DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
Instituições /Outros órgãos da União Europeia
Países Europeus e as suas Capitais
Competências e interligação
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Estatuto jurídico dos estrangeiros
DIREITO DE IMIGRAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA
Autorização de Residência (DL 244/98
O reagrupamento familiar dos imigrantes
Categorias de Estrangeiros
A questão da regulação da Internet
Seremos Realmente Cidadãos Europeus?
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Tratado de Maastricht.
DIREITO COMUNITÁRIO DIREITO COMUNITÁRIO: perspectivas comparadas Profa. Paula Wojcikiewicz Almeida.
Cidadania e Empregabilidade
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
© Setembro, 2009 CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA Fonte: Portal da Saúde, CE-Emprego, Assuntos Sociais e igualdade de OportunidadesPortal da SaúdeCE-Emprego,
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
Maio de 2011.
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
“ “Europa para Todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
A IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL E NA EUROPA
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
Assembleia da república
A EUROPA DOS 28.
O Tratado da União Europeia
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
A cidadania europeia.
Este trabalho foi realizado por:
2011 Ano Europeu do Voluntariado C idadania E uropeia A tiva Maio de 2011.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Tratados da União Europeia
Afirmação da União Europeia no Mundo
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Cozinheiros Da Economia
TRIBUNAL DE JUSTIÇA Sede: Luxemburgo. Tribunal de Justiça (1) Composição e Estatuto Constituído por 27 JUÍZES, um por cada estado-membro, nomeados, de.
+19 Decembro 2014 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador 0 para -20 Indicador < -20 Total da UE: +5 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador.
Perspectiva Histórica
O que é o Subsídio Social Extraordinário?
Desafios da União Europeia na Atualidade
Os diferentes níveis de desenvolvimento
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
Como funciona a União Europeia
UNIÃO EUROPÉIA.
A construção da Cidadania Europeia
O Município de Santarém cria o Cartão Sénior Municipal como forma de apoio às dificuldades sócio económicas da população idosa do concelho de Santarém.
União Europeia Sílvia Neto.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,19.
ERASMUS E CIDADANIA EUROPEIA Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade do Porto 12 de março de 2013 Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS

A Livre Circulação de Pessoas A Capacidade Eleitoral A CIDADANIA EUROPEIA FOI INSTITUÍDA PELO TRATADO DE MAASTRICHT, EM 1992, E CONFERE DIREITOS E DEVERES AOS CIDADÃOS DA UNIÃO EUROPEIA. A Livre Circulação de Pessoas A Capacidade Eleitoral O Direito à Protecção Diplomática e o Direito de Petição O Acesso ao Provedor de Justiça O Direito à Transparência A Protecção dos Dados O Direito dos Consumidores

A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS Os cidadãos da UE podem: Viver, Trabalhar, Estudar e Viajar em todo o espaço comunitário Restrições à liberdade de circulação: estes direitos só podem ser limitados por razões de ordem, segurança e/ou saúde pública.

Residir noutro país da UE Enquanto nacional de um dos países da União poderá residir em qualquer ponto do seu território, independentemente da sua situação profissional, social e económica nos seguintes casos: Passar férias; Ser destacado pela empresa onde trabalha para exercer funções, permanentes ou temporárias, noutro Estado-Membro; Ser estudante, reformado ou inactivo. A família de um nacional de um Estado-Membro também beneficia do mesmo direito de residência, independentemente da nacionalidade dos membros que a compõem.

Sim, desde que esteja recenseado no concelho de Faro UM CIDADÃO DE NACIONALIDADE FRANCESA PODE CANDIDATAR-SE À CÂMARA MUNICIPAL DE FARO? Sim, desde que esteja recenseado no concelho de Faro

PODE UM PORTUGUÊS RESIDENTE EM ITÁLIA CANDIDATAR-SE AO PARLAMENTO EUROPEU? Sim

NUM PAÍS TERCEIRO, POSSO RECORRER A UMA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DE UM OUTRO ESTADO-MEMBRO? Sim, desde que não exista representação diplomática portuguesa

POSSO APRESENTAR UMA QUEIXA CONTRA UMA MÁ DECISÃO DA COMISSÃO EUROPEIA? Pode, em determinadas situações, apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça Europeu Quem pode recorrer ao Provedor de Justiça Europeu?

ENQUANTO CIDADÃO, TENHO O DIREITO DE ACEDER A DOCUMENTOS PROVENIENTES DAS INSTITUIÇÕES? Sim, com algumas restrições

SE UM CIDADÃO FORNECER OS SEUS DADOS NUMA COMPRA, A EMPRESA PODE UTILIZÁ-LOS PARA OUTRA FINALIDADE? Não, porque o cidadão tem de ser informado quanto à finalidade da cedência

QUAIS SÃO OS MEUS DEVERES ENQUANTO CIDADÃO EUROPEU?