Todos somos diferentes…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Monstrinhos Irresistíveis
A inércia e a força de vontade
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
O dia em que quase perdemos o
A Lenda dos Ovos de Páscoa
A Realidade do Mundo! A pobreza ; A saúde ; As guerras :
Como Seria Sua Vida Sem Internet ?
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional.  
8 clique.
São 11 regras que os alunos não
O ANEL.
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
CATIVAR....
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eufrásia Bica.
A História do Pedrinho e da Joana
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CATIVAR....
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
Podemos fazer a diferença...
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Eis alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência que proferiu numa escola secundária. Tão só 11 pequenas coisas que os estudantes.
Escolhas e Decisões....
Ética e Moral na formação dos filhos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A HISTÓRIA DO PEPE.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Clica para continuar.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Violência? Diga não!.
A CASTANHA CAROLINA.
Preparado por Dinis Bento
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Era uma vez ………….
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Imagina a vida como um jogo no qual tu fazes malabarismo com cinco bolas que lanças ao ar: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. Logo.
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
8 clique.
A Vida.
SÃO EXACTAMENTE 11:3611:3611:3611:3611:36 ORQUÍDEAS ORQUÍDEAS Música: Autumn Rose.
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
SITUAÇÕES.
Dia internacional das bibliotecas escolares
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Educação Financeira para crianças e Jovens
O menino que estragou a sua vida. Capítulos O menino muito feliz! As suas companhias. As suas brincadeiras! Arrependimento.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Um monstrinho no jardim…
Transcrição da apresentação:

Todos somos diferentes… 3 de Dezembro de 2012/ “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência" Todos somos diferentes… Todos precisamos de ajuda… Grupo Disciplinar de Educação Especial Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral _ Belmonte

Aprende a ser amigo de todos! No teu dia-a-dia, em tua casa ou na tua rua existem muitas crianças que têm alguma deficiência física, que têm dificuldade em andar ou não andam, que não ouvem bem ou são surdas, que têm fraca visão ou não conseguem aprender. Também há crianças que têm algumas doenças que não são contagiosas mas podem assustar as outras crianças, por exemplo a asma ou a epilepsia. Também tu podes ajudar estas crianças. Vamos ensinar-te como.  

Porque todos precisamos de ajuda… Se uma criança tem dificuldade em subir ou descer as escadas, aproxima-te dela e oferece-lhe  ajuda. Diz-lhe para se agarrar a ti ou ajuda-a a transportar as coisas.

Porque todos Somos diferentes… As crianças que não conseguem andar ou que têm muita dificuldade em se mexer não podem participar nalguns jogos e brincadeiras. Sugere um jogo que dê para todos os meninos para ninguém ficar sem brincar.

Porque todos precisamos de ajuda…  Se no recreio ou na tua sala de aula uma criança de repente tiver dificuldades em respirar, porque não consegue inalar ar suficiente,  pergunta-lhe se tem com ela uma bomba de ar, dá-lhe o mais rapidamente possível e corre a chamar um adulto para ajudar.

Porque todos Somos diferentes… Não imites os defeitos de uma criança e não gozes com os meninos que são doentes ou mais fracos. Toma conta deles para não caírem ou se aleijarem. Não sejas um “macaquinho de imitação”

Porque todos precisamos de ajuda…   Tenta perceber uma criança que gagueje ou que fale de uma forma difícil de compreender.

Porque todos Somos diferentes… O aspecto da pessoa não nos diz se ela é boa ou má, simpática ou antipática, amiga ou inimiga.  Não gozes com as crianças que são altas, ou baixas, gordas ou magras…

Porque todos precisamos de ajuda… Há crianças que têm diabetes.   Ajuda-as, se necessário, a encontrar um canto sossegado para tomarem os remédios ou a injecção. Não gozes com elas e não lhes chames nomes.

Porque todos Somos diferentes… As crianças que vêm mal não conseguem ler o que está escrito no quadro ou as letras pequenas dos livros.  Lê para elas o que elas não percebem. Cuidado, não lhes partas os óculos.

Porque todos precisamos de ajuda… Há crianças que têm dificuldade em ouvir e não conseguem seguir as instruções dos professores. Se vires que uma criança não percebeu,  repete-lhe  o que foi dito as vezes que forem necessárias.

Porque todos Somos diferentes… Se reparares, ou souberes, que uma criança não consegue ouvir ou tem algumas dificuldades em ouvir, olha de frente para a cara dela quando quiseres dizer qualquer coisa e diz de forma clara e compreensível. Se ela não entender,   usa sinais ou escreve num bloco o que queres dizer.

Porque todos precisamos de ajuda… Algumas crianças têm dificuldade em aprender a ler e a escrever. Fazem sempre os mesmos erros. Arranja tempo e lê com elas.

Porque todos Somos diferentes… As crianças que têm epilepsia tomam medicamentos que os tornam mais lentos. Se vires que uma criança não consegue escrever, oferece-lhe as tuas notas.

Porque todos precisamos de ajuda… Quando tossires ou espirrares,   põe a mão à frente da boca para não infectares os outros meninos.

Porque todos Somos diferentes… Se uma criança estiver magoada ou com sangue, chama logo um adulto.   Não toques no sangue de outra pessoa porque há doenças que se transmitem através do sangue.

Porque todos precisamos de ajuda… Se a tua classe ou escola for ao teatro e não houver uma entrada especial para crianças com cadeira de rodas, pede aos teus amigos para lhe pegarem.

Porque todos Somos diferentes… Existem crianças que aprendem mais devagar.  Não deixes que os outros meninos gozem com eles ou lhe chamem nomes. Oferece-lhes ajuda para aprender.

Porque todos precisamos de ajuda… As crianças crescem e desenvolvem-se. Algumas delas tornam-se hiperactivas e não conseguem concentrar-se nas coisas que estão a fazer.   Sê paciente  com elas e ajuda-as a concentrarem-se na sua tarefa.

Porque todos Somos diferentes… Não digas que és muito bom ou rápido, especialmente frente às crianças que estão doentes ou que têm algum problema físico.

Porque todos precisamos de ajuda… Algumas crianças têm medo de falar em frente à classe, apesar de terem aprendido tudo. Ajuda-as a não ter medo e através de brincadeiras pratica falar com em público com elas.

Porque todos Somos diferentes… Se vires que há crianças bonitas e mais espertas que tu à tua volta e que elas têm qualquer coisa que tu não tens e que sabem mais que tu, fica contente com conhecê-las. Faz amigos com elas.

Porque todos precisamos de ajuda… Talvez as crianças tímidas e envergonhadas não gostem de ficar sozinhas. Aproxima-te delas, fala com elas, talvez elas precisem de um amigo.

Somos diferentes… Porque todos Porque todos precisamos de ajuda…

Adaptado do livro de… Amigos para SEMPRE Grupo Disciplinar de Educação Especial Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral _ Belmonte Adaptado do livro de… Uma história de Mirjana Dobranovic, Mirjana Krizmanic, Mladen Kusec, Ana Marusic e Jasminka Sabol, com ilustrações de Josko Marusic, tradução de Andreia Lourenço Marques, editada pelo INR.