Materiais x Equipamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vasos de Pressão.
Advertisements

SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO.
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Fontes e formas de energia
Elementos Básicos de Operações
Elementos Básicos de Operações
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
BIOMASSA Energia alternativa.
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Ruptura de Tubos e Vasos
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos
Princípios básicos da Indústria Química
Concepção dos Sistemas de Cogeração
COMBATE A INCÊNDIOS S.
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Geradores de Vapor Caldeiras
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
Condensadores resfriados a ar
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
ENERGIA.
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
Autor: Luis Gerardo Gómez
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Energia Nuclear.
FONTES DE ENERGIA.
Cinética e Cálculo de Reatores
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
TRABALHO E CALOR.
Hulha.
CALDEIRA.
Ciclos de potência.
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Nomes: Carolina de Oliveira
GERADORES ELÉTRICOS Geração de Energia Prof. Wildson W de Aragão
3. Fabricação de tubos; 4. Classificação de tubos 5. Código de cores
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Aula 2 26/03/12 Warlley L. Antunes.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Consumo energético e meio ambiente
6. Conexões 7. Juntas e curvas de expansão 8. Vedantes
Normas Regulamentadoras
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES. RESERVATÓRIOS; ACUMULADORES HIDRÁULICOS; FILTROS; TROCADORES DE CALOR; MANÔMETROS; TERMÔMETROS; OUTROS.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Materiais x Equipamentos Operações Unitárias Materiais x Equipamentos

Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos.

CALDEIRAS

CALDEIRAS

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os reservadores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo. É constituída por diversos equipamentos integrados , para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível e maior segurança. Esta definição abrange todos os tipos de caldeiras, sejam as que vaporizam água, ou outros fluidos e que utilizam qualquer tipo de fonte de energia, inclusive as elétricas, reatores químicos ou nucleares.

Para que servem? As Caldeiras são usadas nas indústrias para produzir vapor saturado e vapor superaquecido.As indústrias precisam de vapor saturado nos seus processos industriais, por exemplo: Cozinhar Alimentos Secar Madeira Fazer Papel O Vapor superaquecido normalmente é usado na geração de energia elétrica, acionado uma turbina a vapor, que por sua vez toca um gerador de energia elétrica.

TUBULAÇÕES Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.

As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório).

Cilindros de gases

 sistema de distribuição de gases

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento. Em refinarias de petróleo, Usinas de Açucar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. 

Vasos de Pressão

SILOS

A produção de grãos é um dos principais segmentos do setor agrícola, não só no Brasil, mas em todo o mundo. No Brasil, a soja é a "estrela" da nossa agricultura, além dela, toda a produção de grãos já representa mais de 100 milhões de toneladas por ano.  Os silos metálicos é ainda escasso mas estes são muito utilizados nas áreas rurais e portuárias.

Construção Esses equipamentos podem ser fabricados a partir da madeira, da alvenaria, do concreto ou do aço. No entanto, os silos mais utilizados atualmente, sobretudo no Brasil, são aqueles fabricados a partir de sistemas metálicos. Isso se justifica também porque os silos metálicos são mais apropriados ao armazenamento de materiais agropecuários, garantindo maior eficiência e durabilidade.

Acidentes Quanto às explosões, os silos para cereais são considerados os mais perigosos. Porém, é importante lembrar que a concentração de pós nesses complexos contribui para as explosões. As mais frequentes explosões deste tipo são causadas por: pós de materiais metálicos; pós de materiais plásticos e pós de produtos agrícolas. Não só a existência do pó, mas sim a sua quantidade e distribuição no recinto, a umidade, a concentração de oxigênio e o tamanho e a temperatura da fonte de ignição também aumentam a probabilidade de explosão de um silo.

Melhorias Um problema encontrado em silos é a formação de arcos no interior da massa, o que impede o devido escoamento do material. Isso acontece pela falta de ventilação, causando fermentação deste material. Para isso, recomenda-se o uso de silos inclinados para facilitar o escoamento desses produtos. Além disso, é possível acrescentar melhorias como o sistema de areação, termometria e respiros. O sistema de areação retira a umidade e resfria os grãos armazenados, mantendo um ambiente simples para não deteriorar o grão. Os respiros complementam esse trabalho de areação, diminuindo a pressão interna durante a carga e descarga do mesmo e evacuando o ar do sistema de areação. O sistema de fluxo serve para verificar a temperatura do material armazenado.

EXPLOSÕES DE SILOS

Sistemas de vibração para silos

Transportes de sólidos Sólidos difíceis de manusear Formas diversas: peças grandes e angulares, extensas e contínuas lâminas ou pós finos. Podem ser: quentes, abrasivos, frágeis, explosivos ou plásticos. Manuseio: Armazenamento Transporte Alimentação

Armazenagem em pilhas

DEFINIÇÃO

DEFINIÇÃO

DEFINIÇÃO

DEFINIÇÃO