Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Estudo das orações coordenadas
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Profa. Eugenia Fernandes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAções coordenadas.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Conjunção.
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
As conjunções coordenativas.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Orações subordinadas.
Oração subordinada substantiva subjetiva
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Prof. Eduardo Pereira Machado
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Período composto por SUBORDINAÇÃO
Classificações das conjunções
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período Composto – ORAÇÕES COORDENADAS
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
Orações Subordinadas Aulas 3 e 4.
Coordenação e subordinação
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Análise do período composto
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Período composto por subordinação
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
PORTUGUÊS.
Período composto por coordenação
Período composto por subordinação: orações substantivas
Período Composto por Coordenação
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Substantivas
ORAÇÕES COORDENADAS.
Orações subordinadas substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Português 8º ano Versão Actualizada
Orações coordenadas.
Ficha de Revisão 3º Ano.
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Adverbiais e Substantivas
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Prof. Deivis OBJETO INDIRETO OBJETO INDIRETO
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Orações Subordinadas Substantivas
Período Composto.
Período composto por coordenação
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
PAUTA – Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios.
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Revisão para a Avaliação Intermediária
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Aula multimídia

Português

Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido da relação que estabelecem. ADITIVAS: As coordenadas aditivas indicam normalmente fatos ou acontecimentos dispostos em seqüência, sem lhes acrescentar outro matiz de significação. As conjunções coordenativas aditivas típicas são e e nem. Fizemos um estudo da questão e propusemos algumas soluções. Não se discutiu o assunto nem se tomou qualquer providência.

Orações coordenadas ADVERSATIVAS: As coordenadas adversativas exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior. As conjunções coordenativas típicas são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.   Muito já foi prometido, mas pouco efetivamente foi feito. O Brasil é um país de grandes potenciais; sua má administração, porém, tem produzido apenas contrastes sociais gritantes.

Orações coordenadas ALTERNATIVAS: As coordenadas alternativas exprimem fatos ou conceitos que se alternam ou que se excluem mutuamente. É comumente expressa pelas conjunções: ou, ora... ora, já... já, quer... quer.   Tome uma atitude agora ou assuma sua incapacidade. Quer você acredite quer você negue ,ela age como quem domina a situação.

Orações coordenadas CONCLUSIVAS: Exprimem uma conclusão ou conseqüência lógica obtida a partir dos fatos ou conceitos expressos na oração anterior. As conjunções mais comuns são: logo, portanto, pois (posposto ao verbo).   Saúde e educação são áreas sociais básicas, logo devem ser priorizadas. Trata-se de um caso comprovado de abuso de poder econômico; os responsáveis devem ser punidos, portanto.

Orações coordenadas EXPLICATIVAS: Expressam o que levou alguém a fazer uma declaração anterior. As conjunções mais usadas para isso são: que, porque, pois (anteposto ao verbo).   Não o perturbe, que ele precisa trabalhar. Choveu, porque as ruas estão molhadas.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS As orações subordinadas substantivas desempenham funções substantivas na oração principal a que se ligam. Há orações substantivas que atuam como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo e aposto.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS   As orações subordinadas substantivas subjetivas atuam como sujeito do verbo da oração principal: É necessário que se estabeleça um projeto para o país.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS A oração principal sempre apresenta verbo na terceira pessoa do singular quando ocorre oração subordinada substantiva subjetiva. As estruturas típicas da oração principal nesse caso são:   *verbo de ligação + predicativo (é bom..., é conveniente..., é claro..., está comprovado..., etc). *verbo na voz passiva (sabe-se..., soube-se..., comenta-se..., foi anunciado..., etc.) *verbos como convir, cumprir, importar, ocorrer, acontecer, suceder, parecer, constar, urgir, etc.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Exemplo: É necessário que se tomem providências eficazes.  Argumenta-se que o país não tem tecnologia competitiva.  Convém que se apurem os fatos.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS  OBJETIVAS DIRETAS   As orações subordinadas substantivas objetivas diretas atuam como objeto direto do verbo da oração principal: Sinto que se podem modificar muitas coisas.  Aposto como você se sairá bem nas provas.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS  OBJETIVAS INDIRETAS   As orações subordinadas substantivas objetivas indiretas atuam como objeto indireto do verbo da oração principal: Não se esqueça de que ainda não se resolveram graves problemas sociais brasileiros.

COMPLETIVAS NOMINAIS  As orações subordinadas substantivas completivas nominais atuam como complemento nominal de um termo da oração principal:   Tenho certeza de que ainda há esperanças. Tenho a impressão de estarmos andando em círculos .

PREDICATIVAS  As orações subordinadas substantivas predicativas atuam como predicativo do sujeito da oração principal:   Minha vontade é que se consigam superar as atuais dificuldades. Nosso desejo era encontrares o teu caminho.

APOSITIVAS  As orações subordinadas substantivas apositivas atuam como aposto de um termo da oração principal:    Faço apenas um pedido:que você reveja sua opinião sobre esse assunto.   Há um fato ainda inexplicado:terem eles sobrevivido a tantas adversidades.