Por que o LSD causa alucinações nas pessoas?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA AO ÁLCOOL
Advertisements

SISTEMA NERVOSO.
O PAPEL DA ONDANSETRONA NA SII
DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
DEPENDÊNCIAS.
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
SISTEMA NERVOSO.
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Ecstasy (Êxtase) Sintetizada e patenteada em 1914 por um laboratório alemão. Droga conhecida como MetilenodioxiMetAnfetamina (MDMA), desenvolvida para.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
E.E Camilo Bonfim Tema:Ecstasy. Disciplina:Ciências da Natureza
O que é LSD? LSD ou LSD-25 é uma substância sintética produzida em laboratório. Nome científico: dietilamida do ácido lisérgico. É classificada como droga.
O QUE É O LSD? O LSD, dietilamida de ácido lisérgico, é uma droga encontrada em um fungo presente no centeio. O LSD tem coloração clara ou branca. Foi.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
RISCO DE SUICÍDIO, AVALIAÇÃO E MANEJO
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!
Alcoolismo.
Componentes do Sistema Nervoso Central
Centro de comando corporal
Drogas Drogas Alucinogéneas.
Como eu trato DQ Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
DIRETRIZES SOBRE COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS
Funções Nitrogenadas Prof:Lisandra C. Amaral.
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
OS JOVENS E AS DROGAS.
SISTEMA NERVOSO.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
MEDICINA EM EMERGÊNCIA DO
Trabalho de Informatica
Alexandre de Araújo Pereira
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Funcionamento Global do Cérebro Humano
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Saúde direito universal
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Drogas Alucinógenas (LSD)
Toxicofilias Conceito objetivos.
Farmacologia da Cannabis sativa
Nutrição e o Cérebro.
ESQUIZOFRENIA.
VIVÊNCIAS PSICOPATOLÓGICAS
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
OS SENTIDOS PALADAR.
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Transcrição da apresentação:

Por que o LSD causa alucinações nas pessoas? Augusto Guimarães, Gabriel Almeida, Miguel Matarazzo, Tomaz Seincman, Ricardo Romano

Perturbadores do sistema nervoso central O que são? Perturbadores são substancias sintéticas (produzidas em laboratório) capazes de produzir efeitos alucinógenos nos usuários, ou seja, elas sao capazes de alterar a percepção de mundo dos usuários os tornando completamente alienados a realidade. O LSD-25 (abreviação de dietilamina do ácido lisérgico) é, talvez, a mais potente droga alucinógena existente. a ingestão de apenas algumas micro gramas já e o suficientes para produzir alucinações no ser humano.

LSD: história e definição LSD foi sintetizado pela primeira vez em 7 de abril de 1938 pelo químico suíço Dr. Albert Hofmann nos Laboratórios Sandoz em Basel, Suíça, como parte de um grande programa de pesquisa de derivados úteis para a medicina. O químico foi o primeiro a experimentar os efeitos alucinógenos da droga: http://www.youtube.com/watch?v=Zzq_sBsjbAU Inicialmente, foi utilizado como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais. Com o movimento hippie começa a ser utilizado de forma recreativa e provoca grande agitação nos Estados Unidos. O consumo do LSD difunde-se nos meios universitários norte-americanos, grupos de música pop, ambientes literários, etc. Nos dias de hoje ele e principalmente usado em festas raves e movimentos desse tipo

Efeitos Psicológicos Os efeitos do LSD variam de acordo com: Personalidade do usuário Contexto (ambiente e sentimentos) Qualidade da droga O Uso da droga pode levar a provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial , flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, pânico, ansiedade, depressão, psicose por "má viagem” etc.

Efeitos no Organismo O LSD-25 tem poucos efeitos no resto do corpo. Logo de início, 10 a 20 minutos após tomá-lo, acontecem algumas alterações: Pulso Pupilas Sudoração Excitação Intoxicações/convulsões e danos ao organismo

Como age no Cérebro O LSD provavelmente afeta os receptores 2A de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor com um papel na comunicação do humor e da consciência. Esses receptores aparecem em muitos locais do cérebro, incluindo várias áreas do córtex (responsável pela percepção sensorial), e o tálamo (região interior responsável por suprir o córtex com mensagens, assim como pela regulação do estado de alerta e atenção). Neurônios Piramidais da coluna V são as células mais afetadas. Esses neurônios fazem a ponte entre o córtex cerebral, que comanda a consciência e regiões que coordenam percepções e movimentos. Basicamente a droga faz com que o usuário perca qualquer tipo de percepção de mundo, liberando o inconsciente e causando alucinações.

Efeitos tóxicos O uso do LSD não apresenta nenhum efeito tóxico para o organismo. Por outro lado, ele pode acarretar perturbação psíquica, como por exemplo a perda da habilidade de perceber e avaliar situações comuns de perigo. Isto ocorre, por exemplo, quando a pessoa se julga capaz de realizar ações impossíveis como voar ou andar sobre a água. E ainda ha o risco de que essas alterações na psique sejam irreversíveis ou voltem, com os chamados flashbacks, quando semanas ou até meses após uma experiência com LSD, a pessoa repentinamente passa a ter todos os sintomas psíquicos daquela experiência anterior e isto sem ter tomado de novo a droga

Causa dependência? O LSD não leva, geralmente, a estados de dependência física e não há descrição de caso de síndrome de abstinência se um usuário crônico para de usar a droga. Por outro lado, o LSD, assim como outras drogas alucinógenas, pode provocar dependência psíquica ou psicológica, uma vez que a pessoa que habitualmente faz uso destas substâncias como um meio de se alienar dos problemas da vida e se refugiar no paraíso da droga.

Conclusão O LSD e uma droga alucinógena que age em diferentes receptores e transmissores cerebrais fazendo com que o usuário perca totalmente a noção de tempo e espaço e passe a enxergar o mundo por meio do seu inconsciente. A droga funciona como uma espécie de inibidor do consciente e libertador do inconsciente levando, em alguns casos, a transformar o usuário em psicótico.