7 – Eclusa de navegação a) Objetivos: Obra hidráulica utilizada para transposição de desníveis artificiais criados por barramentos do rio. Visam dar continuidade ao tráfego fluvial (rios canalizados ou represados).
b) Componentes: Trecho em canal (câmara ou caldeira da eclusa delimitada por duas portas que dão acesso as embarcações de um lado ao outro - montante e jusante); Circuito hidráulico interno: condutos de alimentação simétricos dentro da eclusa (enchimento e esvaziamento) que possibilitam variar o NA dentro da eclusa, tendo-se por referência para essa variação os NA’s de montante (mais variável, reservatório) e o de jusante (nível natural do rio).
FIGURA 69: Eclusa de Navegação: Componentes
c) Características: Dimensionada a partir das características da embarcação de projeto (além das características energéticas da central; minimizar o deplecionamento do reservatório). Embarcação: Largura (B), Comprimento (L) e calado máximo (d). →Eclusa: comprimento (l), largura (b) e altura (A).
FIGURA 70: Características da Embarcação de Projeto
Na enchente a barragem começa a verter, logo o NA aumenta a montante e a jusante. Para dimensionar a altura da eclusa considerar o NAmáx (montante) e Namin (jusante) (situação crítica de desnível ∆HA).
d) Arranjo Típico – Croquis – Planta/Cortes:
FIGURA 71: Eclusa de Navegação: Planta e Corte Típicos
e) Operação da Eclusa: e e) Operação da Eclusa: e.1) Eclusa Individual Percurso M-J: FIGURA 72: Operação da Eclusa Individual – Percurso M-J
FIGURA 73: Operação da Eclusa Individual – Percurso J-M
Obs.: Se ΔNA > 25m, fazer Eclusas em Série, interligadas por canais. e.2) Eclusas em Série FIGURA 74: Operação da Eclusa em Série