I Epístola de João.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
11 A lei e o Evangelho A Bíblia Fala.
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
A Amizade na vida de Jesus.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
EPÍSTOLA DE JUDAS José Adelson de Noronha.
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O discipulado cristão nas cartas de João
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
A Dureza do Apóstolo do Amor
O cristão irrepreensível no falar I Tessalonicenses 5
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
Como promover o crescimento mútuo?
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
Confissão, Perdão e Libertação
TEMA DA MENSAGEM: “...O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, NOS PURIFICA DE TODO PECADO.” I JOÃO 1:7 DOIS ASPECTOS DA GRAÇA 1. O HOMEM DIANTE DO ATO (HEBREUS.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 4.
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
SEMPRE VENCENDO COM CRISTO
SENIB DOUTRINAS 1.
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
Por quantos testes você já passou na vida?.
Atenção: O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso.
COMO SOMOS SALVOS? EFÉSIOS 2: 8 e 9 “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém.
Que a verdade do Evangelho seja nossa verdade
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
3. ISAÍAS 58 - A PRESCRIÇÃO DIVINA
Uma perspectiva Bíblica
Vergonha e Graça.
Hebreus 7 A Aliança Superior
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Seja Bem-Vindo !.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
1.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
SENIB DOUTRINAS 1.
^^ ^ Apoc. 14: A Proclamação mundial do evangelho eterno. 2.É claramente uma mensagem que faz discípulos. 3.Prepara um povo para a.
Introdução ao Novo Testamento.
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS
Meus irmãos e minhas irmãs;
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
Jesus Cristo a encarnação da graça
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
O Livro de 1 João TEXTO BASE: 1 João 1.12
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
Transformando o mundo I João
CURSO BÍBLICO.
A perseverança dos santos
Revista e Atualizada(RA)
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Você é cristão? I João
NO PRINCÍPIO ERA O VERBO
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 20 João, o Homem Cícero Martins 05 Julho 2015 Bibliografia: Homens com uma Mensagem por John Stott/Stephen Motyer;
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Transcrição da apresentação:

I Epístola de João

O Autor Testemunhas do Século II e as fortes semelhanças ao estilo vocabulário e tema do Evangelho de João Sancionam a autoria de João, discípulo de Jesus. O discípulo mais jovem, tem sua idade entre 16 e 24 anos quando chamado por Jesus. Era irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Também pescador. Foi apelidado de “Filho do trovão” juntamente com o irmão. Amadurecimento claro de João observado tanto nos evangelhos quanto nas cartas

Quando e Onde Datada entre 85 e 95 D.C. João residia em Éfeso, onde escreveu a carta que, foi enviada as igrejas da província da Ásia que estavam sob sua responsabilidade apostolar.

Cap. 1 V 1-2, O verbo que se fez carne no cap. 1 do Evangelho, se tornou palpável na experiência do Apóstolo. Mais que palavras . Ele Viu e Tocou e por isso testificou. V 3 , O objetivo do testemunho, comunhão de pensamento e unidade na fé. V 5, Deus , perfeitamente bom...Totalmente luz. Afirmação categórica. V6- A necessidade de alinhamento entre palavras e atitudes... V6-7- e comunhão com o próximo consequente da comunhão genuína com Deus. V7 – a purificação no Sangue de Jesus em meio a comunhão. V 8- 9, A consciência do homem pecador, a necessidade de confissão e a purificação, passos necessários. V 10- Todos pecaram “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;  Romanos 3:23

Cap. 2 V1, o tom amoroso do apóstolo (contraste com Lucas 9:54). A certeza da defesa de Deus e a Sua justiça. V 2, O preço da justificação do mundo, o próprio Cristo.

Cap. 2 - As marcas do evangelho V 3 – v4 ,a marca do conhecimento de Cristo no guardar os mandamentos. A veemência do apostolo na necessidade de coerência. V 5, O guardar a Palavra como prova de amor . Sendo aperfeiçoados no amor através da obediência a Palavra . “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.João 14:15.” V 6, mais uma exortação a coerência. V6-7, andar como Jesus andou... Baseado nos princípios da Palavra... O velho mandamento V 8 – 10, O novo mandamento, o amor ao próximo como sinal da luz de Deus em nós. V 9 – a escuridão dos relacionamentos rompidos e a cegueira da solidão (Pv 18.1)

Cap. 2 - As marcas do evangelho V 12, A identidade de Filhos restaurada no perdão dos pecados, V 13-14, a identidade de Pai nos fundamentos firmes desde a antiguidade. E a identidade de jovens na firmeza na Palavra e na força para resistir o mal. V 15 – exortação ao abandono total do mundanismo... Um confronto de amor V 16 – o ciclo do pecado. “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.  1 João 2:16” V 17 – a eternidade fruto de permanencia diante de Deus

Cap. 2 - a volta de Cristo V 18 - 19, o anticristo e seu caráter, engano. V 20, a unção do Santo, unção para entendimento V 21 – 23, contraste da mentira X verdade... O anticristo nega a Cristo como filho de Deus. V 24 - 25, a necessidade de permanência em Deus tendo como fruto a vida eterna. V 27 – a unção trazendo revelação V28 –exortação a permanência V29 – o caráter de justiça dos nascidos de Deus.