COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento em perspectiva comparada: as respostas à globalização e os padrões de integração internacional da Ásia e da A.L. pós 1980 Referência:
Advertisements

CICLO DE VIDA.
Empreendimentos Internacionais - V
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Movimentos Internacionais de Fatores
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
Fundamentos de Economia
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Globalização econômica
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Planejamento Estratégico
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
A SUPERPRODUÇÃO DE CAFÉ
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
GLOBALIZAÇÃO.
Política Monetária no Brasil
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA
Capítulo 22 – Os países emergentes
Globalização.
Benefícios da participação em CGV
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Pensar Globalmente – Agir Localmente
Módulo 1 Versão: Fevereiro de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Qual a relação entre “armadilha da renda média”, inovação e Gestão do Conhecimento.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Perspectivas futuras da administração
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
MATRIZ BCG.
Aula 2 Mitos do BRIC. MITO Nº 1: MERCADOS EMERGENTES SÃO PRIMÁRIOS EM TECNOLOGIA Por conta desse preconceito, muitas empresas “atacam” os mercados emergentes.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
Globalização e avanço tecnológico
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Capítulo 19 O Mercado Global.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Micros e Pequenas Empresas
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
Industrialização Brasileira
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms O QUE SÃO MERCADOS EMERGENTES: O Banco Mundial define uma economia como emergente se o seu nível de criação de riqueza medida pelo produto nacional bruto (Gross national product) per capita, se encontra abaixo daquele de economias desenvolvidas. Economias Avançadas ou desenvolvidas: são países da era pós-industrial caracterizados por alta renda per capita, setores altamente competitivos e infraestrutura bem desenvolvida. Economias em desenvolvimento: são países de baixa renda caracterizados por industrialização limitada e economias estagnadas Economias de Mercado Emergente: representam o subconjunto de economias em desenvolvimento que, a partir da década de 1980, passaram a atingir um nível de considerável industrialização, modernização e rápido crescimentos econômico

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Condições de comércio Economias Avançadas Economias em desenvolvimento Mercados Emergentes IndustrializaçãoAltamente desenvolvida PobreEm rápida Expansão CompetiçãoSubstancialLimitadaModerada, porém em expansão Barreiras ComerciaisMínimasModeradas e altasEm rápida liberalização Volume de comércioAltoBaixoAlto Entrada de IEDAltaBaixaModerada Condições de Comércio nos principais grupos de países Fonte: Banco Mundial, disponível em

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Mercado emergente é aquele que esta (Pereiro 2000): Tentando reordenar suas contas, privatizando empresas e desregulamentando a atividade econômica; Estabilizando o seu sistema político, movendo-o em direção de regimes mais liberais e democráticos, e esforçando-se para resolver os mais graves problemas sociais; Diminuindo barreiras ao investimento estrangeiro e comércio internacional, aumentado assim sua participação na economia mundial; Experimentando uma profunda mudança na estrutura de suas industrias; Verificando enorme aporte de capital estrangeiro e tecnologias, assim como novas formas de gerenciar. Demonstrando alta taxa de crescimento das fusões e aquisições, e verificando o estabelecimento de subsidiárias de empresas multinacionais. Observando o crescimento do mercado de capitais, que esta cada vez mais ativos e sofisticado; e Expandindo sua influência aos países vizinhos, que também estão começando a abrir suas economia ao mundo.

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms. Um país ou mercado emergente pode, desta forma, ser definido como aquele que está passando por um processo de globalização, isto é, esta abrindo suas fronteiras ao fluxo internacional de comércio e investimento. Cada vez mais as empresas que se internacionalizam envolvem-se em atividades que contribuem para promover o desenvolvimento econômico nos mercados emergentes e na economias em desenvolvimento. 1.Fomento industrial ao desenvolvimento econômico com lucrativos projetos de modernização, e 2.Incentivo ao empreendedorismo por meio de empréstimos de pequena escala ResponsabilidadeSocial e corporativa

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Cinco mitos sobre os mercados emergentes: Mito nº 4 : Mercados emergentes são primários em tecnologia. Crescimento do mercado de celulares, internet. Na África produtores rurais usam seus celulares para acesso à informações metereológicas e aos mercados de commodities agrícolas. Mito nº 2: Mercados emergentes não tem dinheiro para gastar com tecnologia. Todos esses mercados têm segmentos de consumidores de alto poder aquisitivo e mesmo os compradores de renda média podem fazer despesas significativas em aparatos tecnológicos. Mito nº 3: Consumidores de mercados emergentes não aceitam pagar mais por marcas. Há uma percepção errada de que concorrentes de preço baixo e sem “marca” vão ficar com a “parte do leão”, entretanto, marcas fortes mundiais são percebidas como mais seguras.

COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms Cinco mitos sobre os mercados emergentes: Mito nº 4 : As mesmas ofertas de tecnologia dos mercados maduros terão êxito nos mercados emergentes. Produtos customizados pelas prioridades locais vêm atraindo interesse intenso nos mercados emergentes. Na Índia rural, onde moram 70% dos indianos; o celular da Nokia tem lanterna de qualidade (fornecimento de energia pouco confiável). Mito nº 5: Os consumidores dos mercados emergentes focam produtos, não serviços. A negligência no suporte às vendas de produtos tecnológicos tem um impacto significativo nas vendas.