Tipos de prova (objetivas e discursivas)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Reorientação curricular
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Edital de Credenciamento de Instituições Públicas de Educação Superior
Encontro com Pais e Educadores Ensino Médio
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Oficina de Apropriação de Resultados
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Cálculo do Argumento Como é feito?.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será utilizado por todas as 59 universidades federais do país. A entrada em 30 delas será exclusivamente pela.
Apropriação de resultados SADEAM 2012
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
UFSCAR CAMPIS: SÃO CARLOS ARARAS SOROCABA.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Prof. Esp. Marcelo Valente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Prof.ª Irislane Figueiredo
METODOLOGIAS ATIVAS.
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Perguntas de Modelação
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar 04 e 05
PREG/UFSC – BRASIL, SC, OUTRAS IES PÚBLICAS: MATRÍCULAS, VAGAS, EGRESSOS e ACESSO MUDANÇAS 2010/11 MEC 2009: ampliar expressivamente as vagas nas IES públicas,
MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar? PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada.
Câmpus Experimentais São Paulo São José dos Campos Guaratinguetá Botucatu Assis Bauru Marília Araçatuba São José do Rio Preto Ilha Solteira Rio Claro.
ENSINO MÉDIO ENSINO MÉDIO o objetivo principal é preparar o aluno para o vestibular/Enem sem a necessidade de cursinho ou aulas particulares extras.
Noções de Estatística - I
Os PCN e o Ensino Médio.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PROJOVEM URBANO PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO (PPI)
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Área de Ciências da Natureza
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
MAPA DE HABILIDADES.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

Tipos de prova (objetivas e discursivas) A interdisciplinaridade como elemento articulador Os PCN’s como eixo norteador A experiência da Unicamp Prof. Maurício Kleinke Coordenador de Pesquisa Pró Reitoria de Graduação – Comvest Rio Quente, Goiás, 20 de maio de 2007 kleinke@comvest.unicamp.br

Objetivas Discursivas

Testes referenciados à normal Vestibulares

Vestibulares É uma avaliação que frustra dois grupos: Os professores, que se esforçaram para ensinar conhecimentos e habilidades que são (em geral) distintos dos avaliados nesses exames Sempre que um grupo de estudantes estiver acima da média, outro grupo estará abaixo da média.

Objetivas ou discursivas Provas de múltipla escolha fazem com que o aluno procure apenas (apesar de demandar muito esforço intelectual) a resposta correta. Provas com questões abertas permitem ao candidato desenvolver raciocínio e espírito crítico em relação à resposta.

Objetivas ou discursivas Os educadores em geral acreditam de forma intuitiva que questões abertas permitem avaliar processos cognitivos mais elevados. Impacto das questões dissertativas no formato educacional do ensino médio (Unicamp)

Tamanho do Vestibular Unicamp – da ordem de 50 mil candidatos Limite para corrigir de forma razoável uma prova dissertativa Correção não pode durar mais que duas a três semanas Bancas muito grandes desenvolvem grades próprias, são “seres vivos”!

Custo das provas Exames de acompanhamento das escolas Estimativa de custos entre 2002-2008 pelo General Accounting Office, EUA Tipo de prova 109 US$ Múltipla escolha 1.9 Dissertativas curtas 3.9 Dissertativas longas 5.3

Avaliação e discriminação Objetiva Permite o acerto ao acaso Grande número de questões Maior variabilidade de assuntos e tópicos Discursiva Permite uma avaliação parcial da resposta Número pequeno de questões Alguns assuntos não aparecem nas provas

Avaliação e discriminação Primeira Fase, Questões Gerais, V2007

Questões Discursivas Desvantagem principal: Formato atual da Unicamp Requer correção humana Formato atual da Unicamp Dupla correção cega Terceira correção Acompanhamento estatístico diário do desempenho do corretor

Provas com maior dificuldade de correção – Vestibular Unicamp 2008 Divergência de 1 ponto (%) Divergência >1 ponto Geografia 26,0 2,6 Língua Portuguesa 25,7 2,3 História 21,2 2,5 Ciências Biológicas 17,5 1,6 Inglês 14,2 1,4 Química 9,4 Matemática 7,0 Física 5,4 0,8 Notas entre 0 e 4 pontos

Índices de Discriminação e de Facilidade Índice de Facilidade (IF) Média das notas renormalizadas em uma escala entre 0 e 1. Índice de Discriminação (ID) Diferença entre o IF do grupo superior (27%) e do grupo inferior (27%) ID= IFSUPERIOR - IFINFERIOR

Provas que melhor discriminam Vestibular Unicamp 2008 Nota Média Desvio Padrão IF ID Física 4,7 2,7 0,47 0,61 Matemática 3,8 2,2 0,38 0,49 Ciências Biológicas 5,0 2,0 0,50 0,43 Química 1,9 0,42 Inglês 6,0 0,32 Geografia 4,6 1,3 0,46 0,24 Língua Portuguesa 0,51 0,22 História 2,9 0,30 0,20

Inter-disciplinaridade Disciplinas Inter-disciplinaridade Contextualização

Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade (Olga Pombo) Intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências. Esta cooperação tem como resultado um enriquecimento recíproco (Piaget). Cooperação de várias disciplinas científicas no exame de um mesmo e único objeto (Marion). Transferência de problemática, conceitos e métodos de uma disciplina para outra (Thom).

Interdisciplinaridade nos PCNs+ A forma mais direta e natural de se convocar temáticas interdisciplinares é simplesmente examinar o objeto de estudo disciplinar em seu contexto real, não fora dele.

Primeira Fase Vestibular Unicamp Toda a prova discorre sobre o mesmo tema Descobrimento do Brasil, saúde, agricultura, fronteiras, rádio, etc. A coletânea de textos é utilizada para a redação e também nas questões É uma prova com questões contextualizadas

Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008

Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008 Incidência de dengue por 10.000 habitantes

Primeira Fase Vestibular Unicamp 2008 Incidência de dengue por km2 Avaliar o esboço de um gráfico só é possível em uma questão dissertativa

efeito na seleção das questões contextualizadas

Estudo de caso: Primeira Fase, Vestibular 2008

Item a) A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato estrela Nota Média Pública : 1,8 Privada : 1,5 Indicadores (Distâncias em desvio-padrão) Cursinho : 0,12 (pequena) Mãe com EM : -0,05 (trivial, nula) Pública/privada : 0,07 (trivial, nula)

Item b) Exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e crescimento por ecdise. Nota Média Pública : 2,0 Privada : 4,1 Indicadores (Distâncias em desvio-padrão) Cursinho : 0,28 (pequena) Mãe com EM : 0,30 (pequena) Pública/privada : -0,50 (moderada)

Capital Cultural e desempenho no Vestibular Capacidade de leitura, espírito crítico e o uso de processos cognitivos mais elaborados depende de formação familiar, de Capital Cultural

Capital Cultural e desempenho no Vestibular Primeira Fase, Questões Gerais, V2008, 44038 candidatos

O Futuro Vestibular Unicamp: Três provas (2ª Fase): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Algoritmos computacionais e Artes seriam solicitados na prova sobre Linguagens Matemática permearia todas as provas Ainda em processos de discussão...

Para pensar As questões abertas são mais bem vistas pelos professores e educadores A correção das questões abertas é cara e difícil A contextualização irá definir (em parte) qual grupo apresentará melhor desempenho Questões de fato interdisciplinares podem apresentar duas (ou mais) respostas corretas, em áreas do conhecimento distintas