O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Religião Crenças Religiosas.
Advertisements

PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Sociedade Moderna - Política e Econômica
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
DEFINIÇÕES.
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Lei de bases do sistema Educativo
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Comunicação.
Serão os valores morais universais?
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
O QUE SABER.
Indivíduos e sociedade:
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Prof. Everton da Silva Correa
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Cultura, Linguagem e Língua
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Trabalho realizado por:
Direitos das Minorias © 2013
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A origem da Cultura Brasileira.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Cultura e Identidade Cultura e Identidade Prof. Carlos Magno
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
CULTURA.
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
CULTURA JURIDICA.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Administração de Recursos Humanos II
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Herança Cultural Afro Brasileira
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Direito das Minorias Profª.Msc.Adirleide Greice Carmo de Souza
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
CULTURA O QUE É?.
Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética.
História dos Portugueses no Mundo
escola E.B 2,3 de Alvarelhos
Profa. Júlia F. Marcelo
Diálogo Intercultural
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
CULTURA.
Profº. Antonio Luiz Alexandre
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania

A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, tais como a linguagem, as danças, o vestuário e as tradições. Também a forma como as sociedades se organizam ,a sua concepção de moral ,de religião, a forma como interagem com o ambiente, etc. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade.

A UE é uma comunidade de 27 Estados‑Membros, cuja unidade e diversidade se manifesta em 23 línguas oficiais, bem como numa multiplicidade de outras línguas nacionais, regionais e locais. É a casa de quase 500 milhões de pessoas com origens étnicas e linguísticas diversas. O multilinguismo contribui para os valores europeus de democracia, igualdade, transparência e competitividade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos Art. XVIII “Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou colectivamente, em público ou em particular.”

Diversidade religiosa Actualmente é muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e ,consequentemente, com tradições e hábitos diversificados, decorrentes das suas crenças. É importante conhecer e respeitar essas diferenças, principalmente, porque o objectivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados com princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

A diversidade cultural faz-se nas religiões, nos costumes e não poderia ser diferente em relação às vestimentas. Em cada região ou país, podem-se encontrar diversos trajes que variam de tamanho, de cor, de tecidos, de bordados e até mesmo de maneira de vestir. Além disso, o vestuário modifica-se de acordo com o estado civil, linha filosófica e cerimónias religiosas.

A diversidade cultural também está na culinária: a feijoada e o vatapá sofreram influências africanas; os doces, à base de leite e ovos, influência portuguesa; a pizza, a macarronada,a polenta e a lasanha influência italiana e, por fim, os japoneses ,com os seus alimentos saudáveis e quase sempre à base de verduras, legumes e frutos do mar, introduziram o sushi e o sashimi.

O tema da diversidade cultural é transversal às actividades da UNESCO, nos vários sectores. Adquire especial ênfase no sector da cultura, como por exemplo nas áreas do património (mundial, tangível, intangível), artesanato, indústrias culturais, línguas e direitos de autor, desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural.

Face ao actual contexto de globalização mundial, é cada vez mais necessário e urgente que as sociedades e culturas vivam um clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o outro. Só assim será possível manter a paz e a harmonia mundiais. Trabalho realizado por: Clementina Nunes nº 2 Alexandra Valente nº 10 Edgar Fox nº 3 João Oliveira nº 7 Carlos Ramalhinho nº 1