Conceitos e Definições

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3. Princípios de Conservação no Oceano
Advertisements

Cinemática dos Fluidos
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
FORÇAS DE ATRITO Mundo “ideal” da Física 1 Atrito desprezível A importância das forças de atrito Atrito do “bem” Atrito do “mal”
Análise diferencial do escoamento (Equações de Navier-Stokes)
Fenômenos de Transporte I
- Engenharia de Produção -
ELETRICIDADE.
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
Esforços de Massa e de Superfície
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Hipótese do Contínuo Propriedades Básicas dos Fluidos: continuação
Mecânica dos Fluidos Hipótese do Contínuo.
MOVIMENTO DE PARTÍCULAS EM FLUIDOS
Conceitos e Definições – Parte 01
Fluidos e a Hipótese do Contínuo
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos.
HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos.
Propriedades gerais da matéria
Equação da Energia para um fluido ideal
Conceitos e Definições – Parte 02
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Estados físicos e mudanças de estado
Conceitos e Definições – Parte 03
Calor e Trabalho Definição de trabalho mecânico: “produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento” Definição termodinâmica.
Leis de Newton do Movimento
Estática dos fluidos Estática dos Fluidos e Escoamento Interno
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
Fenômenos de Transporte
Prof. Victor Física | 2ª Série | Ensino Médio
Introdução à Termodinâmica.
Física Básica Exercícios
MODELO CINÉTICO MOLECULAR E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
ESTÁTICA DOS FLUIDOS – PARTE 02 Mecânica dos Fluidos I Prof. Eng. Marcelo Silva, M. S c. PROF. ENG. MARCELO SILVA, M. SC.1.
F.T I Aula 4.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
Pressão.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 4.
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
Equação da Energia para um fluido ideal
Aula Teórica 5 Introdução aos fluidos em movimento. Descrição Euleriana e Lagrangeana. Derivada parcial e material. Aceleração e aceleração convectiva.
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
Densidade, massa e volume
Fluidos e a Hipótese do Contínuo
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
Equação de energia para fluidos ideais
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 3 e 4.
FISÍCA alunas: Kátia aparecida silva e aline do nascimento marçal
Equação da Energia para um fluido ideal
Escoamento permanente de fluido incompressível em condutos forçados
Cinemática dos fluidos
AULA 01 - Conceitos e Definições
sólido líquido gasoso Fluidos
7.1 – Estrutura da Matéria Site:
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL ENG4281 FENOMENOS DE TRANSPORTE Prof. M. Sc. Felipe.
No equilíbrio.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
Transcrição da apresentação:

Conceitos e Definições Capítulo 1 Mecânica dos Fluidos

Conceitos e Definições da Física Introdução Para estudar Mecânica dos Fluidos Conceitos e Definições da Física Propriedades dos Fluidos.

Macroscópico e Microscópico A matéria tem uma estrutura molecular e existe, normalmente, em três estados: sólido, líquido e gasoso. O número de moléculas existentes em um volume macroscópico é enorme. Com um número grande de moléculas é praticamente impossível a descrição do comportamento macroscópico da matéria, como, por exemplo, o estudo do escoamento de um fluido, a partir do movimento individual de suas moléculas.

Interpretação Física do Resultado Modelos em Engenharia Fenômeno Físico (problema) Formulação e Modelagem (idealização e Aproximação) Solução do Modelo Interpretação Física do Resultado

O Modelo do Meio Contínuo e seus Limite de Validade O conceito de meio contínuo é uma idealização da matéria. É um modelo para estudo de seu comportamento macroscópico em que se considera uma distribuição contínua de massa. A validade do modelo de meio contínuo das dimensões do sistema físico em estudo e do número de moléculas existentes no volume considerado. O modelo de meio contínuo tem validade somente para um volume macroscópico no qual existe um número muito grande de partículas, ou seja, tem como limite de validade o menor volume de matéria que contém um número suficiente de moléculas para manter a média estatística definida. As propriedades de um fluido, no modelo de meio contínuo, tem um valor definido em cada ponto do espaço, de forma que essas propriedades podem ser representadas por funções contínuas da posição e do tempo. A descontinuidade no valor de uma propriedade do sistema, determina o limite de validade do modelo do meio contínuo.

Massa Específica em Um ponto

Volume Específico, Peso Específico e Densidade Relativa

Forças de Corpo e de Superfície Força de Corpo ou de Campo As forças de corpo são aquelas que se manifestam através da interação de um campo e atuam SEM necessidade de um contato entre as superfícies dos corpos. Essas forças do corpo são proporcionais ao volume V dos corpos. Peso, devido ao campo gravitacional; Força Elétrica, devido a um campo elétrico; Força magnética, devido a um campo magnético. Força de Superfície ou de Contato As forças de superfície são aquelas que atuam sobre um sistema através do contato com as fronteiras do mesmo corpo. As forças de superfície são proporcionais à área da superfície sobre a qual atuam. Forças de atrito; Forças devidas à pressão; Forças devidas às tensões cisalhantes nos escoamentos.

PORTO, Rodrigo de Mello. Hidráulica básica. São Paulo: EESC-USP, 1998. Bibliografia PORTO, Rodrigo de Mello. Hidráulica básica. São Paulo: EESC-USP, 1998. BRUNETTI, Franco. Mecânica dos fluidos. São Paulo: Prentice-Hall, 2007.

Contatos Email: msc.marcelosilva@gmail.com Facebook: msc.marcelosilva@gmail.com Twitter: mscmarcelosilva Blog: mscmarcelosilva.blogspot.com