CATEGORIAS DA NARRATIVA PONTUAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

CATEGORIAS DA NARRATIVA PONTUAÇÃO Língua Portuguesa CATEGORIAS DA NARRATIVA PONTUAÇÃO

Categorias da Narrativa Tempo Espaço Personagens Acção Narrador

TEMPO – Quando decorre a acção Cronológico Histórico Psicológico Do discurso

Tempo Cronológico – Traduz-se nas marcas da passagem do tempo (dia, mês, ano, etc) Ex: “Nos primeiros 40 dias um rapaz fora com ele” Histórico – Enquadramento histórico das acções Ex: “Eram então, em todo o reino das Astúrias, os fidalgos mais famintos” Psicológico - É de natureza subjectiva; designa o modo como a personagem sente o fluir do tempo. Ex: “Como o tempo corria devagar”

Tempo Do Discurso - Resulta do modo como o narrador trata o tempo da história. O narrador pode respeitar a ordem cronológica ou alterá-la. Resumidos Momento anterior Momento actual Momento posterior Ano seguinte Meses Isocronia Sumário Analepse Elipse Prolepse

ESPAÇO – Onde decorre a acção; onde se movimentam as personagens Físico Social

Espaço Físico: Lugar onde a acção se realiza Ex: “Era um velho que pescava sozinho num esquife na corrente do Golfo.” Social: Espaço social que envolve as personagens e a acção Ex: Era uma vila psicologicamente degradada.

Processos de Caracterização PERSONAGENS – elementos indispensáveis da acção; conduzem a intriga e levam-na ao clímax. Personagens Caracterização Relevo Processos de Caracterização Concepção

Personagens Relevo 1.1 Personagem principal - É a personagem mais destacada. É em torno dela que se desenrola toda a narrativa. Ex: Santiago de “O Velho e o Mar” 1.2 Personagem secundária – Personagens que, embora essenciais, desempenham papeis de menor relevo no desenrolar da acção. Ex: Rapaz de “O Velho e o Mar” 1.3 Figurantes – são aqueles que ajudam a construir um ambiente, não tendo nenhuma intervenção na acção Ex: Os outros pescadores de “O Velho e o Mar”

Personagens Caracterização 2.1 Física: Indicações de particularidades como altura, estatura, cor dos olhos Ex: “O velho era magro e seco, com profundas rugas na parte de trás do pescoço.” 2.2 Psicológica: Traços de carácter, qualidades da personagem, como hábitos, sentimentos, relacionamento com os outros, etc. Ex: “As maneira frias davam-lhe uma graça um tanto hostil”

Personagens Processos de Caracterização 3.1 Directa – As caracteristicas são directamente apontadas pela própria personagem (autocaracterização), por outra personagem ou pelo narrador (heterocaracterização) Ex: “De cara balofa e gordalhufa, luneta preta com grossa fita passada atrás da orelha” 3.2 Indirecta – As características são deduzidas através de comportamentos, atitudes ou acções da personagem Ex: Não dava nada a ninguém Subentende-se que é egoísta

Personagens Concepção 4.1 Redonda (Modelada) - Modifica o seu comportamento ao longo da história e mostra-se cada vez mais complexa. 4.2 Plana – Nunca evolui nem revela densidade psicológica.

ACÇÃO – Sucessão de acontecimentos que contribuem para o avanço da história Relevo Organização Delimitação Estrutura da acção

ACÇÃO Relevo Organização 1.1 Principal - resulta de todos os episódios que vão dando a conhecer a vida da personagem principal. 1.2 Secundária - Os factos que não contribuem decisivamente para o desenlace. Organização 2.1 Encadeamento – Um acontecimento é contado a seguir ao outro sucessivamente. S1 S2 S3 S4 2.2 Alternância – Conta-se mais do que uma história, alternando-as. H1 H3 H2 H4 2.3 Encaixe – Dentro de uma história contasse outra que enriquece a primeira S1 Seq. Encaixada S1

ACÇÃO Delimitação Estrutura 3.1 Fechada – a história é contada até ao desfecho final 3.2 Aberta – o final da história não é revelado Estrutura Conclusão Desenvolvimento Introdução

Ponto de vista/Focalização NARRADOR – criação fictícia do autor, que tem o papel de contar a história Narrador Presença Posição Ponto de vista/Focalização

Presença Autodiegético Heterodiegético Narrador Presença Autodiegético Heterodiegético Definição Narrador que participa Narrador que não participa na história que narra na história que narra. Características Pronomes pessoais da Pronomes pessoais da 3ª pessoa - 1ª pessoa – eu, me, comigo; ele(s), ela(s), lhes nós, nos, connosco Determinantes pessoais Determinantes pessoais e demonstrativos na e demonstrativos na 3ª pessoa - 1ªpessoa - meu(s), minha(s), dele(s), dela(s), seu(s), sua(s); nosso(s), nossa(s), este (s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s) estas(s) Formas verbais na Formas verbais na 3ª pessoa (sing. 1ª pessoa (sing. e plu.) e plu.) Vi, encontrei; vimos, Viu, encontrou; viram, encontraram encontrámos Posição Narrador Objectivo Narrador Subjectivo Definição Narrador que narra os Narrador que narra os acontecimentos com acontecimentos com subjectividade objectividade e parcialidade e imparcialidade Focalização Omnisciente Não Omnisciente Interna Externa Definição Conhece toda a Conhece apenas parte Sabe mais Sabe menos história e da história e das do que as do que as personagens personagens personagens personagens

PONTUAÇÃO Ponto Final . Vírgula , Ponto e Vírgula ; Dois pontos : Ponto de Interrogação ? Ponto de Exclamação ! Reticências … Travessão - Aspas “…” /«…» Parêntesis (…) / […]

Função Exemplo Ponto . Vírgula , Ponto e Vírgula ; Dois Pontos : Indica a maior das pausas; Coloca-se no fim de uma frase declarativa; Utiliza-se em siglas e abreviaturas. “Acabei o trabalho.” G.N.R adj. Vírgula , Indica a menor das pausas; Coloca-se nas frases para separar os seus elementos; Coloca-se antes de “mas”. “Ó João, anda cá!” “Vais-te embora, mas primeiro arruma o quarto” Ponto e Vírgula ; Dois Pontos : Anunciam o discurso directo; Introduzem uma citação ou uma enumeração. De manhã, o João perguntou-me: - Vais ao cinema? Ponto de Exclamação ! Utiliza-se nas frases exclamativas para exprimir sentimentos; Emprega-se depois das formas verbais do imperativo e das interjeições. Meu filho! Não sais! Oxalá! Ponto de Interrogação ? Coloca-se numa frase interrogativa em que se faz uma questão. Estiveste doente? Reticências …

Função Exemplos Ponto e Vírgula ; Reticências … Indica uma pausa mais demorada do que a vírgula e menos do que o ponto final; Utiliza-se para separar longas orações ou que apresentem contrastes; Separa enumerações. Esta turma quer jogar futebol; a outra foi nadar Cenouras; Batatas; Ervilhas; Alfaces; Tomates. Reticências … Indicam uma suspensão no discurso directo, mostrando que algo ficou por dizer, mas que facilmente e percebido; Pode significar hesitação, dúvida, ironia ou sentimentos confusos e indefinidos. Eu avisei-a várias vezes, quem brinca com o fogo… É que… não sei… é cero fazer isto?...

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Trabalho Elaborado por: Isabel Sá nr8 9ºA Fátima Pedrosa nr11 9ºA Pedro Ribeiro nr14 9ºA