espécies ocorrem aqui e não ali?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

Oceanos e mares Professor Neno
O misterioso supercontinente
Trabalho de História Comunidades que habitavam a Amazônia
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
DERIVA DOS CONTINENTES
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
FILOGENIA HUMANA A PRIMEIRA DESCOBERTA DA AMÉRICA
O que é Biogeografia? Prof. Raul
Seleção Natural Evolução.
AULA 3 VT 1 A CRIAÇÃO DO HOMEM.
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
Por :Natania Nogueira Professora de História
Hipóteses e cientistas
Escalas, padrões e processos.
Teoria da Tectónica de Placas
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Quem sou eu? Ezequiel 36:26-27.
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Profetiza Ez. 37.
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Será que está preparado para enfrentar o “Quiz Bíblico” ?
Teoria da Tectónica de Placas
A Santificação das Águas
ANTIGA MESOPOTÂMIA.
O REINO DE DEUS.
Hebreus 7 A Aliança Superior
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Arca de Noé.
Prof. Everton da Silva Correa
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
“Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2:13).
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
BIOGEOGRAFIA.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
Europa: aspectos físicos
FIXISMO E TRANSIÇÃO PARA O EVOLUCIONISMO
CURSO BÍBLICO.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Ciências Naturais – 7.º ano
Dinâmica Interna da Terra.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Teoria da Deriva dos Continentes
BIOGEOGRAFIA Por que? Quem? Onde?.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Nada esteve tão próximo de Deus como esteve a bem- aventurada Virgem Maria... Haverá algo mais puro do que ela, mais perfeito?
Dispersão.
LIÇÃO 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO
Ciências Naturais – 7.º ano
continentes - argumentos
1. A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos.
Teoria da Deriva dos Continentes
Pré-História Brasileira Prof. Alan. Questionamentos: Como datar a Pré-História Brasileira? Podemos usar a teoria da origem da Escrita como marco de divisão?
Entra no Beagle… Vem investigar com o Mr. Darwin!.
UCB v Jesus a oferta “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que…” João 3:16.
Escalas, padrões e processos. I. Escalas e Padrões 1.1 Tamanho 1.2 Gradientes 1.3 Escalas espaciais 1.4 Áreas de transição 1.5 Endemismos II. Processos.
Pangeia Evolução Do Homem.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

espécies ocorrem aqui e não ali? Por que algumas espécies ocorrem aqui e não ali? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec. 12:7) “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão” (1Co. 11:8)

Biogeografia traducianista e o Gênesis

Existência do Universo, por obra da Criação Divina; Ordem; “Centro de criação” no Jardim do Éden, onde foram criados animais e plantas; Um só casal primordial, originador da espécie humana; “Centro de dispersão” da biota na narrativa do Dilúvio de Noé; Geração espontânea; Centro de dispersão e diferenciação de raças, na narrativa do Torre de Babel; Pangênese e herança dos caracteres adquiridos.

concepção do Universo entre os povos antigos

traducianista Armênia = ponto de discórdia na Biogeografia Noé não levou plantas dentro da arca (a não ser para alimentação) = GERAÇÃO ESPONTÂNEA???); Noé não levou peixes na arca, afinal são animais aquáticos!!! Animais e plantas mortos pela inundação originaram os fósseis!!! Armênia = ponto de discórdia na Biogeografia Seria possível aos animais uma diferenciação??? traducianista

Épico de Gilgamesh

"foi povoada toda a terra" (Gen. 9:19) A partir dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafet... -os descendentes de Jafet ocuparam a região setentrional da Eurásia; -os de Sem, a região central; -os de Cam, a parte meridional daquele continente, mais o norte da África. Como poderiam homens e animais terem chegado ao continente americano após sair da arca de Noé?

irradiação adaptativa Novo centro de origem e dispersão com diferenciação Pangênese e herança dos caracteres adquiridos

Santo Agostinho e as barreiras maniqueismo

X “A sua voz estende-se por toda a Terra e suas palavras até as extremidades do mundo.” (Salmo 18: 5) A palavra de Deus Não há seres humanos no lado oposto da Terra (antípodas) X O Hemisfério Sul é desabitado!!!!

anjos Zona tórrida

Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI A imunização do traducianismo bíblico Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI zona tórrida

Atlântida Francisco López de Gómara (1553) Bloco único continental “Parte intercontinental” que permitiu os homens e animais dispersarem-se para o Atlântico Girolamo Fracastoro (1530)

Girolamo Fracastoro Talvez haja chegado a vossos ouvidos o nome de Atlântida; pois provinha dessa antiga descendência racial (do rei Atlante). Também nós (os índios americanos), diz-se, saímos dessa estirpe, através de uma longa sucessão de gerações desse povo a um tempo feliz e querido dos deuses, enquanto seus maiores veneravam o céu e costumavam fazer aos deuses, piedosamente, gratas oferendas. Mas depois que os descendentes, com o fausto e os dissolutos costumes, começaram a ofender os deuses, tais e tantas calamidades os perseguiram; por essa causa, difícil serme-ia abarcá-la em meu relato. A ilha, então chamada Atlântida, do nome de um antigo rei, sacudida por um grande terremoto, afundou, tragada pelo oceano, que ela sulcava com seus navios, rainha da terra e do mar (apud Papavero, 1991, p. 53).

nada de Atlântida padre Joseph d’Acosta (1588) Ásia Casais transportados por Noé Estreito de Anian, mencionado por Marco Polo, hoje estreito de Bering

E as diferenças morfológicas grandes? Hibridação e “degeneração”

Walter Raleigh (1614): animais monstruosos na América do Sul Athanasius Kircher (1675): cópula promíscua (hibridação) e diferenciação=>camelopardo (girafa), camelo+pardal (avestruz)

Mundo pós-diluviano: o paraíso sumiu completamente!

O criacionismo de Isaac de la Peyrère Como explicar a imensa diversidade de formas animais encontrada nas Américas? Por que eram tão diferentes das do Velho Mundo?

regiões biogeográficas Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte chegou a todos os homens, porque todos pecam – pois antes da lei ter sido dada, o pecado estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, a morte reinou do tempo de Adão ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecavam por romper uma ordem como fez Adão, que foi o padrão daquele que estava por vir. Epístola de Paulo aos Romanos (5, 12-14) 1)Dilúvio não é universal; 2)Adão não fora o antepassado de todos os homens, mas só dos judeus; 3)Nações anteriores ao Adão não foram destruídas pelo dilúvio. regiões biogeográficas “centros de criação”

século XVIII

comprovar a veracidade de Moisés

a grande teoria biogeográfica (seguindo o raciocínio de Matthew Hale) traducianismo Condições semelhantes com mesmas espécies em áreas disjuntas

“no sopé do Monte Ararat aquelas plantas que são comuns na Armênia; um pouco além, aquelas que antes vira na Itália; quando ascendi um pouco mais alto, vegetais que eram comuns aos arredores de Paris; as plantas da Suécia possuíam uma região mais elevada; as partes mais altas da montanha, próximas do cume, eram ocupadas pelas nativas da Suíça e dos Alpes da Lapônia...”

Jardim do Éden “Todo vegetal nutre seu próprio inseto, e a maior parte dos insetos se nutre somente de certos vegetais”

De telluris habitabilis incremento (1744) Deus respeitava as preferências ecológicas das espécies! Zonas climáticas adaptação Áreas distintas da Terra, com mesma ecologia, deveriam possuir a mesma flora! A grande teoria biogeográfica de Linnaeus

Mas e o urso polar?

Nem todas as espécies foram criadas no princípio... Salva a hipótese traducianista! Explica o surgimento de spp. exclusivas de uma região! Linaria vulgaris x Peloria sp. (hibridações de spp. imutáveis)

"pátria de origem" os "animais do Antigo Continente" os "animais do Novo Mundo" os "animais comuns aos dois continentes" Clima + animais = perfeita relação LEI DE BUFFON! Destruição da hipótese traducianista de Linnaeus

transformismo das espécies Degeneração dos mamíferos americanos!

Centro de origem após dilúvio: Ararat [LINNAEUS]; Centro de origem: grande massa continental no extremo norte [BUFFON].

séculos XIX e XX

Os organismos não são somente influenciados pela luz, calor, água, como também competem por esses recursos. Augustin P. de Candolle

Por que um determinado local pode apresentar mais ou menos espécies ou formas de vida que outros? Biogeografia ecológica

Charles Lyell e o “Uniformitarismo”

Linha de Wallace

Ilha de Bali Ilha de Lombok

Pequenos centros de origem e rotas de dispersão.

Alfred Wegener: Teoria da Tectônica de Placas e Deriva continental

León Croizat: Biogeografia de Vicariância