Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Geografia . Aula 01 A influência dos modos de produção na transformação do espaço 1 . A influência dos modos de produção na transformação do espaço 1.1.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
MERCANTILISMO.
Século XIX Educação Nacional.
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Absolutismo Doutrina ou regime político caracterizado pela concentração de poderes estatais nas mãos de uma só pessoa. Surge no século XVI para estabelecer.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
- ECONOMIA NO ANTIGO REGIME -
Política econômica dos Estados nacionais europeus
Geografia Geral Prof. JORGE.
EXPANSÃO BURGUESA CAPÍTULO 1 PÁGINAS: 11 ATÉ 22.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
As etapas do Capitalismo
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Antigo sistema Colonial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Processo de formação do espaço capitalista
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
CAPITALISMO.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
A partir do século XVIII
Globalização e avanço tecnológico
Mercantilismo Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas económicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
A Evolução do Capitalismo
Revolução Comercial Renascimento comercial e urbano, assim como o surgimento da burguesia, completaram o quadro de transformações do feudalismo. Grandes.
O processo de desenvolvimento do capitalismo
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
MERCANTILISMO – Aula 35. Com a Formação do Estado moderno, e rei tendo poder absoluto respaldado pela igreja católica, para proteger os interesses da.
Capitalismo x Socialismo
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura

E.E.E.F.Rui Barbosa Trabalho de História Aluna : Laura Lange Turma:83 Professora Solange Componente curricular:História

Etapas da evolução do Capitalismo 1ª Etapa: Capitalismo Comercial Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começou a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e não encontradas na Europa. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, começaram um ciclo de exploração, com o objetivo de enriquecimento e acumulo de capital.

2ª Etapa : Capitalismo Industrial No final do século XVIII e início do XIX, teve origem o chamado capitalismo industrial, esse ficou caracterizado por muitas evoluções que foram primordiais à ocorrência da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, a utilização do carvão mineral como fonte de energia para a indústria têxtil recebeu o invento da máquina a vapor, a inserção de outras nações no processo, como França, Alemanha, Estados Unidos e Japão. O imperialismo europeu, a partilha colonial, o liberalismo e o surgimento do socialismo também marcaram esse período.

3ª Etapa: Capitalismo Financeiro O capitalismo financeiro tem seu início no século XX, e os fatos históricos e características da etapa remetem-se à Segunda Revolução Industrial, o descobrimento do petróleo como fonte de energia, invento do motor à combustão, a indústria automobilística e a evolução nos transportes, economia monopolizada de indústria e finanças, a criação da União Soviética, Crash da Bolsa em 1929 (crise de 29), intervenção do estado na economia, terminando com o liberalismo puro, a expansão e surgimento de grandes corporações e empresas transnacionais.

Mercantilismo O que era? Era uma corrente de pensamento econômico desenvolvida na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. Práticas e ideias: Entre os princípios que regiam as idéias mercantilistas destaca-se o metalismo que considerava que a riqueza de um Estado correspondia mensurava-se pela quantidade de metais preciosos, que o mesmo possuía dentro de seu território (aumentar a quantidade de metais preciosos era, portanto, um dos objetivos das práticas mercantis).

O que era Protecionismo. Era um dos princípios mercantilistas O que era Protecionismo? Era um dos princípios mercantilistas. Os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países. Política do Monopólio: Era,na estrutura mercantil, um regime de fabricação, compra e venda de produtos ou prestação de serviços, caracterizado pela falta ou grande limitação de concorrência, resultante de circunstâncias naturais por existirem poucos produtores ou comerciantes a oferecer mercadorias que têm uma grande procura por parte dos compradores.

Fontes de pesquisa www.google.com.br www.wikipedia.com www.eumed.net/libros/2008a/372/monopolios.htm