STE E RECURSOS MIDIÁTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Comunidades de Aprendizagem
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Portal do Professor SEED/MEC

Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Tutorial de utilização do
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Conectado com a Educação
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Jornal como Recurso Didático
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Formação de Tutores a Distância
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
STE-EECCB/2012 ESCOLA ESTADUAL CARLOS DE CASTRO BRASIL PROFª. MA. ELIZABETH DE LIMA GERENCIADORA DA STE.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Como elaborar um plano de aula
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

STE E RECURSOS MIDIÁTICOS ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CATARINA DE ABREU STE E RECURSOS MIDIÁTICOS

E.E.P.C.D.A RECURSOS

E.E.P.C.D.A RECURSOS

E.E.P.C.D.A RECURSOS

E.E.P.C.D.A RECURSOS

E.E.P.C.D.A Sugestões gravar os materiais da TV Escola, canais comerciais, canais da TV a cabo ou por satélite e planejar estratégias com o objetivo de inserir esses materiais e atividades que sejam dinâmicas e significativas; Apresentações - ex: ppt, pps, forshared,mediafire, slideshare, impress, power point; http://www.slideshare.net/ blog; https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&passive=1209600&continue=http://www.blogger.com/home&followup=http://www.blogger.com/home&ltmpl=start#s01 geogebra; (programa de geometria para realizar construções utilizando pontos, vetores, segmentos, retas etc...)

e-mail ou correio eletrônico www.hotmail.com www.yahoo.com.br E.E.P.C.D.A e-mail ou correio eletrônico www.hotmail.com www.yahoo.com.br www.gmail.com . Jogos educativos http://revistaescola.abril.com.br/jogos/ http://ludoeducativo.com.br/site/ hagáQuê - história em quadrinhos http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/explicacao.php?lang=pt-BR Hot Potatoes palavras cruzadas, questões e outros.

Imagens/figuras – adobe flash, photoshop, colour paint, paint; E.E.P.C.D.A Imagens/figuras – adobe flash, photoshop, colour paint, paint; pesquisas na internet; planilhas eletrônicas – excell, calc; portal dia a dia da educação; http://www.diaadia.pr.gov.br/index.php sons e vídeos; www.youtube.com http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt http://ares.softonic.com.br/download média player movie maker

objetos educacionais – régua e compasso; E.E.P.C.D.A objetos educacionais – régua e compasso; portal domínio público – livros; portal do professor – diversidade em aulas; pbwork; http://culturanateia.blogspot.com.br/2011/12/tecnologias-digitais-usadas-em-sala-de.html http://leivalem.pbworks.com/w/page/64964644/FrontPage webquest; http://www.webquestbrasil.org/criador/

Wiki – wikipédia, wikispaces. Word - writter ( Broffice); E.E.P.C.D.A Wiki – wikipédia, wikispaces. Word - writter ( Broffice); “São alguns exemplos de como podemos trabalhar com a tecnologia, existem muitas alternativas interessantes é só solicitar que te ajudo a melhorar a qualidade de sua aula” Progetec.

E.E.P.C.D.A REDES SOCIAIS Cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados: 1. Faça a mediação de grupos de estudo Convidar os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes - separados por turma ou por escolas em que você dá aulas -, pode ajudá-lo a diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já planejados para cada série.

E.E.P.C.D.A Os grupos no Facebook ou as comunidades do Orkut podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre professor e estudantes, mas lembre-se: você é o mediador das discussões propostas e tem o papel de orientar os alunos. Todos os participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links interessantes ou páginas de instituições que podem ajudar em seus estudos. "A colaboração entre os alunos proporciona o aprendizado fora de sala de aula e contribui para a construção conjunta do conhecimento" explica Spiess.

E.E.P.C.D.A 2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar. "Os alunos passam muitas horas nas redes sociais, por isso, é mais fácil eles pararem para ver conteúdos compartilhados pelo professor no ambiente virtual", diz Spiess.

E.E.P.C.D.A Esses recursos de apoio podem ser disponibilizados para os alunos nos grupos ou nos perfis sociais, mas não devem estar disponíveis apenas no Facebook ou no Orkut, porque alguns estudantes podem não fazer parte de nenhuma dessas redes. Para compartilhar materiais de apoio e exercícios sobre os conteúdos trabalhados em sala, é melhor utilizar espaços virtuais mais adequados, como a intranet da escola, o blog da turma ou do próprio professor.

3. Promova discussões e compartilhe bons exemplos E.E.P.C.D.A 3. Promova discussões e compartilhe bons exemplos Aproveitar o tempo que os alunos passam na internet para promover debates interessantes sobre temas do cotidiano ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais tímidos a manifestarem suas opiniões. Instigue os estudantes a se manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes, por exemplo. Essa pode ser uma boa forma de mantê-los em dia com as atualidades, sempre cobradas nos vestibulares.

4. Elabore um calendário de eventos E.E.P.C.D.A 4. Elabore um calendário de eventos No Facebook, por meio de ferramentas como "Meu Calendário" e "Eventos", você pode recomendar à sua turma uma visita a escola no contra turno. Esses calendários das redes sociais também são utilizados para lembrar os alunos sobre as entregas de trabalhos e datas de avaliações. Porém, vale lembrar: eles não podem ser a única fonte de informação sobre os eventos que acontecem na escola, em dias letivos. 

5. Organize um chat para tirar dúvidas E.E.P.C.D.A 5. Organize um chat para tirar dúvidas   Com alguns dias de antecedência, combine um horário com os alunos para tirar dúvidas sobre os conteúdos ministrados em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook, do Google Talk, do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam para conversar com a turma - mas essa não pode ser a única forma de auxiliá-los nas questões que ainda não compreenderam.

E.E.P.C.D.A A grande vantagem de fazer um chat para tirar dúvidas online é a facilidade de reunir os alunos em um mesmo lugar sem que haja a necessidade do deslocamento físico. "Assim que o tira dúvidas acaba, os alunos já podem voltar a estudar o conteúdo que estava sendo trabalhado", explica Spiess.

E.E.P.C.D.A Cuidados a serem tomados nas redes - Estabeleça previamente as regras do jogo Nos grupos abertos na internet, não se costuma publicar um documento oficial com regras a serem seguidas pelos participantes. Este "código de conduta" geralmente é colocado na descrição dos próprios grupos. "Conforme as interações forem acontecendo, as regras podem ser alteradas", diz Spiess. "Além disso, começam a surgir lideranças dentro dos próprios grupos, que colaboram com os professores na gestão das comunidades". Com o tempo, os próprios usuários vão condenar os comportamentos que considerarem inadequados, como alunos que fazem comentários que não são relativos ao que está sendo discutidos ou spams.

- Não exclua os alunos que estão fora das redes sociais E.E.P.C.D.A - Não exclua os alunos que estão fora das redes sociais Os conteúdos obrigatórios - como os exercícios que serão trabalhados em sala e alguns textos da bibliografia da disciplina - não podem estar apenas nas redes sociais (até mesmo porque legalmente, apenas pessoas com mais de 18 anos podem ter perfis na maioria das redes). "Os alunos que passam muito tempo conectados podem se utilizar desse álibi para convencer seus pais de que estão nas redes sociais porque seu professor pediu", alerta Betina.

E.E.P.C.D.A A mesma regra vale para as aulas de reforço. A melhor solução para esses casos é o professor fazer um blog e disponibilizar os materiais didáticos nele ou ainda publicá-los na intranet da escola para os alunos conseguirem acessar o conteúdo recomendado por meio de uma fonte oficial. Com relação aos pais, vale comunicá-los sobre a ação nas redes sociais durante as reuniões e apresentar o tipo de interação proposta com a turma. http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml http://canaldoensino.com.br/blog/50-razoes-para-usar-o-facebook-em-sua-sala-de-aula

Para refletir... “Nada desaparece tudo se reorganiza”. E.E.P.C.D.A Para refletir... “Nada desaparece tudo se reorganiza”. “Entender profundamente as novas práticas e construir novas formas de ensiná-las, sem esquecer que também no ensino muito do anterior sobreviverá no novo”

E.E.P.C.D.A Obrigada!!!