Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

Administração de Marketing 1
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Custos ... afinal, o que é isto?
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
VILA SOLANGE
Programação Cabeças Automáticas 3M
Administração para Engenharia
Planejamento estratégico
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
ADM28 – Administração Financeira II Professores: Edson de Oliveira Pamplona André Luiz Medeiros Luiz Guilherme Azevedo Mauad
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Logística
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Marketing
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Salas de Matemática.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL
Qualidade.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
IF696 - Integração de Dados e DW
Componente Curricular
Componente Curricular
Cronograma de Atividades
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
Governança em Tecnologia da Informação
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
5WS 2HS DA QUALIDADE POR CARLOS REIS.
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Calendário Janeiro/Fevereiro Calendário Janeiro/Fevereiro
Transcrição da apresentação:

Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof.: Érico Pagotto

PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 09/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 16/08 - Desafios para o gestor contemporâneo 23/08 - Gestão Contemporânea da Qualidade. 30/08 - Terceirização 06/09 - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organizacão Horizontal 13/09 - Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento 20/09 - Sistema de Informações Gerenciais (SIG) 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 2º. Bim. 04/10 - Vista de prova. Balanced Scorecard (BSC) 11/10 - Seis Sigma 15/10 - Feriado 18/10 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 25/10 - Exercícios ENADE. 01/11 - Novas demandas para o Gestor Contemporâneo 02/11 - Feriado 05/11 a 09/11 - Semana Científica 15/11 - Feriado 22/11 - Estudo de caso 03/12 a 08/12 - Provas Oficiais 17/12 a 22/12 - Provas Substitutivas

Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - O que significa “TER QUALIDADE”? Para Juran (2002): Ter boas características Não ter falhas Para Paladini (2000): Atender ao escopo Adaptar-se com o tempo

Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - Paleolítico: 2,5 milhões de anos

Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: - Dinastia Zhou, na China (séc. XVI a.C.)

Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: Métodos uniformes Procedimentos Obediência às normas

Gestão da Qualidade História e evolução da Qualidade: Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) * Estratégico para a segurança

Gestão da Qualidade O controle da Qualidade: A partir da década de 1920: primeiros controles estatísticos A partir da década de 1950: Falhas eram gerenciais, e não técnicas “engenharia da qualidade”: _ estabelecer padrões e custos _ avaliar desempenho e comparar _ corrigir falhas _ planejar aprimoramentos

Gestão da Qualidade Os programas e a Gestão da Qualidade: Em 1987 surge a ISO-9.000 O conceito de Just In Time

Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Total: Juran Deming Ishikawa

Gestão da Qualidade Lean Manufactoring (“Produção Enxuta”) Base do “Toyotismo” Foco na redução dos desperdícios Ferramentas mais importantes: Programa 5S Ciclo PDCA

Programa 5S Seiri: senso de utilização Seiton: senso de arrumação Seisoh: senso de limpeza Seiktsu: senso de saúde e higiene Shitsuke: senso de autodisciplina

Ciclo PDCA Plan Do Check Act

Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: Custos internos: Matérias-primas e produtos refugados Retrabalho Modificações nos processos produtivos Perda de receita Tempo de espera (equipe/ equipamentos)

Gestão da Qualidade Os custos da falta de qualidade: Custos externos: Pagamentos de garantias Perdas de pedidos Devoluções Custos legais (PROCON) Comprometimento da imagem da empresa Perda de clientes e de mercados

Gestão da Qualidade Tendências para a Gestão da Qualidade: Qualidade e lucros estão atrelados A qualidade está nas pessoas, não apenas nos sistemas e processos

Terceirização (Outsourcing) O que terceirizar: Bens tangíveis: produtos, bens, materiais Bens intangíveis: consultoria, design, criação, auditoria, fiscalização

Terceirização (Outsourcing) Benefícios da terceirização para a empresa: Foco no negócio Redução de custos Aumento da produtividade Ganhos de escala Ganho de qualidade pela especialização Atualização tecnológica por conta da terceirizada Diminuição da responsabilidade social e sindical

Terceirização (Outsourcing) Riscos da terceirização para a empresa: Comprometimento do desempenho Diminui a inovação Dificuldade na escolha dos parceiros Coordenação fragilizada Perda do controle de custos Demandas judiciais

Terceirização (Outsourcing) Quarteirização: potencializando os efeitos da terceirização Desafio administrativo Desafio técnico

DÚVIDAS?

Para casa: Ler capítulo 3 do livro-texto.