Argumentos do evolucionismo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Locomoção Prof. Susana Almeida.
Advertisements

INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Argumentos do evolucionismo
Replicação da molécula de DNA
Teorias Evolucionistas
Evolucionismo e fixismo
Construção de modelos tridimensionais de macromoléculas
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Seleção Natural Evolução.
Introdução à Biologia Evolutiva
O que você deve saber sobre
Universidade Federal de Rondônia __________________________
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Evolução Selecção Natural.
Unicelularidade e Multicelularidade
Argumentos do evolucionismo:
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação biológica
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim CIÊNCIA E RELIGIÃO.
Aula 2 – 2.2 – A continuidade da vida na Terra
Evolução Seleção Natural
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Tiago Guerreiro Nº25 Tiago Oliveira Nº26. Síntese Proteica A síntese proteica é criação de proteínas a partir da informação contida no DNA. Para que ocorra.
Evidências da Evolução
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Características dos seres vivos
Evolucionismo e fixismo
Evolução.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
EVOLUÇÃO.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.
Aleksandro Rodrigues.
VÍRUS Profª Adriana Braz Moreira Vírus, um grupo a parte.
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
Teorias Fixistas e Teorias Evolucionistas
Argumentos a favor da Evolução
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
Evidências Evolutivas
Argumentos do Evolucionismo
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Evidências da Evolução
SÍNTESE DE PROTEÍNAS SÍNTESE PROTEÍCA.
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Evolução.
Características gerais dos seres vivos
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
DADOS DAS DIFERENTES ÁREAS CIENTÍFICAS
Transcrição da apresentação:

Argumentos do evolucionismo: 1- Argumentos paleontológicos 2-Argumentos de anatomia comparada 3- Argumentos embriológicos 4- Argumentos bioquímicos 5- Argumentos da citologia 6- Argumentos biogeográficos

Argumentos Paleontológicos

Argumentos Paleontológicos

Argumentos Paleontológicos

Argumentos Paleontológicos

Questões: Quais as principais alterações que ocorreram durante a evolução dos animais representados? O tipo de alimentação terá sido sempre idêntico ao do cavalo actual? Que dado anatómico te permite responder a esta questão? A evolução terá ocorrido numa única direcção? Fundamenta a tua resposta. Refere uma forma extinta que não foi ancestral do cavalo actual.

Respostas: Aumento do tamanho do corpo, redução do número de dedos, desenvolvimento da coroa dos molares. Não, pois que a base dos dentes molares sofreu alteração. Tornou-se mais larga o que permitiu, aos cavalos, alimentarem-se de gramíneas em vez das folhas tenras. Não, visto que há vários ramos de evolução. Nannippus

Argumentos da Anatomia Comparada Estruturas Homólogas- são estruturas com origem embrionária semelhante, constituídas por ossos idênticos com um plano de organização semelhante, embora apresentem um aspecto diferente e podem desempenhar funções diferentes. Estruturas análogas- estruturas que têm origem embriológica diferente e embora sejam anatomicamente diferentes apresentam uma função idêntica ex. asas de uma ave e asas de um insecto. Estruturas Homólogas – evolução divergente Estruturas Análogas - evolução convergente

Argumentos da Anatomia Comparada Estruturas Homólogas – evolução divergente

Estruturas análogas - evolução convergente

Estruturas Análogas Semelhança morfológica entre estruturas de seres vivos, com a mesma função e diferente origem embriológica

Órgãos Vestigiais

Questões: Que te sugere a relação entre os membros dos Vertebrados representados e o membro do tetrápode ancestral? Compara o esqueleto dos membros dos Vertebrados considerados, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Relaciona as estruturas anatómicas representadas com a função que exercem no respectivo meio. Em que medida os dados que analisaste fundamentam o evolucionismo?

Respostas: Os membros anteriores dos Vertebrados representados são idênticos ao dos Tetrápode ancestral o que nos leva a pensar que o Tetrápode terá sido o antepassado que terá dado origem aos Vertebrados actuais. Ossos com a mesma estrutura fundamental e posição relativa. As diferenças referem-se ao desenvolvimento dos ossos em cada um dos Vertebrados. Asas - voo; barbatana da tartaruga e da foca – natação e na foca também a marcha; membrana alar – voo; pata – marcha. A existência de órgãos homólogos prova a partilha de um antepassado comum (Tetrápode ancestral). E, o facto de ocuparem nichos ecológicos diferentes fez com que ficassem sujeitos a pressões selectivas diferentes, sobrevivendo os indivíduos mais adaptados a esse meio. Ocorreu, assim, uma evolução divergente.

Argumentos da Embriologia O estudo dos embriões de várias espécies permitiu detectar semelhanças, principalmente nas primeiras fases de desenvolvimento embrionário, assim como observar a existência de estruturas comuns em embriões de diferentes espécies. Embrião humano - 5 semanas

Semelhanças no desenvolvimento embrionário

Galinha Tartaruga Rato

Questões: No diapositivo anterior estão representados embriões de Vertebrados em diferentes estádios de desenvolvimento. 1.1. Compara entre si as diferentes fases de desenvolvimento embrionário dos indivíduos representados. 1.2. Justifica com dados da figura, o problema de Karl von Baer referido no texto. 1.3. Dos embriões representados, em quais é possível identificar mais cedo os animais a que se referem?

Respostas: Nas primeiras fases do desenvolvimento embrionário, os embriões dos vários Vertebrados são muito semelhantes. À medida que avança o desenvolvimento embrionário, começa-se a notar diferenças entre os vários embriões. Nos primeiros estádios de desenvolvimento, os embriões dos Vertebrados são muito semelhantes. Apresentam cauda, crânio desenvolvido, fossetas brânquiais e olhos desenvolvidos. Logo, é muito difícil reconhecer a Classe a que pertence um desses embriões. Peixes.

Argumentos Biogeográficos Espécies que vivem próximas e no mesmo ambiente apresentam características muito semelhantes ex. Marsupiais na Oceânia. Organismos que vivem em locais distantes apresentam características diferentes e podem até constituir espécies diferentes. O isolamento geográfico deve ter sido responsável pelo facto dos mamíferos da Oceânia, ao contrário dos mamíferos dos outros continentes, serem marsupiais

Argumentos citológicos Embora sejam muito diferentes entre si, os seres vivos são formados por células - unidade funcional e estrutural. Este facto pressupõe uma origem comum, reforçada, ainda pela existência de um metabolismo celular idêntico em todos os seres vivos

Argumentos bioquímicos O facto de todos os organismos serem constituídos pelos mesmos compostos orgânicos (glícidos, lípidos, prótidos e ácidos nucleicos). A universalidade do código genético com intervenção do DNA e do RNA no mecanismo da síntese proteica.

Argumentos bioquímicos Análise de proteínas

Questões: Quantos aminoácidos constituem a molécula de insulina? Dos animais em causa, quais os que têm insulina mais próxima da insulina humana? Indica a constituição dos tripletos de DNA correspondentes aos codões para: alanina; Treonina. 4. Qual o número mínimo de substituições de nucleótidos no gene que codifica a síntese desta proteína que levou às diferenças entre: a insulina do porco e a insulina do cavalo? a insulina do Homem e a insulina do porco? 5. Relativamente a esta proteína, compara o grau de proximidade filogenética entre o porco e o cavalo e entre este e o Homem.

Respostas: 51 aa. Cavalo. Alanina – CGA CGG CGT CGC Treonina – TGA TGG TGT TGC 4. 2 nucleótidos 4 nucleótidos 5. O cavalo está filogeneticamente mais próximo do Homem do que do porco visto que, relativamente à sua molécula de insulina, partilha um maior número de aminoácidos com o Homem do que com o porco. Em relação ao porco, este está mais próximo filogeneticamente do cavalo do que do Homem.

Questões: Quais as espécies que estão filogeneticamente mais próximas? Justifica. Em que medida as técnicas de hibridação de DNA contribuíram com argumentos de apoio ao evolucionismo? Justifica a afirmação:”O grau de hibridação é proporcional ao grau de parentesco filogenético das espécies”. Comenta a afirmação:”A ciência e a tecnologia permitem consolidar as teorias evolucionistas”.

Respostas: 1. D. melanogaster e D. simulans, uma vez que a hibridação do DNA destas duas espécies apresenta um maior número de emparelhamento de bases do que entre a D. melanogaster e a D. funebris. 2. O DNA é a molécula que contém o material genético dos seres vivos, sendo transmitida ao longo das gerações. Assim, quanto maior a hibridação entre duas moléculas de DNA maior o parentesco entre as duas espécies (mais próxima se encontra filogeneticamente a molécula ancestral), pelo que a hibridação do DNA é um argumento a favor do evolucionismo. 3. Quanto maior o grau de hibridação do DNA de duas espécies, mais idêntico é o seu DNA e como tal maior será o seu grau de parentesco. 4. A hibridação recorre à tecnologia e só é possível devido aos avanços da ciência, como tal, a ciência e a tecnologia permitem consolidar ideias evolucionistas.

Questões: Como reage o organismo do coelho quando é injectado soro humano? Extraindo o soro do sangue do coelho pode obter-se soro “anti- -humano”. Que te sugere esta designação? Quando se mistura o soro “anti-humano” com soros de diferentes animais, pode ocorrer precipitação de proteínas. Interpreta os resultados expressos no gráfico. Qual a conclusão que podes tirar acerca da relação de parentesco entre o Homem e os animais considerados?

Respostas: Produz soro anti-humano (com anticorpos). O coelho produz anticorpos específicos para o soro humano porque reconhece unicamente como antigenes as proteínas do soro humano. Houve maior precipitação com o soro humano porque os anticorpos reconhecem como antigenes todas as proteínas. O mesmo não acontece por exemplo com o cavalo, em que os anticorpos reconhecem uma pequena percentagem de proteínas do soro do cavalo como antigenes ( essas proteínas são semelhantes às do Homem). O grau de parentesco é maior com o chimpanzé porque partilham um maior número de proteínas semelhantes. Já com o cavalo, a semelhança entre proteínas é pequena (precipitação baixa) o grau de parentesco é menor.