O Fascismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
Nazismo e Fascismo.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
O Fascismo.
Prof. Ruy Sérgio Incerti Júnior
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
COMO FOI POSSÍVEL A ASCENSÃO DE DITADURAS TOTALITÁRIAS?
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
1- Antecedentes 1ª Guerra Mundial
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Rússia- Pré revolucionária
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
FASCISMO Regime autoritário de extrema-direita desenvolvido por Benedito Mussolini, a partir de 1919 na Itália. O termo fascismo deriva de fascio, que.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
Hora H 9 / História. 1.A turma deve ser dividida em equipas de dois elementos. 2.É lançado um conjunto de 12 questões sobre o assunto estudado, que serão.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
Os Regimes Ditatoriais
Facismo
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
LA CRISE DES DÉMOCRATIES ET L’ASCENSION DES RÉGIMES AUTORITAIRES
Transcrição da apresentação:

O Fascismo

Como se justifica o avanço dos partidos de extrema-direita? Questão Orientadora: Como se justifica o avanço dos partidos de extrema-direita?

Mudanças Políticas Frente Popular chega ao poder. Ascensão de novos 1.ª Guerra Mundial + Crise 1929 Ascensão de novos partidos políticos Mudanças Políticas Intervencionismo económico Inglaterra Crescimento do Partido Trabalhista. França Coligação de Esquerda (Frente Popular) ganha as eleições. Espanha Frente Popular chega ao poder. Alemanha e Itália partidos de extrema direita sobem ao poder.

As classe médias frente à crise: esquerda ou direita? Não podia deixar de ficar revoltado quando soube que se queimava trigo, que se regavam frutos com petróleo para manter os preços e para permitir aos grandes capitalistas continuar a levar uma boa vida, enquanto que a Europa estremecia sob os sapatos rotos das marchas da fome e o meu pai escondia debaixo da mesa os punhos rotos da camisa. […] A enorme maioria das classes médias da Europa estava, como nós próprios, arruinada pela inflação do após-guerra. Os burgueses empobrecidos tornaram-se homens revoltados, que se recusavam a admitir a perda da sua posição social e por isso engrossaram as fileiras do partido de extrema direita. Quanto a mim, em 1931, senti que tinha chegado a hora de reforçar as fileiras do proletariado: aderi ao partido Comunista. A. Koestler, O Deus das Trevas (adaptado) Manual p. 95

CARTAZ EXTREMA-DIREITA CARTAZ COMUNISTA CARTAZ EXTREMA-DIREITA

Características do Fascismo Combate ao socialismo e ao comunismo Rejeição do Parlamentarismo Anulação das liberdades individuais Ultranacionalismo Enaltecimento da autoridade do chefe Existência de partido único Corporativismo

Características do Fascismo As associações corporativas asseguram a igualdade entre empresários e trabalhadores, mantendo a disciplina.

Características do Fascismo O fascismo opõe-se ao socialismo e é inimigo do sindicalismo.

Fascismo Os movimentos da extrema direita usavam a: Violência (ameaças, espancamentos, destruições de sedes de partidos de esquerda, sindicatos, etc..) Propaganda (através da rádio, imprensa, comícios e manifestações.

De que modo o Fascismo chega ao poder em Itália? Questão Orientadora: De que modo o Fascismo chega ao poder em Itália?

Itália

O Fascismo Italiano A Itália sogfreu graves consequências com a 1ª Guerra Muitas baixas(+ de 1 milhão de mortos e feridos graves) Consequências Económicas: Desvalorização da moeda. Subida em flecha dos preços. Desmobilização de mais de 2 milhões de soldados. Desemprego. Consequências Sociais: Greves Ocupação de fábricas pelos trabalhadores (Agitação Social)

O Fascismo Italiano Crise política: Democracia instável, ineficaz e falta de autoridade; Fortes partidos de esquerda; Importantes grupos ultranacionalistas; Tensão entre partidos de esquerda e direita.

“Nada fora do Estado, nada contra o Estado, tudo a favor do Estado.” O Fascismo Italiano O Partido Nacional Fascista foi o primeiro Partido de extrema-direita a conseguir o poder “Nada fora do Estado, nada contra o Estado, tudo a favor do Estado.” Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919.

Cartaz de propaganda do Partido Nacional Fascista

O Fascismo Italiano Levantai bem alto, ó legionários, as vossas insígnias, as vossas armas, os vossos corações, para saudar […] a reaparição do império.

«Squadristi» ou «camisas negras» Fascio: Símbolo romano de autoridade do chefe sobre o povo

O Fascismo Italiano A Burguesia (industriais e proprietários) apoiam o Partido Nacional Fascista liderado por Benito Mussolini Com milícias armadas – os “camisas negras” reprimiam as greves e usavam de violência contra militantes de esquerda, sindicatos... Leitura do doc. 2 “ O fascismo em acção” pg. 99 do manual

O Fascismo Italiano Protestando contra a crescente violência fascista, os partidos de esquerda convocaram, em Agosto de 1922, uma greve geral dos trabalhadores.

1922 – Mussolini efectua a “marcha sobre Roma” (50 mil fascistas) O Rei Victor Emanuel III - Temendo uma guerra civil convida Mussolini a formar Governo. 1924 – Nas eleições os fascistas conseguem a maioria no Parlamento Benito Mussolini

Medidas do Fascismo Italiano Proibição de todos os partidos (excepto o PNF) Criação de Polícia Política – reprimindo a oposição e vigiando os cidadãos. Censura aos meios de comunicação Formação da Juventude

Leitura doc. 3 “Chefe ou Deus?” da pg. 99 do manual

«O ESTADO SOU EU»