UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

Pedagogia da pesquisa-ação
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A Função do Professor Articulador
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Ensinando e Aprendendo com as TIC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC (100H) – DECORRÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MATO GROSSO. Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto da Costa Tornaghi Outubro/2011

Motivação Experiência nas escolas; Entender como as TIC e, de forma mais específica, as Tecnologias Digitais modificam práticas educacionais; Vislumbrar novas propostas pedagógicas (contextualização, interação, rede etc.); O papel do professor (pesquisador, orientador, motivador etc.); A ação do aluno (expressão, pesquisa, produção etc.).

Objetivos GERAL Investigar a prática pedagógica de professores/gestores que participaram do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), para verificar a ocorrência (ou não) de mudanças em suas estratégias e metodologias, e os efeitos destas na aprendizagem, em particular, buscando o desenvolvimento de práticas de autoria. ESPECÍFICOS 1-Investigar como o uso das TIC contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria como prática pedagógica na escola, 2-Verificar como a participação de docentes no curso implicou em práticas de autoria pelos alunos, identificando as situações criadas para tal; 3-Analisar quais inovações pedagógicas, apoiadas pela utilização das TIC, surgem em decorrência da participação no curso TIC (100 horas).

Referencial teórico CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO Rede socio-técnica Autoria Autonomia A construção do conhecimento Aprendizagem por projetos

A inclusão das TIC nas escolas Subversiva - Ação ou efeito de subverter; prática de atos subversivos; revolta, insubordinação contra a autoridade, as instituições, as leis e os princípios estabelecidos. Submissão - Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza.

Perfil do professor na Cibercultura Constrói conhecimentos sistematicamente (TIC, área de atuação e práticas pedagógicas) Desenvolve inovações pedagógicas em sua prática e as troca com seus pares Estabelece relações entre esses conhecimentos a sua prática educacional Busca e compartilha metodologias e estratégias de ensino apoiadas pelas TIC

Proinfo integrado Fornecimento de equipamentos (computadores conectados em rede, impressoras, scanners, acesso à Internet com banda larga); Disponibilização de conteúdos digitais, espaço para interação e publicação de produtos desenvolvidos pelos professores; Programas de formação para os professores e demais pessoas envolvidas em atividades educacionais nas escolas (gestores, orientadores e técnicos).

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e para a aprendizagem;  Planejar estratégias de ensino,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem, que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento da criatividade.

Curso TIC (100h) no estado de Mato Grosso: Em março/2011 Número de matrículas no país: 65.510 Número de matrículas no Mato Grosso: 11.735 Em julho/2011 Número de matrículas no país: 87.092 Número de matrículas no Mato Grosso: 13.677

Metodologia de pesquisa ETNOGRAFIA DIGITAL Pesquisa sobre inscrições/produções de escolas do MT PESQUISA PARTICIPATIVA - Questionário/Entrevista

Resultados da pesquisa O uso dos blogs Foram pesquisados 129 blogs de escolas do estado Deste total 67 escolas tinham blogs Somente 18% dos blogs estavam atualizados (tinham postagem nos últimos 6 meses); Somente 28% tinham comentários em suas postagens; Blogs bem elaborados e com bastante recursos (vortex, slideshare, estatísticas etc.) Blogs (canal de divulgação x espaço de interação, troca e compartilhamento);

Resultados da pesquisa A partir das respostas dos questionários: A maioria dos professores se apropriaram das TIC no seu cotidiano; Não desenvolveram o hábito de publicar e compartilhar suas atividades educacionais; Limitação cultural (estratégias análogas as do curso, reprodução, centrado no professor etc.);

Respostas dos professores: Reposta do professor B: Trabalho na Educação Infantil e sempre que trabalho projetos com os alunos coloco aulas diferentes como levá-los para assistir vídeo no computador, também tiro foto de tudo que se é trabalhado em sala monto slides no Power point, e passo pelo datashow para que os mesmos lembrem os processos que eles mesmos criam e fazem parte. Reposta do professor D: Como professor utilizo a internet para desenvolver atividades com aos alunos e mais recentemente publiquei um vídeo no blog para que os alunos comentem (em fase de teste). Disponibilizo textos através do blog. Reposta do professor E: OFERECEMOS APOIO AOS ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES NO USO DOS COMPUTADORES. ESSES ALUNOS RECEBEM ATENDIMENTO ESPECIAL EM DIAS DESTINADOS AO ATENDIMENTO À COMUNIDADE.

Conclusões O que foi verificado: O uso das TIC pouco contribuiu para o desenvolvimento de processos de autoria na prática pedagógica da escola (principalmente de alunos ); O uso dos recursos digitais necessários para a autoria foi apropriado por professores, entretanto, não verificamos o mesmo com os alunos; A escola como um todo participa da rede com diversas inscrições (realizadas por professores) direcionadas a comunidade; As TIC servem, basicamente, para estabelecer a rede-escola (professores e demais funcionários); A rede-escola produz e troca inscrições de forma que não seria possível sem a presença das TIC em seu cotidiano; Embora alguns professores tenham se apropriado das TIC em sua prática educacional e as utilizem com certa frequência junto aos seus alunos, os resultados verificados na pesquisa nos levam a crer que esses professores ainda não são capazes de propor inovações pedagógicas.

Sugestões de trabalhos futuros ou desdobramentos Quais as ações necessárias para que professores possam ser capazes de desenvolver inovações pedagógicas com o uso das TIC?