REFORMA PROTESTANTE UM BREVE PANORAMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Advertisements

A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
História em quadrinhos
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
CRISTIANISMO . Deus é amor e demanda que os cristãos amem os outros. . Jesus Cristo é o Senhor e Salvador dos seres humanos . A Bíblia é o guia do.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Um Breve Estudo no Livro de Habacuque
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
Contrarreforma Católica
REFORMA PROTESTANTE rOSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
Prof. Everton da Silva Correa
Reforma Protestante e Contra-Reforma
O Livro da Sabedoria.
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO
Toda Igreja unida celebra
JESUS CRISTO É O ÚNICO CAPAZ DE ERRADICAR A MISÉRIA ESPIRITUAL DO SER HUMANO.
Reforma e Contra Reforma
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Reforma protestante e contrarreforma católica
31 de outubro de 1517: convoca a comunidade acadêmica para um debate sobre as indulgências
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO ‑ PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO.
Saudações, admoestações
Ecumenismo e confissões cristãs.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
A verdadeira conversão
FAMÍLIA PROTEGIDA Mateus
Assunção de Maria.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
REFORMA RELIGIOSA.
LIÇÃO 10 - JESUS E O DINHEIRO
EVANGELIZAÇÃO COM LITERATURA 2ª Aula dia 09 de Março de 2012.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
SEGUINDO E SENDO EXEMPLO
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 6.
HISTÓRIA DA IGREJA.
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
Divisão da cristandade
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Conceitos e visões filosóficas
UMA VIRADA DE 180º EM MINHA FORMA DE AMAR Retornando a onde tudo começou: JESUS!
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
“Onde quer que uma igreja seja estabelecida devem os seus membros fazer fiel trabalho pelos crentes necessitados. Mas não devem parar aqui. Devem ajudar.
Transcrição da apresentação:

REFORMA PROTESTANTE UM BREVE PANORAMA

O DIA 31 de outubro de 1517 95 teses de Lutero

O PROTAGONISTA Martinho Lutero Frade Agostiniano Filósofo Doutor em Teologia Professor em Wittenberg

O NOME Reforma ou Ruptura? O Resultado Inesperado A Intenção de Lutero

A BASE DA REFORMA Pedro Valdo – 1174 John Wycliff – 1384 Bíblia Traduzida Contra Idolatria John Wycliff – 1384 Estado Laico Igreja é Espiritual John Huss – 1415 Seguiu Wycliff

O INÍCIO DA REFORMA Lutero e as Escrituras Lutero X Tetzel Impossível Escravizar Lutero X Tetzel Tetzel: “cada vez que cai a moeda na bolsa do frade, uma alma sai do purgatório”. Lutero: “O justo viverá por fé” (Romanos 1.17).

A REAÇÃO DA IGREJA ROMANA Contra-Reforma Index Librorum Prohibitorum Tribunal do Santo Ofício – Inquisição Reforço Doutrinário Purgatório Salvação só na Igreja Papado Missão no Novo Mundo – Ordem de Jesus ou Jesuítas Noite de São Bartolomeu

OUTROS NOMES DA REFORMA João Calvino: Converteu-se às idéias reformadas em 1533. Foi forçado a abandonar a França por colaborar com a reforma, instalando-se em Basiléia onde terminou sua obra “As Institutas da Religião Cristã”. João Knox: Era padre escocês, cerca de 1540, começou a pregar idéias da Reforma. Em 1547 foi preso pelo exercito Francês e mandado para a França. Passou por Genebra onde absorveu de modo completo a doutrina de Calvino. Em 1559 voltou a Escócia para liderar um movimento de Reforma Nacional.

OS CINCO “SOLAS” Sola scriptura Sola gratia Sola fide Solus Christus Produção Teológica que visava o ensino correto e fiel das Escrituras. Teologia voltada para a SALVAÇÃO. Sola scriptura Sola gratia Sola fide Solus Christus Soli Deo Gloria

FRAGMENTOS DAS 95 TESES 1ª Tese Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento. 3ª Tese Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne. 4ª Tese Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.

26ª Tese O papa faz muito bem em não conceder às almas o perdão em virtude do poder das chaves (ao qual não possui), mas pela ajuda ou em forma de intercessão. 27ª Tese Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório. 28ª Tese Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa vêm o lucro e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.

43ª Tese Deve-se ensinar aos cristãos proceder melhor quem dá aos pobres ou empresta aos necessitados do que os que compram indulgências. 44ª Tese Ê que pela obra de caridade cresce o amor ao próximo e o homem torna-se mais piedoso; pelas indulgências, porém, não se torna melhor senão mais seguro e livre da pena. 45ª Tese Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com indulgências, não adquire indulgências do papa. mas provoca a ira de Deus.

62ª Tese O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus. 63ª Tese Este tesouro, porém, é muito desprezado e odiado, porquanto faz com que os primeiros sejam os últimos. 64ª Tese Enquanto isso o tesouro das indulgências é sabiamente o mais apreciado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros. 65ª Tese Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram as redes com que se apanhavam os ricos e abastados. 66ª Tese Os tesouros das indulgências, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens.

94ª Tese Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno. 95ª Tese E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.