A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
APRESENTAÇÃO DOS 8 CONCEITOS DA DIMENSÃO GLOBAL COLÉGIO BANDEIRANTES PROF.ª. LEDA SILVA, GEOGRAFIA

2 PROPOSTAS, IDEIAS E CONCEITOS IMPORTANTES

3 DIMENSÃO GLOBAL PLANETÁRIA
É a consciência que devemos ter de que todos os seres humanos pertencem à mesma família- a humana - e dependem de um mesmo ambiente; que a diversidade de culturas, crenças, línguas, sotaques regionais e nacionais nos enriquece; que todos os países estão interconectados , são interdependentes e o que afeta a um, afeta a todos.

4 A Dimensão Global Planetária , que desejamos inserir no Currículo, se expressa por meio de oito conceitos inter-relacionados: Direitos Humanos, Justiça Social, Resolução de Conflitos, Diversidade, Interdependência, Sustentabilidade, Cidadania Global e Valores e Percepções.

5 VALORES E PROPOSTAS QUE DEVEM SER INCORPORADOS NA VIDA DE TODOS E QUE CONTRIBUEM PARA UM FUTURO MELHOR

6 1-DIREITOS HUMANOS OS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS RECONHECEM A NOSSA HUMANIDADE COMUM: TODAS AS PESSOAS NASCEM IGUAIS E COM O MESMO DIREITO À VIDA E À FELICIDADE

7 2-JUSTIÇA SOCIAL O PODER , OS RECURSOS E OPORTUNIDADES DA CIDADE, PAÍS , PLANETA DEVEM SER BEM DISTRIBUÍDOS ENTRE SEUS HABITANTES

8 3- SUSTENTABILIDADE PRESERVAR, CUIDAR E CONSERVAR TODAS AS FORMAS DE VIDA. PROJETOS E PROPOSTAS SUSTENTAVEIS DEVEM SER: ecologicamente corretos economicamente viáveis socialmente justos culturalmente aceitos.

9 4- INTERDEPENDÊNCIA PESSOAS , LUGARES , ECONOMIAS E AMBIENTES ESTÃO LIGADOS . AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS AO CONSUMIR, PRODUZIR, QUESTIONAR, PARTICIPAR TEM CONSEQUÊNCIAS EM NÍVEL LOCAL E GLOBAL.

10 5- DIVERSIDADE NA CIDADE, NO PAÍS E NO MUNDO, HÁ DIFERENÇAS EM CULTURAS, CRENÇAS, COSTUMES QUE PRECISAM SER RECONHECIDAS E RESPEITADAS

11 6- RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
APRENDER A DIALOGAR, A DEFENDER PONTOS DE VISTA SEM AGREDIR, A NEGOCIAR E A COOPERAR COM QUEM PENSA DIFERENTE É ESSENCIAL PARA QUE OS CONFLITOS PESSOAIS, LOCAIS OU GLOBAIS SEJAM CRIATIVOS .

12 7- CIDADANIA GLOBAL PROPOSTAS, SITUAÇÕES E PROBLEMAS SÃO INTEPRETADOS DE FORMA DIFERENTE DE ACORDO COM A HISTÓRIA E A CULTURA DE CADA REGIÃO E PAÍS. AO MESMO TEMPO EXISTEM INICIATIVAS E COMPROMISSOS QUE ENVOLVEM PESSOAS E NAÇÕES DO MUNDO INTEIRO.

13 8- VALORES E PERCEPÇÕES O QUE AS PESSOAS VALORIZAM E PENSAM DETERMINA O QUE ELAS FAZEM

14 COMPROMISSO ASSUMIDO POR GOVERNANTES
PROPOSTAS QUE DEVEM SER INCORPORADAS NA VIDA DE TODOS E QUE CONTRIBUEM PARA UM FUTURO MELHOR COMPROMISSO ASSUMIDO POR GOVERNANTES

15 ONU A ONU foi fundada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, e atualmente está empenhada em missões de paz, em programas econômicos, sociais e educacionais e em muitas outras atividades pelo mundo.

16 "8 Jeitos de Mudar o Mundo", conjunto de metas pactuadas estabelecido entre 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. O compromisso foi firmado em 2000, após uma análise dos maiores problemas globais, e prevê um conjunto de oito macrobjetivos a serem alcançados pelas nações até 2015.


Carregar ppt "PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google