade Contextualização
Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade (Olga Pombo) Intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências. Esta cooperação tem como resultado um enriquecimento recíproco (Piaget). Cooperação de várias disciplinas científicas no exame de um mesmo e único objeto (Marion). Transferência de problemática, conceitos e métodos de uma disciplina para outra (Thom).
Interdisciplinaridade nos PCNs+ A forma mais direta e natural de se convocar temáticas interdisciplinares é simplesmente examinar o objeto de estudo disciplinar em seu contexto real, não fora dele.
Primeira Fase Vestibular Unicamp Toda a prova discorre sobre o mesmo tema Descobrimento do Brasil, saúde, agricultura, fronteiras, rádio, etc. A coletânea de textos é utilizada para a redação e também nas questões É uma prova com questões contextualizadas
Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008
Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008 Incidência de dengue por 10.000 habitantes
Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008 Incidência de dengue por km2 Avaliar o esboço de um gráfico só é possível em uma questão dissertativa
efeito na seleção das questões contextualizadas
Estudo de caso: Primeira Fase, Vestibular 2008
Item a) A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato estrela Nota Média Pública : 1,8 Privada : 1,5 Indicadores (Distâncias em desvio-padrão) Cursinho : 0,12 (pequena) Mãe com EM : -0,05 (trivial, nula) Pública/privada : 0,07 (trivial, nula)
Item b) Exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e crescimento por ecdise. Nota Média Pública : 2,0 Privada : 4,1 Indicadores (Distâncias em desvio-padrão) Cursinho : 0,28 (pequena) Mãe com EM : 0,30 (pequena) Pública/privada : -0,50 (moderada)
Capital Cultural e desempenho no Vestibular Capacidade de leitura, espírito crítico e o uso de processos cognitivos mais elaborados depende de formação familiar, de Capital Cultural
Capital Cultural e desempenho no Vestibular Primeira Fase, Questões Gerais, V2008, 44038 candidatos
O Futuro Vestibular Unicamp: Três provas (2ª Fase): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Algoritmos computacionais e Artes seriam solicitados na prova sobre Linguagens Matemática permearia todas as provas Ainda em processos de discussão...
Para pensar As questões abertas são mais bem vistas pelos professores e educadores A correção das questões abertas é cara e difícil A contextualização irá definir (em parte) qual grupo apresentará melhor desempenho Questões de fato interdisciplinares podem apresentar duas (ou mais) respostas corretas, em áreas do conhecimento distintas