A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS"— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

2 EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA DRESA

3 Nós da 7ªA

4 Visita às nossas ruas para observação

5 Nós e a Profª Elisane

6 Entrevistas na vizinhança

7 Nossas anotações sobre o bairro
Nós da 7B e 7C

8 Pesquisa na vizinhança

9 Conscientização da Comunidade

10 Entrega de panfletos

11 Estamos muito animados!

12 Preparando para a entrevista

13 OBJETIVO GERAL Desenvolver, acompanhar e assumir a Educação
Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.

14 FORMAR COMUNIDADE SUSTENTÁVEL
QUESTIONAMENTOS O QUE QUEREMOS? FORMAR COMUNIDADE SUSTENTÁVEL É onde as PESSOAS cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza ecom os lugares onde vivem. Essa COMUNIDADE aprende, pensa e age para CONSTRUIR o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.

15

16 -PROJETO - MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA
• “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Constituição Federal de 1988, Art. 225.

17 IDENTIFICAÇÃO: EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA
Nome do Projeto: Meio Ambiente na Sala de Aula e o Laboratório de Informática Este projeto é multidisciplinar e com a relevância do Tema, será realizado por toda a Escola,ou seja alunos dos três segmentos e pelas pessoas do entorno escolar.

18 JUSTIFICATIVA: A Proposta e o Compromisso: Formar uma Comunidade
Sustentável . Em uma Comunidade Sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Com este Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

19 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Participar da construção de um futuro sustentável para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o Brasil e o Planeta; Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo; Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;

20 METAS: Trabalhar a dimensão da Educação Ambiental para
sociedades sustentáveis. Trabalhar este Projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação. Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental.

21 MEIO AMBIENTE O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos

22 O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

23 Recursos e fenômenos físicos
Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.

24

25

26 VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NO ANO INTEIRO E A VIDA TODA.
EM CADA MÊS NÓS VAMOS LEMBRAR DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E VAMOS PRESERVÁ-LO.

27 Calendário Ambiental

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
Angela

41 Educação “A educação deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo” (Milton Santos).

42 Meio Ambiente “conjunto das condições, influências ou forças que envolvem, influem ou modificam: 1. O complexo de fatores climáticos que atuam sobre um organismo vivo, uma população ou uma comunidade ecológica e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivência;

43 Meio Ambiente

44 Meio Ambiente

45 Meio Ambiente

46 Meio Ambiente 2. A agregação das condições sociais e culturais (costumes, leis, religião, organização política e econômica) que influenciam a vida do indivíduo, população ou a comunidade

47 Meio Ambiente

48 Meio Ambiente

49 Meio Ambiente

50 Conflitos Visão predominante da Natureza como fonte de recursos para geração de riquezas e atendimento de necessidades dos homens, provocou graves impactos ambientais. O Cidadão foi transformado apenas em consumidor e usuário.

51 Conflitos A atividade econômica e a herança social distribuem os homens desigualmente no espaço, produzindo desigualdades sociais. Desigualdades territoriais refletem, produzem e reforçam desigualdades sociais, com forte influência na cidadania e qualidade de vida.

52 IMPACTO AMBIENTAL DESMATAMENTO

53 IMPACTO AMBIENTAL VOÇOROCA RURAL

54 IMPACTO AMBIENTAL VOÇOROCA URBANA

55 IMPACTO AMBIENTAL ASSOREAMENTO

56 IMPACTO AMBIENTAL CANALIZAÇÃO

57 IMPACTO AMBIENTAL EXCLUSÃO SOCIAL

58 IMPACTO AMBIENTAL LAGOA DE CHORUME

59 IMPACTO AMBIENTAL MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO

60 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

61 Educação Ambiental Tem que haver:
Sensibilização Conhecimento Responsabilidade Competência Cidadania

62 EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

63

64 TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO SANTO AMARO EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010

65

66

67

68 Reuniões com catadores do Jabaquara para organizar cooperativa

69 Visitas às Rua das Rolinhas, Rua do Céu e outras para entregar panfletos sobre meio ambiente

70 Reuniões de Organização de Coleta Seletiva no bairro do Jabaquara

71 COLETA NO BAIRRO

72 Folheto

73 Cartilha

74 Desafios que precisamos assumir

75 Para construção do futuro
Definir a civilização que se quer e o modo de vida que se deseja para todos. Construir visão comum do mundo e da sociedade, do indivíduo enquanto ser social e das suas regras de convivência.

76 Para construção do futuro
Uma grande tarefa deste novo século é a crítica do consumismo e o reaprendizado da cidadania, objetivos que não podem ser alcançados separadamente.

77 Para construção do futuro
O modelo econômico deve ser subordinado ao modelo cívico-territorial. A instrumentalização do território deve ser eqüitativa. A gestão do território deve ser descentralizada, participativa e integrada.

78 Para construção do futuro
Socializar informações claras e confiáveis. Incentivar e qualificar a participação social. Garantir a todos o direito à vida, à cidade, ao território, ao meio ambiente e à água.

79 Para construção do futuro
Combater a apropriação indevida das águas, sua contaminação e desperdício e garantir sua gestão pública.

80 Para construção do futuro
Pesquisar na INTERNET, produzir e divulgar material técnico-científico e didático sobre as realidades locais e regionais. Desenvolver a Educação Ambiental em todos os períodos na Escola

81 Para construção do futuro
Valorizar e fortalecer as políticas públicas ambientais e o desenvolvimento regional Integrar os trabalhos da escola com a comunidade

82 Educação A Educação deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se resgate o ambiente limpo, saudável e equilibrado para todos.

83 Educação A Educação deve formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se resgate o ambiente limpo, saudável e equilibrado para todos.

84 PROJETO – MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA
REFLEXÃO TEMÁTICA • “Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza, o Betinho) • Reflexões:

85 OBRIGADO Á PROFESSORA ANGELA QUE NOS ORIENTOU NO TRABALHO.
Aprendemos muito!!! 7A/B/C


Carregar ppt "O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google