Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Altinópolis.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
2007 ANO DE MUDANÇAS.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
“Universidade e Escola”
Sistema Universidade Aberta do Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
CESAR CALLEGARI PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEI ,
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Quais os objetivos da discussão do PNE
Educação básica de qualidade para todos
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Compromisso Todos pela Educação
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – EAD DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSORA: SÔNIA RODRIGUES ALUNAS: ELAINE.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
POLÍTICA EDUCACIONAL PISO SALARIAL LEI , DE 16/07/2008.
Transcrição da apresentação:

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação - Brasil Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO Responsabilização / Mobilização DA EDUCAÇÃO – PDE Responsabilização / Mobilização O PDE foi lançado em abril de 2007, um plano de médio e longo prazo, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação no País, com foco prioritário na educação básica. Para que isso seja possível, é necessário o engajamento da sociedade civil, pais, alunos, professores e dirigentes em iniciativas que ampliem as condições de permanência e efetiva aprendizagem do aluno na escola.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE Entre as várias ações previstas no PDE está a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Essa adesão significa comprometer-se com as vinte e oito diretrizes do PLANO DE METAS. É preciso realizar o diagnóstico da educação no município (a partir das dimensões: gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; e infra-estrutura e recursos pedagógicos) e elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR), visando a cumprir as vinte e oito diretrizes. O foco é garantir a aprendizagem!

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A expansão das redes federais de ensino superior e de educação profissional e tecnológica levará a todo o país mais de 400 pólos federais de formação inicial com a oferta de cursos de licenciatura e Pedagogia. Além disso há os pólos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) que são mantidos por estados e municípios e oferecem educação a distância. Foto: João Bittar

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica Conta com a participação dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação das Universidades parceiras e com os sistemas públicos de ensino trabalhando em parceria com o principal objetivo de institucionalizar o atendimento da demanda por formação continuada. Foto: João Bittar

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica A Rede é composta por 19 instituições de ensino e, desde 2004, atendeu cerca de 100 mil profissionais nas áreas de Alfabetização/Linguagem, Educação Matemática e Científica, Artes e Educação Física, Ciências Humanas e Sociais e Gestão e Avaliação da Educação. Foto: João Bittar

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA ATENDIMENTO DA REDE DE FORMAÇÃO 26 Estados 2.078 municípios (aproximadamente) 49.234 professores e diretores de escola PREVISÃO DE INÍCIO Todos os cursos iniciarão entre setembro de 2008 e outubro de 2009.

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Gestar I Programa de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com 240 horas de duração, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Foto: João Bittar

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Gestar II Programa de formação de professores dos anos finais do ensino fundamental, com 300 horas de duração, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática e vai atender inicialmente a 100 mil professores. Foto: João Bittar

PAR – AÇÕES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA Pró-letramento A adesão ao Pró-letramento, programa de formação continuada de professores em exercício nas séries/anos iniciais do ensino fundamental, contribui para a elevação dos índices de proficiência nas áreas de Alfabetização e Linguagem e Matemática. Atende atualmente a 350 mil professores. O material do programa encontra-se disponível no sítio do MEC (www.mec.gov.br), e foi distribuído a todos os professores em exercício nas séries/anos iniciais do ensino fundamental das redes públicas de ensino do País.

OUTRAS AÇÕES DO PDE Os materiais produzidos pelo Ministério da Educação são disponibilizados no portal do MEC.

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) Dentre os 3.890 municípios que encaminharam o PAR até 7 de outubro de 2008 : MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS PELO IDEB 2005 E 2007 – 1.689 (cerca de 93% dos 1.821 municípios prioritários). GT CAPITAIS E GRANDES CIDADES AMPLIADO: de um total de 156 grandes cidades,141 (90%) já encaminharam o PAR.

SISTEMA NACIONAL PÚBLICO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO OUTRAS AÇÕES DO PDE SISTEMA NACIONAL PÚBLICO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO Será instituído, no âmbito do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES -, o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica.

PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL OUTRAS AÇÕES DO PDE PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL A Lei No. 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso salaraial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, que será de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal. A partir de 1º. de janeiro de 2009 haverá acréscimo de 2/3 da diferença entre o valor do piso salarial e o vencimento inicial da carreira vigente. A partir de 10 de janeiro de 2010 dar-se-á a integralização do valor de R$ 950,00, que pode, entretanto, ser antecipada, a qualquer tempo, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

http://www.mec.gov.br/