Psicologia da Educação Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira
1. PROBLEMA Lecionação de turmas com alunos que apresentam necessidades educativas especiais.
2. PORQUÊ? Formação académica nesta área muito reduzida. Na escola podemos encontrar turmas com alunos portadores de deficiência e não temos experiência em atuar nessas situações.
3. MANIFESTAÇÃO RECEIO DESCONFORTO INSEGURANÇA PREOCUPAÇÃO FALTA DE CONHECIMENTO
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhorar a minha capacidade para abordar uma aula de EF com a presença de alunos com necessidades educativas especiais. Até ao final do 2º semestre. QUANDO? Elaboração de um dossier que contenha diversas atividades inclusivas que aborde os diferentes tipos de necessidades. COMO?
5. ATIVIDADES Pesquisa bibliográfica sobre o tema; Contacto com pessoas especializadas na área; (Realizar ações de formação, workshops, seminários sobre o tema).
6. AVALIAR O RESULTADO Será que com as atividades inclusivas propostas no dossier conseguirei incluir todos os alunos? Será que conseguirei alcançar todas as necessidades? PRINCIPALMENTE… DIMINUIR as minhas dificuldades perante turmas com diferentes necessidades educativas especiais. AUMENTAR o meu conhecimento, conforto e segurança nestas situações.