Breve História do Cotidiano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
Crise Feudal, Cruzadas e Renascimento Comercial e Urbano.
ARTE ROMÂNICA.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
O mundo do trabalho Idade média.
A Peste Negra.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Humanismo Século XV.
Feudalismo.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
A Formação da Europa Feudal
- IDADE MÉDIA – História Medieval
IDADE MÉDIA Entendendo melhor ....
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
(:Castelos medievais:)
RENASCIMENTO.
Conteúdo de História – 7º ano
A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Anna Lavínia Mirella Larissa
Capítulo 4 Baixa Idade Média
Cerimonial e Protocolo
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
TEMA 5: A SOCIEDADE FEUDAL
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Renascimento das cidades
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
O FEUDALISMO.
O século da fome, da guerra e da Peste
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Declínio da Idade Média
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
FEUDALISMO.
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
FEUDALISMO FEUDO.
Alta Idade Média Cap. 1.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
Principais tópicos da aula:
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
Breve História do Quotidiano
O Mundo na Idade Média Panorama Geral. A Baixa Idade Média: -
Feudalismo.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
Formação do feudalismo
Idade Média.
Revisão PG 2 7º ano- História.
Atividades de História
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Poder da Igreja na Idade Média
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
IDADE MÉDIA.
IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC XI – XV) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:  Decadência do feudalismo.  Estruturação do modo de produção capitalista.  Transformações.
Das inovações agrícolas a ascensão da burguesias
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

Breve História do Cotidiano Na Idade Média… Breve História do Cotidiano

O SEU LUGAR NO TEMPO A Idade Média é subdividida em três períodos: a Alta Idade Média que decorre do século V (queda do Império Romano) ao X; a Idade Média Clássica que se estende do século XI ao XIII; e a Baixa Idade Média, correspondente aos séculos XIV e XV (descoberta da América). O SEU LUGAR NO TEMPO

VIAGEM NO TEMPO…

CARACTERÍSTICAS … Perda da unidade política (vários estados: Portugal foi o 1º estado europeu a estabelecer-se com fronteiras, a partir do séc. XIII); Permanente estado de guerra (nos intervalos, os senhores entretinham-se com torneios de cavalaria e jogos bélicos e ainda na administração das suas terras cultivadas pelos servos que não tinham quaisquer direitos) Perda da unidade linguística (substituição do latim pelas diferentes línguas nacionais = literaturas nacionais); CARACTERÍSTICAS …

FEUDALISMO… sistema político, econômico e social; Sociedade Feudal : hierarquizada: Clero (padres, bispos, papa), Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), Servos (camponeses).

guerras constantes pela aquisição de territórios; A ARTE DA GUERRA

O PAPEL DO CLERO DEUS era a medida de todas as coisas: época teocêntrica. A FÉ influenciava o pensar e o viver medieval, ao nível: POLÍTICO: Poder do Papa sobre os estados (bula papal); Incentivo das guerras religiosas (Cruzadas). CULTURAL E ARTÍSTICO: fundou as primeiras escolas; os alunos aprendiam apenas a teoria (ESCOLÁSTICA – saber baseado na teoria e não na experimentação); a arquitectura virava-se para a construção de castelos e de catedrais; a pintura representava cenas relacionadas com Deus e com os Santos;

Sé Velha de Coimbra Castelo de Liechtenstein (Áustria) A ARQUITETURA

Tapeçaria: A Senhora e o Unicórnio Retábulo de Fra Filippo Lippi A PINTURA E A TAPEÇARIA

Nos afrescos, mosaicos haviam cenas relacionadas com as Escrituras e a vida dos Santos PINTURA

A ESCULTURA E A ARTE DO VITRAL Vitral: rosácea da janela principal da Sainte Chapelle, em Paris Escultura Religiosa A ESCULTURA E A ARTE DO VITRAL

O Feudo: unidade de produção Feudo: propriedade do senhor feudal que concedia a autorização de uso para a família do servo em troca do pagamento de obrigações; Instalações do feudo: castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção. O Feudo: unidade de produção

A vida dos Camponeses Trabalhavam para manter a nobreza e o clero Trabalhavam muito e eram mal pago, acreditando que, desta forma, mereceriam um lugar no céu; Trabalhavam do nascer ao pôr-do-sol, regressavam às casas feitas de madeira e lama.

O CORPO Pouca atenção dada ao corpo e à saúde; Os instintos eram reprimidos porque se consideravam pecado (condenação à fogueira daqueles que não seguiam estas regras); O vestuário era largo, de maneira a esconder a forma do corpo e os cabelos das mulheres deveriam ser cobertos porque eram considerados um símbolo de sensualidade e de tentação.

Camponeses trabalham na terra do senhor feudal

Brasão mostra cavaleiro andante, símbolo medieval no imaginário popular

A MORTE… Obsessão pela MORTE – esqueleto com foice que a todos ceifa Valorização da morte em combate pela fé cristã.

Em constante movimento por caminhos e estradas: mendigos, mercadores, peregrinos, estudantes, bandidos, cavaleiros sem senhores. Mulheres: submissão total ao marido Povo – cuidavam da horta, da alimentação dos animais, fiavam e teciam… Damas – estavam fechadas em casa, só saíam para casar (função principal). SOCIEDADE MEDIEVAL

Crise do Século XIV

Rebeliões camponesas marcaram o fim da Idade Média

Peste Negra

As consequências sociais, demográficas, econômicas, culturais e religiosas dessa grande calamidade que se abateu sobre os povos da Ásia e da Europa, foram imensas. As cidades e os campos ficaram despovoados; famílias inteiras se extinguiram; casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas, sem herdeiros legais;

a produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; houve escassez de alimentos e de bens de consumo; a nobreza se empobreceu; reduziram-se os efetivos militares e houve ascensão da burguesia que explorava o comércio. O poder da Igreja se enfraqueceu com a redução numérica do clero e houve sensíveis mudanças nos costumes e no comportamento das pessoas

Médico (usando máscara) que cuidava de doentes com a peste negra.