Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Os movimentos migratórios
Distribuição da população em Portugal Continental
MIGRAÇÕES.
Categorias de Estrangeiros
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
População.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Crescimento da população e modelo de transição demográfica
Movimentos Migratórios e Urbanização
Revisão.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
População.
População II.
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
MIGRAÇÕES.
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Saldo ou Crescimento Natural Estrutura por idade e por sexo
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
QUESTÕES DE FUSOS HORÁRIOS
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Movimentos migratórios
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Migrações internas – exemplos históricos
A População Portuguesa
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Migrações – O vaivém da população pelo mundo
Denise Saiete Mariana de Sacadura Botte Mariana da Rocha
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Organização Internacional para Migrações
Crescimento Populacional:
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
GEOGRAFIA -Bárbara Marrucho -Cristiana Matias 8ºD.
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
BRASIL: FUSOS E HORÁRIO DE VERÃO
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
As migrações em Portugal
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
População e seu dinamismo
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
Análise Macroambiental
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Transcrição da apresentação:

Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi?

Um avião parte as 10 horas de uma cidade A, de longitude 45° O, rumo a cidade B, de 45° L. sabendo-se que o tempo de vôo é de 8 horas, calcule o horário de chegada em B.

MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO

Xenofobia na europa

Migração de cérebros Mão-de-obra qualificada Melhores condições de Trabalho e renda. Favorece a concentração Tecnológica.

DINÂMICA POPULACIONAL MOVIMENTOS VERTICAIS: Determinam aumento ou diminuição da população através dos nascimentos ou óbitos dentro do território

TAXA DE NATALIDADE

TAXA DE MORTALIDADE

CRESCIMENTO VEGETATIVO

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL

TAXA DE INCREMENTO POPULACIONAL CRESCIMENTO VEGETATIVO + MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS = POPULAÇÃO TOTAL

MOVIMENTOS HORIZONTAIS

Tipos de Migrações Migração  É o movimento de uma população, temporário ou definitivo, de uma área para a outra.

Quanto ao espaço em que se realizam: Migrações Internas  as que se realizam de uma área para outra, dentro de um mesmo país. Êxodo Rural: Saída da população das áreas rurais para as áreas urbanas. Êxodo Urbano: Saída da população das áreas urbanas para as áreas rurais ou periferias das áreas urbanas.

Migrações Externas  quando as pessoas se deslocam de um país para outro. Intracontinentais: Migrações que se realizam dentro do mesmo continente. Intercontinentais: Migrações que se realizam entre continentes diferentes.

As Migrações Externas assumem duas formas: a Emigração e a Imigração As Migrações Externas assumem duas formas: a Emigração e a Imigração. Emigração  saída de população do seu país para outro, para aí residir. Imigração  entrada da população de um país estrangeiro para aí residir.

Quanto à duração podem ser: Migrações definitivas ou permanentes: quando as pessoas se deslocam por tempo indeterminado. Migrações temporárias: quando as pessoas se deslocam por um determinado período de tempo. Ex: migrações sazonais; nomadismo...

Migrações diárias: também chamadas de movimentos pendulares Migrações diárias: também chamadas de movimentos pendulares. Movimentos pendulares: deslocações diárias entre o local de residência e o local de trabalho.

Quanto à forma as migrações podem ser: Migrações Voluntárias: quando a decisão da deslocação é feita por vontade própria. Migrações Forçadas: quando as pessoas são obrigadas a sair da sua área de residência, por razões que ultrapassam a vontade individual. Ex: Refugiados, deslocados,…

Quanto ao controle as migrações podem ser: Migrações Legais: quando são realizadas com o conhecimento e autorização das entidades administrativas do país de destino. Migrações Clandestinas: quando as pessoas entram e ficam num determinado país sem efectuarem os registos legais.

Causas das Migrações Catástrofes Naturais ou Ambientais: Sismos; Inundações; Erupções Vulcânicas; Secas prolongadas; Etc.

Causas Religiosas: Perseguições religiosas. Ex: Judeus na 2ª Guerra Mundial. Causas Étnicas: Rivalidades entre grupos étnicos. Causas Econômicas: Desemprego; Baixos salários; Deterioração da vida Rural.

Causas Políticas: Regimes políticos repressivos; Perseguições políticas. Causas Bélicas: Guerras; Existência de regimes políticos ditatoriais.

Causas Socioculturais: Valorização pessoal; Formação; Enriquecimento de conhecimentos; Ex: mobilidade de estudantes para universidades estrangeiras. Causas Turísticas: Lazer; Saúde; Religião Etc.

PROBLEMÁTICAS ENVOLVENDOS AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS XENOFOBIA; BARREIRAS; MEDO; VIOLÊNCIA; INCERTEZAS; CAMPOS DE REFUGIADOS...