LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE Ensino Médio - 3ª Série ABSTRACIONISMO
ARTE, 3ª Série Abstracionismo Imagem: Wassily Kandinsky, Transverse Line, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/transverse-line-1923
A Arte Abstrata ou Abstracionismo é geralmente entendida como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não apresenta objetos próprios da realidade concreta exterior.
Essa arte surgiu a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. (1) Imagem: Wassily Kandinsky, Black and Violet, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-and-violet-1923
A expressão também pode ser usada para se referir especialmente à arte produzida no início do século XX, por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.
ABSTRACIONISMO SENSÍVEL OU INFORMAL Imagem: Wassily Kandinsky, Composition VIII, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/composition-viii-1923
O Abstracionismo Sensível ou Informal se inspirou no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma necessidade interior, tendo sido influenciado fortemente pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter. O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes são bem patentes. Além disso, a linha de contorno se sobressai nessa arte nitidamente não figurativa. (2)
O abstracionismo procura uma aproximação com a música, transformando a expressividade dos sons em linguagem artística. Imagem: Wassily Kandinsky,On White II, 1923 / www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/on-white-ii-1923
Transformando mancha de cor e linhas em ideias e simbolismo subjetivos. Imagem: Wassily Kandinsky, In Blue, 1925 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/in-blue-1925
Imagem: Wassily Kandinsky, Composition X, 1939 / http://www
WASSILY KANDINSKY Imagem: Gabriele Münter, Retrado de Wassily Kandinsky / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky
Wassily Kandinsky foi o mentor desse gênero Wassily Kandinsky foi o mentor desse gênero. Em suas obras ele utilizou cores puras em pinceladas rápidas, tensas e violentas. Kandinsky expressava através de cores, linhas, formas, textura a sua imaginação, sem retratar nada visível ou do mundo real. (3)
No Quadrado Negro (1923) – Trabalho representativo da fase em que, na década de 1920, Kandinsky passa a utilizar elementos geométricos. (4) Imagem: Wassily Kandinsky, Black Frame, 1922 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-frame-1922
WASSILY KANDINSKY (1866-1944) Tirou da arte a sua obrigatoriedade de representação da realidade, inaugurando o ciclo abstracionista com sua primeira aquarela abstrata (1910). Alguns artistas já haviam feito experimentos com a dissolução de imagens, mas Kandinsky foi o mais consistente e lógico na busca de um modo de expressão não figurativa. (5)
ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO Foca na racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. Imagem: Piet Mondrian, Composition with large red plane yellow black gray and blue, 1921 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-with-large-red-plane-yellow-black-gray-and-blue-1921
Divide-se em duas corrente: Neoplasticismo; Piet Mondrian Suprematismo. Malevich Imagens (a): Piet Mondrian, Composition A, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-a-1923. (b) Kazimir Malevich, Suprematism, 1915 / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1915-1
Piet Mondrian Imagem: Piet Mondrian, Autorretrato, 1900 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian
Pieter Cornelis Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) Conhecido como Piet Mondrian, Pieter Cornelis Mondrian foi um pintor holandês modernista.
NEOPLASTICISMO Seu criador foi Piet Mondrian. Nas obras de dele, as cores e as formas são organizadas de maneira que a composição resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica. Linhas verticais e horizontais e as cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo reto é o símbolo do movimento. (6)
pretende a universalidade e a permanência. Sua característica é a busca de objetividade, é o desejo de declarar-se anti-individualista; pretende a universalidade e a permanência. Imagem: Piet Mondrian, Composition C no III with red yellow and blue, 1935 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-c-no-iii-with-red-yellow-and-blue-1935
Kazimir Malevitch Imagem: Kazimir Malevich, Autorretrato / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich,
Pintor e projetista russo (23/2/1878-15/5/1935), Malevitch foi reconhecido como um dos precursores da arte abstrata geométrica. Ele nasceu em Kiev, na Ucrânia, onde estudou pintura. Seguiu o estilo pós-impressionista no início da carreira, mas, por volta de 1912, passou a compor imagens em estilo geométrico e pinturas de inspiração cubista, como O Amolador de Facas (1912).
SUPREMATISMO É uma pintura com base em forma geométrica plana, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo, círculo, triangulo e cruz. (6) Imagem: Kazimir Malevich, Suprematism, 1916 / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1916-1#close
JACKSON POLLOCK Imagem: Jackson Pollock, Alchemy, 1947 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/alchemy-1947#close
JACKSON POLLOCK (1912-1956), pintor americano, introduziu nova modalidade na técnica – o gotejamento (dripping) – a qual as tintas escorrem de recipientes furados intencionalmente, numa execução veloz, com gestos bruscos e impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfície escolhida com resultados extraordinários e fantásticos, algumas vezes realizados diante do público. (6)
ACTION PAINTING OU PINTURAGESTUAL Criada por Jackson Pollock, nos anos de 1947 a 1950, faz parte da Arte Abstrata Americana. Imagem: Jackson Pollock, Number 8 (detalhe), 1949 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-8-detail
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA Compreensão da pintura como meio de emoções intensas; execução cheia de violência e agressividade, espontaneidade e automatismo; destruição dos meios tradicionais de execução (pinceis – trincha- espátula); (6)
Técnica Pintura direta na parede ou no chão, em tela enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia e vidro moído. (6) Imagem: Jackson Pollock, Number 3, 1948 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-3-1948
Imagem: Jackson Pollock, Number 6, 1949 / http://www. wikipaintings
Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata http://www.slideshare.net/ArtesElisa/1o-bimestre-a-arte-da-primeira-metade-do-sculo-xxexpressionismofauvismocubismoabstracionismosurrealismodadaismo http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1274 http://elchistoria.blogs.sapo.pt/15604.html http://graficaverdana.com.br/cultura/?p=1425 http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kandinsky/152845.html http://www.historiadaarte.com.br/linha/abstracionismo.html
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2 Wassily Kandinsky, Transverse Line, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/transverse-line-1923 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/transverse-line-1923 09/05/2012 4 Wassily Kandinsky, Black and Violet, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-and-violet-1923 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-and-violet-1923 6 Wassily Kandinsky, Composition VIII, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/composition-viii-1923 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/composition-viii-1923 8 Wassily Kandinsky,On White II, 1923 / www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/on-white-ii-1923 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/on-white-ii-1923 9 Wassily Kandinsky, In Blue, 1925 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/in-blue-1925 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/in-blue-1925 10 Wassily Kandinsky, Composition X, 1939 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/composition-x-1939#close http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/composition-x-1939#close 11 Gabriele Münter, Retrado de Wassily Kandinsky / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 13 Wassily Kandinsky, Black Frame, 1922 / http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-frame-1922 http://www.wikipaintings.org/en/wassily-kandinsky/black-frame-1922 09/05/2012 15 Piet Mondrian, Composition with large red plane yellow black gray and blue, 1921 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-with-large-red-plane-yellow-black-gray-and-blue-1921 http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-with-large-red-plane-yellow-black-gray-and-blue-1921 16a Piet Mondrian, Composition A, 1923 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-a-1923 http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-a-1923 16b Kazimir Malevich, Suprematism, 1915 / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1915-1 http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1915-1 17 Piet Mondrian, Autorretrato, 1900 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian 20 Piet Mondrian, Composition C no III with red yellow and blue, 1935 / http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-c-no-iii-with-red-yellow-and-blue-1935 http://www.wikipaintings.org/en/piet-mondrian/composition-c-no-iii-with-red-yellow-and-blue-1935
Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 21 Kazimir Malevich, Autorretrato / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich 09/05/2012 23 Kazimir Malevich, Suprematism, 1916 / http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1916-1#close http://www.wikipaintings.org/en/kazimir-malevich/suprematism-1916-1#close 24 Jackson Pollock, Alchemy, 1947 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/alchemy-1947#close http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/alchemy-1947#close 26 Jackson Pollock, Number 8 (detalhe), 1949 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-8-detail http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-8-detail 28 Jackson Pollock, Number 3, 1948 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-3-1948 http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-3-1948 29 Jackson Pollock, Number 6, 1949 / http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-6-1949 http://www.wikipaintings.org/en/jackson-pollock/number-6-1949