São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

A Informática.
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Tecnologias da Informação e da Comunicação
HARDWARE.
Memorias ROM RAM.
Maria Aparecida Castro Livi
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Arquitetura de Computadores
Escola Secundária Alberto Sampaio 2012/2013
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Profª Amita Muralikrishna
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Memórias Digitais Memórias:
Memórias Digitais Departamento de Engenharia Elétrica – UFRJ
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
PLACAS-MÃE (Motherboard)
Arquitectura dos processadores
AULA 1.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
O Computador e o Sistema de Informação Carlos Dinis Gonçalves 1O Computador e o Sistema de Informação.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Introdução à INFORMÁTICA
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais HARDWARE Londrina(PR) – Maringá(PR)
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Introdução à Informática
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
Componentes básicos de um computador
Memorias.
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
TIC - Conceitos Introdutórios
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Projeto Operador de Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
Fundamentos de Hardware
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Memória Principal Anotações de Aula
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
IMC BIOS, SETUP.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Origem da palavra Informática
Disciplina: Circuitos Digitais
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 4. Hardware Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

São dispositivos onde os dados e programas são armazenados. Memórias São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.

É importante distinguir dois tipos de memórias: Memória Principal, principal ou central: É a memória que está mais próxima do processador. Ex. RAM/ROM Memória Secundária, auxiliar ou de massa: Consiste em dispositivos com grande capacidade de armazenamento. Permite guardar grandes quantidades de informação com um carácter mais duradouro Ex.: HD, pen drive,

RAM (Random Access Memory) Memória principal A Memória Principal pode ser do tipo: RAM (Random Access Memory). ROM (Read Only Memory) RAM (Random Access Memory) São memórias de acesso aleatórios, ou seja, de leitura e escrita Essa memória é do tipo volátil, ou seja, quando o computador for desligado o conteúdo é perdido. É onde estão guardados os programas e os dados com que o computador trabalha em cada sessão (temporariamente) OBS.: Quando falamos da capacidade de memória de um computador, estamos falando de memória RAM. A quantidade de memória RAM é um dos factores mais importantes para a escolha dum computador…

Memória principal A Memória Principal pode ser do tipo: RAM (Random Access Memory). Se a memória RAM for reduzida, será mais difícil trabalhar com muitos programas (ou dados) ao mesmo tempo, pois o computador irá ficar mais lento… (Porquê?) porque quando não tem espaço para carregar muitos programas em simultâneo, tem de colocar alguns deles no disco rígido que é muito mais lento que a RAM. A capacidade da memória é avaliada pelo nº de bytes que a RAM possui e mede-se em múltiplos de bytes: Kilobytes, Megabytes, Gigabytes, etc. Ex: O nosso computador tem 4GB

Memória principal RAM (Random Access Memory) pode ser do tipo: DRAM (Dynamic RAM): Constituída internamente por condensadores e transístores. Maior capacidade de armazenamento. Menor rapidez de funcionamento. Utilizada nos módulos de memória. SRAM (Static RAM): Constituída internamente apenas por transístores. Menor capacidade de armazenamento. Maior rapidez de funcionamento.

Memória principal SRAM (Static RAM): MEMÓRIA CACHE (Nível 1- L1, L2…)– esta memória atualmente encontram-se dentro do CPU O processador é muito mais rápido do que a memória RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo não processa nada, só espera que a memória fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador não fique subutilizado, foi colocada uma memória mais rápida, chamada de CACHE, que é do tipo SRAM (Static Random Access Memory).

ROM (Read Only Memory): Memória principal A Memória Principal pode ser do tipo: RAM (Random Access Memory). ROM (Read Only Memory) ROM (Read Only Memory): Memória apenas de Leitura Guarda a informação permanentemente (não volátil), mesmo que o computador seja desligado. Guarda programas que permitem o funcionamento básico do computador, como operações de arranque. Controla a comunicação entre o hardware e software.

Memória principal ROM (Read Only Memory): Memória apenas de Leitura Possui informação que foi gravada na fabrica (Firmware) Guarda a informação permanentemente (não volátil), mesmo que o computador seja desligado. Utilizada para guardar instruções que permitem a inicialização e o continuo funcionamento do computador As memórias ROM modernas são do tipo Flash podendo ser actualizadas

Memória principal Tipos de Memórias R.O.M. : PROM (Programable Read Only Memory): Apenas podem ser programadas uma única vez. EPROM (Erasable and Programable ROM) e EEPROM (Electrically Erasable and Programable ROM) : Podem ser apagadas e reprogramadas várias vezes.

A memória ROM é constituída por três tipos de programas: BIOS (Basic Input/Output System)  Conjunto de instruções básicas de software que permite ao processador trabalhar com periféricos básicos (Unidade de disquetes etc.)   POST (Power- On Self Test) Auto-teste de inicialização, realizado sempre que o computador é inicializado. (Identifica a configuração instalada, inicializa os circuitos periféricos ligados à motherboard, inicializa o vídeo, testa o teclado, carrega o sistema operativo para a memória, entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo). SETUP (configuração do sistema)  Programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente pelo utilizador, através da escolha de várias opções num interface próprio.

Memória Secundárias MEMÓRIA SECUNDÁRIA (AUXILIAR OU DE MASSA) Consiste em dispositivos com grande capacidade de armazenamento. Permite guardar a informação com um carácter mais duradouro. É no HD que se encontra o Sistema operativo (windows7) e Software de Aplicação (Word/excel…) Exemplos: Disco rigido, Disco opticos (DVD, e CD)pen, ….

Hierarquia das memórias