FORMAS PARA INICIAR UM TEXTO DISSERTATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cristianismos Originários Os seguidores e seguidoras de Jesus na 1a. Geração.
Advertisements

Parábolas de Jesus.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
A HISTÓRIA DO CAVALO “ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos.
O PARÁGRAFO-CHAVE: 18 FORMAS PARA VOCÊ COMEÇAR UM TEXTO
Revolução Francesa.
Tipologia argumentativa 1
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
VERBOS GENÉRICOS.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
História da Educação no Brasil
O mundo em nossas mãos 6ºA.
DESEMPREGO.
Prof. Everton da Silva Correa
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
A Sem-esperança.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
IGREJA.
METAFORA AMBIENTAL METAFORA AMBIENTAL.
Frase-Oração-Período
A BORBOLETA E A FLOR Autor Desconhecido Ria.
Vestido Azul.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Cronica de Arnaldo jabor
METÁFORA AMBIENTAL A VACA E O BERNE.
proposta Veja quem tem razão...
Centro Educativo Creciendo en Gracia
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”
Desigualdades sociais no Brasil
Trabalho realizado por:
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
“Da roça à tapera: a crise do imaginário rural brasileiro”
Escola Estadual Dona Consuelo Muller
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
DISSERTAÇÃO MODELO UNESP
Transformações do pensamento sociológico ocidental
KETLYN.
LÁZARO QUE SÓ RECEBEU MALES, DURANTE A VIDA, AGORA ENCONTRA AQUI CONSOLO.
Na aula passada ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS DISSERTATIVOS
Vinícius Barbosa Vendetta. Para começar... Você está andando distraído com a sua má aparência, suas roupas fora de moda, e nada te agrada... Até que você.
Conectando Mundos Grupo 2 – Tema 2
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
No Brasil de hoje nós somos cerca de 27% ( ) da população. Nunca tivemos tantos jovens, nem jamais haveremos de ter. Isto representa uma mudança.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
PRODUÇÃO TEXTUAL: A INTRODUÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 Setembro/2015 Reorganização da rede GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
DISSERTAÇÃO: TEMAS POLÊMICOS
MANIFESTAÇÕES. Todos nós estamos vendo as grande manifestações que estão ocorrendo nas cidades brasileiras. O que significam essas manifestações? Que.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Marx e a educação.
Agora vamos mudar o nosso olhar
Redação via Tema e tese Prof. Carolina Nassar Gouvêa.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
Desigualdade e Globalização;
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

FORMAS PARA INICIAR UM TEXTO DISSERTATIVO

Declaração É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda. Alberto Corazza (tema: liberação da maconha)

Definição A língua é o modo de expressão de um ser e de um povo e reflete sua identidade cultural. É patrimônio de uma cultura, e do mesmo modo como cada um preserva seu patrimônio material – seja o Estado, sejam as instituições privadas, seja qualquer cidadão – deveríamos todos preservar nossa língua, nossa identidade, nosso patrimônio cultural. (tema : a língua como identidade cultural de um povo)

Oposição De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, tablets. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil. (tema: a educação no Brasil)

Alusão histórica (tema : globalização) Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição. (tema : globalização)

Interrogação Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar. (tema : a saúde no Brasil)

Citação “ As pessoas chegam ao ponto de um criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora”. O comentário, do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do primeiro mundo. DI FRANCO, Carlos Alberto. Jornalismo, ética e qualidade. Rio de Janeiro, Vozes, 1995. P. 73. (tema : política demográfica) “É mais fácil quebrar um átomo que um preconceito”, afirmou Einstein. As manifestações racistas observadas por todo o planeta comprovam a veracidade dessa assertiva. (tema : racismo)

Citação de forma indireta Para Marx a religião é o ópio do povo. Raymond Aron deu o troco: o marxismo é o ópio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o ópio do povo é mesmo ir às compras. Como as modas americanas são contagiosas, é bom ver de que se trata. Cláudio de Moura e Castro, Veja, 13 nov. 1996. (Tema : consumismo)

Citação de um provérbio Em terra de cego, quem tem um olho é rei assim pensam os déspotas que pretendem usufruir o poder com a exploração da grande massa, e conseguem, pois o círculo vicioso é fechado : enquanto houver déspotas, haverá cegos; enquanto houver cegos, haverá déspotas.

Comparação O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária no Brasil. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo, Ática, 1991. p. 101. (tema : reforma agrária)

Descrição de um fato de forma cinematográfica Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe média. Choperia Bodega – um bar da moda, frequentado por jovens bem-nascidos.Um assalto. Cinco ladrões. Todos truculentos. Duas pessoas mortas : Adriana Ciola, 23, e José Renato Tahan, 25. Ela, estudante. Ele, dentista. Josias de Souza, Folha de são Paulo, 30 set. 1996. (tema : violência urbana)

Exemplos: "A Escola formal não está só na forma. Está dentro da fôrma. O pior é quando está no formol. É um cadáver." É assim que o educador mineiro Tião Rocha, 59, vê o ensino convencional, de cujos métodos e conteúdos se afastou há mais de 20 anos para experimentar processos alternativos de educação.” UIRÁ MACHADO, Coordenador de Artigos e Eventos da FSP

“Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca “Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida, pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza, aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.” Arnaldo Jabor