Comunicação e Mídias Digitais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
HISTÓRIA DA INTERNET.
Marketing Digital.
INTERNET HISTÓRIA.
Conceitos Básicos de Internet
Crescimento das redes de computadores
ATENDEM A CONSULTAS DE 550 MILHÕES DE INTERNAUTAS.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
À TECNOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE FÍSICA
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Internet.
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Primeiro Técnico Histórico de Internet.
Prof. Fernando Paiva Roberto Bazilio. Os sistemas tecnológicos são sociologicamente reproduzidos. A internet não é exceção. A cultura da internet moldou.
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Técnico em Informática
Os Impactos Sociais Da Internet
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
A evolução da Internet Trabalho elaborado por:
Trabalho elaborado por:  Cátia Soraia Barros Nº987 T:11.3.
Temas Legislativos da Sociedade da Informação - aula 2 Temário breve história da Internet o paradigma de redes das redes o protocolo TCP/IP a estrutura.
Estudar pra quê? (Pato Fu,Composição: John) Só no chat Composição: Seu Jorge / Gabriel Moura / Pretinho da Serrinha Ela vem com essa E eu nem a conheço.
Redes de comunicação A Internet e a Web
A linha do tempo da Internet
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
INTERNET BÁSICA.
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
Aula 0 Von Neumann à Internet. Roteiro da Aula Alan Turing 1.2 Modelo de Von Neumann 1.3 Sistemas Centralizados 1.4 Sistemas Distribuídos 1.5 O.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Internet.
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
A Internet e a Sociedade em Rede
Introdução ao Web Design Prof° Ms. Claudio Benossi
Fonte: Fonte:
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
E-commerce Carlos Freire.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Neste trabalho vou falar sobre como a internet foi evoluindo ao longo do tempo. Introdução Internet Service Providers World Wide Web (WWW) Protocolos Software.
A História da Internet Trabalho realizado por: -Paulo Ponte nº 23 -Ricardo Ramos nº 26.
Bitnet. A BITNET (acrônimo de "Because It's Time to NETwork" ou "Because It's There NETwork") foi uma rede remota criada em 1981 a partir da ligação entre.
A História da INTERNET.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
Alessandro D. R. Fazenda
Democracia no mundo digital Seminário Combate ao Crime Cibernético e Liberdade de Acesso à Internet Direitos e limites do Estado, das empresas e dos cidadãos.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Transcrição da apresentação:

Comunicação e Mídias Digitais Lições da história da Internet

História da Internet – parte dois CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Capítulo 1, “Lições da história da Internet”, p. 13-33. Castells: “A Sociedade em Rede”.

Manuel Castells

“A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural”

A rede é a mensagem Homenagem a McLuhan – grande teórico da Comunicação (A Galáxia de Gutenberg; “aldeia global”; visionário da Internet). Internet como “tecido de nossas vidas” – como a eletricidade na Era Industrial – distribuição da Informação. Internet como base tecnológica para a forma organizacional da Era da Informação: a rede Fundamental para a intensificação dos processos de globalização

Sociedade em rede Rede como conjunto de nós interconectados As redes sempre existiram – prática humana ancestral Vantagens e desvantagens – redes x hierarquias centralizadas (poder feudal, poder do Estado). Adaptabilidade x coordenação. Privado x público Natureza revolucionária da Internet: flexibilidade e adaptabilidade ex. Primavera Árabe. Forma organizacional superior para a ação humana.

No final do século XX União de três processos distintos que possibilitaram uma nova estrutura social predominantemente baseada em redes: Economia: flexibilidade administrativa e globalização do capital, da produção e do comércio Sociedade: valores da liberdade individual e da comunicação aberta tornam-se supremos Avanços tecnológicos: revolução da microeletrônica

A Internet, antes obscura... Torna-se alavanca na transição para uma nova forma de sociedade – a sociedade em rede – e com ela uma nova economia (e mudanças na vida cotidiana ex. relacionamentos afetivos). Atividades sociais, econômicas, políticas e culturais estão sendo estruturadas através da rede. “Web-países” Novas formas de sociabilidade e participação política Comunicação de muitos com muitos x mídias massivas 1995 – uso disseminado da world wide web - 16 milhões de usuários; 2001 – 400 milhões; 2005 – um bilhão; 31 mar. 2011 – dois bilhões

Dimensões sociais e culturais da Internet Para além da base tecnológica, a Internet ainda precisa ser bastante estudada Premissa: as instituições, as companhias e a sociedade em geral transformam a tecnologia, qualquer tecnologia... Linguagem como especificidade dos humanos – a Internet modifica a forma como nos comunicamos. Através da apropriação e da experimentação, podem modificá-la. Essa é a lição fundamental da história da tecnologia. TICs para o desenvolvimento – cerca de 50% da população mundial sobrevive com menos de dois dólares por dia.

Criação e desenvolvimento da Internet Aventura humana extraordinária: história e cultura para uma tecnologia maleável para um novo mundo Cooperação e liberdade de informação são melhores para a INOVAÇÃO do que a competição e os direitos de propriedade Internet na sua forma atual: rede global de computadores cujo uso é facilitado pelo “www” – hipertexto – convergência da Internet com a multimídia

História da Internet, 1962-1995 Corrida armamentista: Sputnik, 1957 Década de 60: ARPANET – ARPA (Advanced Research Projects Agency) – Departamento de Defesa dos EUA; IPTO (Information Techniques Processing Office) Tecnologia da comutação por pacote: rede de comunicação descentralizada (ausência de centro de comando) e flexível capaz de sobreviver a um ataque nuclear (Rand Corporation)

Rand corporation Princípios através dos quais a Internet opera até hoje: Estrutura de rede descentralizada; Poder computacional distribuído através dos nós da rede; Redundância de funções na rede para diminuir o risco de desconexão: autonomia de cada nó.

Os primeiros nós da rede 1969: Universidade da Califórnia; Stanford Research Institute e Universidade de Utah 1971: 15 nós, a maior parte em centros universitários de pesquisa 1972: primeira demonstração bem-sucedida da Arpanet em Washington (troca de informações e mensagens). (1991 – Varig – sistema UMSG). Conexão com outras redes: “rede de redes” e criação do protocolo TCP/IP, padrão ainda hoje usado. 1984 – National Science Foundation monta sua própria rede. Internet torna-se também civil. 1990 – a Arpanet torna-se obsoleta e a Internet liberta-se de seu ambiente militar; torna-se científica e acadêmica. (15) Caminho para a privatização.

Outras origens da Internet Além da ARPANET, tradição de formação de redes de computadores nos EUA, como o BBS (Bulletin Board Systems), interconexão de computadores pessoais a partir de 1977. Papel de diversos estudantes de computação que liberaram programas para domínio público Sistema UNIX – Bell Laboratories, estudantes criaram sistema de comunicação entre computadores UNIX. Primeira rede de computadores – Usenet News – fora do backbone da ARPANET. Criação de uma ponte entre as duas redes – Usenet e Arpanet. Origem da Internet: militar e universitária.

Desenvolvimentos posteriores Década de 80 – ética do “movimento de fonte aberta” 1991 – Linus Torvalds desenvolve o Linux Grupos de desenvolvimento cooperativo de software derivam da cultura dos usuários do UNIX Em 2001, mais de 60% dos servidores da WWW do mundo rodavam em Apache

A criação da World Wide Web Tim Berners-Lee Com a World Wide Web a Internet abraça o mundo WWW: aplicação de compartilhamento da informação de e para qualquer computador conectado à Internet (17) em sistema de hipertexto Segue uma tradição de idéias e projetos técnicos que buscavam a computação interativa ex. Memex de Vannevar Bush – 1945 Vantagem: a Internet já existia, agora utopias podiam se materializar Lançamento da WWW: agosto de 1991. Versão derivada – Mosaic (1993) Netscape – primeiro navegador (outubro de 1994) Vídeo: o criador da WWW na Campus Party

Pesquisa Militar Arpanet – principal fonte da futura Internet Desenvolvimento da computação distribuída – a interconexão de computadores Grupo de cientistas que desenvolvia projetos que pouco tinha a ver com estratégias militares. Sonho científico de transformar o mundo através da comunicação por computador. Arpanet – SF-Lovers (lista popular – ficção científica)

Pesquisa científica – sementes da Internet Todos os desenvolvimentos da Internet tiveram origem ou apoio em centros de pesquisa A Internet não teve origem no mundo dos negócios (23) Ousada e cara demais... A Internet se desenvolve em ambiente seguro, propiciado por recursos públicos e pesquisa orientada para missão, mas que tornava possível liberdade de pensamento e inovação (24).

Primeiro site – online em agosto,1991

A evolução autônoma da Internet Modelagem da rede pelo uso Abertura da arquitetura da Internet é fonte de sua força: usuários tornam-se produtores de tecnologia; seus valores acabam por transformá-la Múltiplas contribuições e aplicações não-planejadas: e-mails, BBSs, salas de bate-papo, e finalmente o hipertexto. Ajuda dos hackers a Tim Berners-Lee e fortunas pessoais

O governo da Internet World Wide Web Consortium (W3C) – MIT, EUA ICANN – governo Clinton – privatização das instituições que regulavam a Internet ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (1998 – 2000) Administração dos nomes de domínio, dos parâmetros de protocolos, alocação espacial de endereços IP Normas incorporam o espírito de abertura e comunidade da Internet

Crescimento da Internet – uma criação cultural Visão romântica de uma comunidade global da Internet? Crítica do domínio americano da ICANN Apesar de conflitos e deficiências, a Internet alcançou relativa estabilidade sem sucumbir à burocracia ou aos caos da estrutura descentralizada. Crescimento da Internet – temor ou glória? Abordagem comunitária à tecnologia pelos criadores – preservação do espírito de liberdade que está em sua origem.