Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Advertisements

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
Neoliberalismo Globalização.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
SOCIALISMO CIENTÍFICO
A DÉCADA PERDIDA Para quem?.
A Educação no contexto do Neoliberalismo
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
“Capitalismo Selvagem”
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
CRISE ECONÔMICA ORIGEM: EUA – MERCADO IMOBILIÁRIO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Neoliberalismo e Crise da Educação Pública
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Liberalismo contemporâneo
Instituto de Economia – UFRJ
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Ensino Médio 3ª Série..
Economia Brasileira GOVERNO LULA.
Organizações Internacionais Mundiais
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Para uma visão marxista das relações internacionais
Macroeconomia Política Fiscal
O NEOLIBERALISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Gestão Social Controle social
DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos. Histórico do Direito Econômico O que levou à Crise de 1929? O que levou.
A afirmação dissimulada: O papel do Estado no desenvolvimento brasileiro Aborda de foma a enteder que as cidades e o capitalismo contemporâneo não são.
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
X Congresso Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores do poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais – SITRAEMG 25 de abril de 2015 O Servidor Público.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
O Crack de 1929 A Primeira Crise Capitalista nos EUA
Governador Valadares, 13 de setembro de 2013 Dívida Pública Brasileira – Impacto no seu salário e na sua aposentadoria.
O Ciclo dos Recursos Públicos obtenção, aplicação e justificação dos recursos./ Prof. Dr. Roy Martelanc FEA / USP.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Pouso Alegre, 17 de maio de 2013 O Orçamento Geral da União e o salário dos servidores públicos.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Geopolítica da Economia Mundial.
Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
FMI Fundo Monetário Internacional
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
O mundo dividido na era da Globalização
Dos anos 1990 a 2014 – uma análise da história da política exterior brasileira Aline Tereza Borghi Leite HPEB II.
POLÍTICA FISCAL KEYNESIANA VERSUS CONSENSO DE WASHINGTON.
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Aula 4 Escola Neoliberal
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
O Estado na Economia Globalizada
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A CRISE MUNDIAL DE ANTECEDENTES:  EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.  Produção em larga escala (40% da produção industrial mundial). 
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Inflação Aula 9.
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social profa. Ma. Enilda Maria Lemos

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Tele aula 5 – Tema 5: Considerações acerca do neoliberalismo

Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social Tele aula 5 – Tema 5: Considerações acerca do neoliberalismo

Conteúdo O enfraquecimento do Estado de Bem-Estar Social Antecedentes do neoliberalismo O projeto neoliberal O neoliberalismo e a questão social O neoliberalismo no Brasil O terceiro setor

Objetivos Compreender o neoliberalismo na sociedade monopolista Refletir sobre as mudanças neoliberais na condução das políticas sociais Reconhecer as estratégias do Consenso de Washington

O enfraquecimento do Estado de Bem-Estar Social Em resposta à crise do capital de 1929, John Mayard Keynes pensou o Estado Social.

No livro “Teoria geral do emprego, do juro e da moeda” (1936), Keynes “[...] defendeu o intervencionismo estatal com vistas a reativar a produção” (BOSCHETTI; BEHRING, 2008, p. 83).

Depois da crise 1929-1932 e II Guerra Mundial, deu-se a “expansão e consolidação da política social”. Nos seus primeiros 30 anos •••

Nos “anos de ouro” havia “[...] taxas de lucros altas e ganhos de produtividade para as empresas, e políticas sociais para os trabalhadores” (BOSCHETTI; BEHRING, 2008, p. 82).

Antecedentes do projeto neoliberal

.• publicou o livro “O caminho da servidão”., em 1944. http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Friedrich_Hayek Acessado em 29 de janeiro de 2008. “[...] Hayek pode ser considerado o verdadeiro pai do neoliberalismo [...]” (MONTAÑO, 2003, p.79). “Friedrich August von Hayek” .• publicou o livro “O caminho da servidão”., em 1944. • fundou a Mont Pèlerin Society.

Essa Society estabelecia as bases do neoliberalismo e combatia o Estado Social. “[...] era composta por notáveis [...]” (MONTAÑO, 2003, p.76).

Hayek, Popper, Mises, Friedman, Polanyi e Salvador de Madariaga. “Milton Friedman (in light coat and with hat, in the centre) with friends in an excursion at the first meeting of the Mont Pelerin Society in 1947.” http://www.montpelerin.org/mpsAbout.cfm Acessado em 10 de fevereiro de 2008.

O projeto neoliberal

Para Chauí (1999, p. 1-2), até a década de 1970, a sociedade era orientada pelos princípios de Keynes e de Ford. • produção em série • poder de compra dos trabalhadores

(Boschetti; Behring, 2008): no final dos “anos de ouro” (fim anos 60), o Estado Social começa a decair. A crise dos anos de 1970 enfraqueceu o Estado Social – o neoliberalismo.

O neoliberalismo explica a crise do capital a partir do “[ O neoliberalismo explica a crise do capital a partir do “[...] poder excessivo [...]” dos sindicatos e do movimento operário (CHAUÍ, 1999, p. 1).

O que é o neoliberalismo???

http://kantoximpi. blogspot. com/2007/08/um-mundo-de-contrastes-4 http://kantoximpi.blogspot.com/2007/08/um-mundo-de-contrastes-4.html Acessado em 5 de fevereiro de 2008. “[...] é um projeto global, dirigido pelo Capital Financeiro Internacional, buscando dar fim ao chamado Estado de Bem Estar, [...]” (ANDRADE, 2006, p. 67).

O neoliberalismo ganhou força com a adesão de lideranças econômicas e políticas internacionais.

• o governo de Margareth Thatcher (1970), na Inglaterra http://www2.ac-lyon.fr/etab/lycees/lyc-42/fmauriac/document.html Acessado em 29 de janeiro de 2008. • o governo de Margareth Thatcher (1970), na Inglaterra • Ronald Reagan, em 1980, nos EUA; • Kohl, na Alemanha (1982) em 1982; • Schluter, na Dinamarca”, (1982), Andrade ( 2006, p. 67). As lideranças •••

“[. ] começaram a propor em seus planos de governo [ “[...] começaram a propor em seus planos de governo [...] mudanças na estrutura produtiva e política da sociedade tais como [...]“ (ANDRADE, 2006, p. 67).

“[...] a privatização de empresas estatais e serviços públicos e a desregulamentação das leis trabalhistas” (ANDRADE, 2006, p. 67).

O Estado reorientou-se “[...] para intervir em favor das indústrias, banqueiros, empresários e todos aqueles ligados ao capital, em favor da exploração do trabalhador e dos mercados dos países subdesenvolvidos [...]” (ANDRADE, 2006, p. 68). http://www.umanovaera.com/conspiracoes/Quero_a_Terra_Mais_5.htm

Para os desvalidos “[. ] uma ação ínfima e pontual [ Para os desvalidos “[...] uma ação ínfima e pontual [...] com políticas focalizadas e descontínuas (incertas), não mais querendo considerar as políticas sociais como direito social inscrito na maioria das modernas constituições democráticas” (ANDRADE, 2006, p. 68). http://stat.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20060323/fotos/a14-1.gifAcessado em 5 de fevereiro de 2008.

O que prevê o neoliberalismo? “[...] a redução do Estado [...]” repassando as políticas públicas para as igrejas, ONGs e outras entidades. (MONTAÑO, 2003, p. 81).

DVD 3 Semana de Serviço Social – o encontro faz parte das comemorações de 70 anos da escola de Serviço Social, dos 25 anos da pós graduação (1996). 00:00 – 16:28 prof. dr. José Paulo Netto Acervo vidioteca PUC-SP

O neoliberalismo e a questão social “[...] incentivou a especulação financeira em vez dos investimentos na produção” (CHAUÍ, 1999, p. 2). não foca as expressões da questão social.

Expressões da questão social - Iamamoto (2007, p. 147) • “o retrocesso ao emprego, • a distribuição regressiva de renda • e a ampliação da pobreza, acentuando as desigualdades.

No lugar de políticas universais: • “(1) corte nos gastos sociais;” • “(2) privatização;” • “(3) centralização dos gastos sociais públicos em programas seletivos contra a pobreza;” • (4) descentralização.” (ANDRADE, 2006, p. 68).

O que antes era percebido como objeto de políticas sociais universais•••

“[...] objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de “programas focalizados de combate à pobreza”, que acompanham a mais ampla privatização da política social pública, [...]” (IAMAMOTO, 2007, p. 155).

Há uma “deterioração dos serviços sociais públicos”, com a diminuição dos recursos do trabalho do a. social. E a globalização???

http://www. sergeicartoons. com/Cartoons/politica/globalizacao http://www.sergeicartoons.com/Cartoons/politica/globalizacao.htm Acessado em 5 de fevereiro de 2008. A globalização significa: “[....] o desenvolvimento necessário de um sistema internacional de dominação e subordinação[...]” (MÉSZÁROS, 2002, p. 111).

A política neoliberal criou normas ”competitivas” da economia do ‘”mercado livre” para

“[...] restringir e manter permanentemente em sua posição de subordinação estrutural os que se encontram no lado fraco da ‘ordem econômica ampliada’ – ou seja: a avassaladora maioria da humanidade” (MÉSZÁROS, 2002, p. 194).

Vídeo Clip sobre musical da globalização: os dois lados - .4’48

O neoliberalismo no Brasil

Para Iamamoto (2007, p. 147): . no Chile, o neoliberalismo se manifestou na década de 1970. . no Brasil, o governo implantou programas de orientação neoliberal na década de 1990.

http://www. culturabrasil. org/planoreal http://www.culturabrasil.org/planoreal.htm Acesso em 5 de fevereiro de 2008. Para Andrade (2006, p. 79) - diferença entre os Estados Unidos e a Europa e o Brasil. A Constituição de 1988 elevou a assistência social à posição de política pública de direito.

Para Iamamoto (2007, p. 150), o ajuste neoliberal no governo de Cardoso reduziu a inflação. Não garantiu políticas distributivas com melhoria para as classes subalternas e sim um arrocho para a grande maioria da população.

A ONU “[...] ajudou os países em desenvolvimento a se adequarem às exigências internacionais, [...]” chamando os governos para participar de uma Assembléia acerca da administração pública. (ANDRADE, 2006, p. 81).

Foram criados “[...] Ministérios ou comissões de alto nível para se encarregarem das “Reformas” (Bresser Pereira apud Batista, 199)” (ANDRADE, 2006, p. 81).

“[...] o financiamento da (contra) Reforma do Estado na década de 1990 passou a ser prioridade do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)” (ANDRADE, 2006, p. 81).

Vídeo Integração de mercados - . 6’59

O Consenso de Washington

Reunião (1989) que discutiu as reformas “[ Reunião (1989) que discutiu as reformas “[...] necessárias para que a América Latina saísse da década [...] perdida, de estagnação, da inflação, da recessão, da dívida externa [...]” (FIORI, 1996, p. 2).

A reforma estatal foi “[ A reforma estatal foi “[...] orientada nos postulados do Consenso de Washington” (MONTAÑO, 2003, p. 222).

Para Iamamoto (2007, p. 1118), o FMI e o BIRD impõem aos países devedores “programas de ajustamento estrutural” que orientam a aplicação dos recursos do fundo público no mercado financeiro e não em programas sociais.

“programas de ajustamento estrutural” “[...] a redução da massa salarial pública e da despesa pública, afetando os programas sociais, a eliminação de empresas públicas não rentáveis, exacerbando as desigualdades de rendimentos e o aumento da pobreza(Husson: 1999)” (IAMAMOTO, 2007, p. 118).

Terceiro setor . 1 setor – órgãos públicos . 2 setor – mercado . 3 setor - a sociedade civil

Carlos Montaño (2003, p. 53) questiona a divisão em setores da sociedade. Carlos Montaño (2003, p. 53): o termo terceiro setor “é construído a partir de um recorte do social em esferas”.